CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Folia ganha mais força neste final de semana com várias atrações

Tem diversas opções, desde blocos de marchinhas até diversão para a criançada

Bruna Lima
fonte

O final de semana tem folia para todos os gostos e o agito começa neste sábado, 16, com o Bloco Auroras, que voltas às ruas do Umarizal cercado de atrações. A partir das 14h começa a concentração em frente a Escola de Samba Quem São Eles, onde terá um esquenta com o DJ Aly Muniz. Na sequência sobe ao palco do Quem São Eles Jeff Moraes e Keila Gentil.

A partir das 17h30, os brincantes fazem um cortejo pelo Umarizal e retornam para a quadra do Quem São Eles. A festa encerra com a banda Big Band DBL e DJ Aly Muniz. 

Para quem quer curtir uma folia em clima de baile com as tradicionais marchinhas a opção é o Bloco da Canalha, no Espaço Cultural Apoena. Há 10 anos a equipe organizadora do evento vem fazendo a festa. Vai ter o tradicional Concurso de Marchinha e o ingresso custa R$15,00. A festa começa a partir das 21h deste sábado.

No domingo, carnaval com humor e solidariedade é a combinação certa para a diversão com o Bloco do Epaminondas Gustavo "Atrás dos Sem Aquele", que vai transitar pelas ruas de Belém com o objetivo de arrecadar dinheiro para custear a despesa do bloco e direcionar o restante a casas de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. A concentração está marcada para às 15 horas, saindo do Restaurante Parentela em direção à Praça Batista Campos, em seguida volta para o restaurante, onde haverá um baile.

O tema de 2019 é "Não Bato nem com Fró", de combate à violência doméstica. E quem vai puxar o bloco é a Orquestra de Fanfarra Pipirinhas, do Boi de Máscara Vaca Velha de São Caetano de Odivelas. A expressão "sem aquele" é usada pela população de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense, para fazer referência a algum objeto, pessoa ou lugar cujo interlocutor esqueceu a palavra.

O abadá está à venda pelo telefone (91) 98863-4088 a R$ 25. O Bloco do Epaminondas começou a ir para a rua de Belém em 2014, mas ficou dois anos sem ir às ruas e voltou à ativa em 2017. No ano de estreia foram arrecadados produtos materno-infantis para o presídio feminino. Em 2017, saiu da Casa de Fauno com o tema Combate ao Trabalho Infantil. Em 2018, começou a sair do Restaurante Parentela (atrás do São José Liberto) com o tema do Aleitamento Materno, quando foram arrecadados potes de vidros para a Santa Casa (os vidros são usados para receber doações de leite).

image O Bloco Fuxico é uma das atrações da folia neste domingo de pré-carnaval (Divulgação)

Outra pedida para o domingo é o Bloco Fuxico que completa nove anos e traz atrações nacionais para compor a festa. Além de Aretuza Lovi e Lia Clark mais uma atração nacional é confirmada para para puxar o bloco: Renatinho da Bahia, ex-É o Tchan, volta a Belém em grande estilo, no Insano Marina Club. A concentração começa às 14h.

O bloco põe em pauta na folia temas que abordam a pluralidade de gêneros e respeito a diversidade. É um bloco de rua que agrega foliões de diferentes classes sociais e em grande maioria formado pelo público já apaixonado pela tradicional casa de show Espaço Fuxico.

Após o sucesso do Psica Festival, em dezembro, a produtora retorna com a versão de carnaval que mistura públicos e sonoridades. O evento reúne Sarará Elétrico, Félix Robatto, DJs e um coletivo de performers LGBTIQ. O evento acontece a partir de 19h na Kasa Koentro (Angustura, 2579), com a concentração iniciando às 16h em frente ao local.

E tem opção para a criançada também, como o "Mangueirosinha", que estará no Núcleo de Conexões Ná Figueredo. Das 9h às 13h.  O evento pretende abranger a família inteira, mas a programação especial fica por conta da criançada, que terá muitas atividades nesta manhã de domingo.

A Discotecagem Mastodôntica, o DJ Mau Vianna e o Tio Zek serão os responsáveis por montar um set de músicas infantis especialmente para a molecada se jogar na pista e se divertir. Além disso, serão realizadas brincadeiras, oficinas de instrumentos feitos com materiais reciclados, pinturas de corpo, desenho e muito mais. Não pode faltar a caracterização pra viver uma programação diferenciada em um espaço seguro e confortável para a família inteira passar o domingo em clima de carnaval.

Tem a Roda de Pandeiro Livre de Carnaval, que faz homenagem ao sambista Bezerra da Silva. Mais de 10 pandeiros acompanhados de uma banda base vão fazer a festa no Boteco do Carmo, de 12h às 15h. A festa vai receber o Mestre Cavalo; Larissa Medeiros e Bruna Cruz do Bando Mastodontes; Lorena Bianco e Edson Katendê.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA