Morre a escritora Lya Luft, autora de 'O Quarto Fechado' e 'Perdas & Ganhos'

Após meses de luta contra um melanoma, autora faleceu em casa, aos 83 anos, segundo informação da família

O Liberal
fonte

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 30, a escritora Lya Luft, em Porto Alegre. A iformação foi divulgada pela filha, Suzana Luft, reportada pelo G1. Lya faleceu aos 83 anos, em sua casa.

De acordo com a filha, Lya lutava contra um melanoma, câncer descoberto já em fase de metástase. A luta contra a doença já levava seis meses, e a escritora ficou internada, mas pediu para ir para casa no Natal. Ainda segundo informação da filha, a escritora faleceu enquanto dormia.

Em nota de pesar, a Academia Riograndense de Letras se manifestou a morte de Lya: "Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias", escreveu Rafael Bán Jacobsen, presidente da entidade.

Natural de Santa Cruz do Sul, Lya era filha de imigrantes alemães. Desenvolveu o hábito da leitura desde a infância até se tornar uma das mais renomadas escritoras e tradutoras brasileiras. Mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora universitária e colunista de diferentes veículos de imprensa. Lya também era patrona da Feira do Livro de Porto Alegre.

Entre seus grandes sucessos publicados estão títulos como "O Quarto Fechado", "Perdas & Ganhos", "Pensar é Transgredir" e "As Parceiras". O livro mais recente de Lya foi "As Coisas Humanas", de 2020.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA