Jef Cecim e Dudu Lobato juntos em performance inspirada em obra de dramaturgo russo
'Boulevard & Gardênias' ironiza o comportamento humano e o fim do mundo
O teatro de animação de bonecos "Boulevard & Gardênias" apresenta uma performance cheia de ironias baseada na peça "Paparazzi" do dramaturgo Matéi Visniec. O público vai poder conferir o trabalho a partir de hoje, 2, às 20h, no estúdio Reator, na Travessa 14 de abril, 1053. A primeira etapa de apresentações vai de 2 a 4 de maio. E a segunda de 9 a 11 de maio. O ingresso custa R$ 20,00 e meia para estudantes.
A performance é realizada pelos atores e manipuladores de bonecos Jef Cecim e Dudu Lobato e a direção é de Nando Lima. A performance se passa em um ambiente de cabaré bizarro, onde os dois atores se revezam entre 10 personagens, os quais envolvem homens, mulheres, velhos e animais e realizam um trabalho que passa pelo lúdico, o audiovisual e entre outros recursos.
"A dramaturgia pega alguns trechos que fala que o sol não vai mais se pôr. E o ambiente se passa em uma noite dentro de um cabaré, onde o público faz parte dessa composição, mas sem ser agredido ou convocado a interagir", explica Jef Cecim.
Os atores dividem o corpo com os bonecos e próteses para os performers, que colocam as intenções em movimento. A reunião desses artistas começou há quatro meses no Estúdio Reator. A cenografia da peça inclui imagens de vídeos com texturas sobre placas de poliestireno, situando ou insinuando essa realidade polidimensional, criando um ambiente, um "plano geral" construído durante a atuação pelos performers, que algumas vezes aparecem com máscaras de animais, pontuando quase uma fábula.
O cenário é uma peça fundamental no trabalho, pois há uma conversa entre o audiovisual com objetos. "Tem momentos que o ambiente retrata caos urbano, por meio dos vídeos e tem momentos que nós mesmos construímos o cenário com placas de isopor e assim o cenário vai se transformando", completa Jef Cecim.
O enredo da peça escrita por Matéi Visniec, retrata reações de personagens - mendigo, cega, funcionário público, celebridade, paparazzo, músico - durante o fim do mundo. Os personagens vagam num mundo onde o pensamento não existe mais e são confrontados pelo começo do "fim de cada um". Em ritmo cinematográfico, a peça de Matéi Visniec aborda esse tema de forma envolvente e poética.
Matéi Visniec é romeno naturalizado francês, vive e trabalha na França desde que se refugiou da ditadura de Nicolae Ceausescu. Suas peças têm sido traduzidas e montadas em mais de 20 países.
Agende-se:
Performance Boulervard & Gardênias
Data: de 2 a 4 e de 9 a 11 de maio, às 20h
Local: Estúdio Reator - Travessa 14 de Abril, 1053 (entre Av. Gov. José Malcher e Av. Magalhães Barata)
Ingressos: R$ 20,00 (meia para estudantes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA