Inscrições para julgadores do Carnaval 2023 de Belém encerra nesta sexta-feira, 30

Ao todo serão 40 selecionados, sendo 30 titulares e 10 suplentes, divulga a Prefeitura de Belém

O Liberal
fonte

Encerra nesta sexta-feira, 30, o período de inscrições para a seleção de julgadores dos desfiles das escolas de samba de Belém para o Carnaval de 2023. O edital que regula o processo foi lançado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém, no dia 21 deste mês, e cumpre a função também de credenciar e habilitar os candidatos.

VEJA MAIS

image Circuito do pré-Carnaval da Cidade Velha segue indefinido
Blocos, que possuem festas pelas ruas, ainda não sabem se vão fazer circuito de rua ou apenas shows privados

image Piratas da Batucada é a grande campeã do Carnaval de Belém
Foi divulgado a apuração oficial do desfile das escolas do carnaval 2020

image Prestes a completar 100 anos, idosa celebra Carnaval de Belém lançando bloco
'Eu E Ti - Tu E Eu' é um trocadilho por conta de seu nome: Euety

“Os preparativos para o primeiro carnaval pós-pandemia da capital paraense estão a todo o vapor e a Fumbel dá continuidade a mais uma etapa importante para a realização da festa tão aguardada pela população e fazedores de cultura, com a seleção dos julgadores que avaliarão os desfiles”, afirmou em comunicado público a Prefeitura de Belém no momento da divulgação nas redes sociais, na semana passada.

Ao todo serão 40 selecionados, sendo 30 titulares e 10 suplentes divididos em três por quesito. De acordo com a administração municipal, os candidatos devem ter conhecimento e experiência na área cultural indicada na ficha de inscrição, além de formação acadêmica ou técnica específica nas áreas de atuação referente aos quesitos.

Para ser jurado em uma das mais importantes festas populares do Brasil, em Belém, é necessário conhecimento em artes visuais, audiovisual, carnaval, cultura, dança, design, literatura, moda, música, teatro e arquitetura. A Prefeitura estabelece ainda que os documentos comprobatórios deverão ser enviados no ato da inscrição, seguindo as instruções do edital no site da Fumbel.

Etapas de seleção

O processo de seleção é organizado em três etapas de seleção. Inicialmente, será feita a análise curricular dos candidatos. Em seguida, será feita a habilitação documental, e a terceira consiste em uma prova escrita sobre conhecimentos gerais de cultura e conhecimentos relativos ao quesito escolhido. 

Os candidatos poderão escolher entre os seguintes quesitos: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira, Porta-estandarte e Samba-enredo.

Blocos carnavalescos

Os foliões do carnaval de Belém poderão curtir os blocos carnavalescos da cidade no dia 18 de fevereiro, conforme divulgado pela Prefeitura. Em 2020, os desfiles ocorreram nos bairros, como batalhas de confetes. Já em 2021 e 2022, não houve concurso oficial de carnaval, por causa da pandemia da covid-19.

"Será reestabelecido o concurso dos blocos de carnaval, visto que desde 2019 a categoria espera por esse formato", comenta Luciana Porto, chefe da Divisão de Artes Cênicas da Fumbel. "Regressamos à Aldeia Cabana com o concurso no formato de grupo único, cheios de expectativas e prontos para compartilhar cultura".

Confira a ordem dos desfiles dos blocos:

Sábado - 18/02
1 - Assoc. Carnavalesca Mocidade Unida do Umarizal;
2 - Assoc. Carnavalesca Estação Terceira;
3 - Assoc. Carnavalesca Cheiro Cheiroso;
4 - Assoc. Carnavalesca Estrela Reluzente;
5 - Assoc. Carnavalesca Sapo Muiraquitã;
6 - Assoc. Carnavalesca Mexe-Mexe;
7 - Assoc. Carnavalesca Encanto do Pará;
8 - Assoc. Carnavalesca Unidos da Pedreira;
9 - Assoc. Carnavalesca Mocidade Alegrense da Pedreira;

10 - Assoc. Carnavalesca Chupicopico; e
11 - Assoc. Carnavalesca Mocidade Independente do Samba.

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA