CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Filho de Giovanna Ewbank é diagnosticado com Transtorno de Processamento Sensorial; saiba o que é

Inicialmente, a atriz acreditava que as atitudes do filho eram "frescura"

Painah Silva
fonte

Nesta semana, Giovanna Ewbank revelou que o filho Bless, de 8 anos, foi diagnosticado com Transtorno de Processamento Sensorial (TPS). Durante o podcast "Quem Pode, Pod", a atriz contou que em meio à pandemia, ela percebeu o comportamento incomum do filho e isso a fez procurar ajuda médica

VEJA MAIS

image Giovanna Ewbank chora em contar sobre síndrome do filho durante entrevista
A atriz abriu o coração na nova edição do vídeocast ‘Quem Pode, Pod’, que apresenta com Fernanda Paes Leme

image Giovanna Ewbank mostra filha com cabelo natural: 'Eu a apoio em tudo o que ela decidir'
Segundo a apresentadora, foi ideia de Titi retirar as tranças do cabelo

image Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso acompanham o desfile de Bless no SPFW; confira
Gio compartilhou em seu Instagram, no final da noite deste domingo, 20, Dia da Consciência Negra, um vídeo do seu filho mais velho, Bless, desfilando no São Paulo Fashion Week

"Durante a pandemia, o Bless começou a ficar muito aéreo, [fazendo] algumas coisas que eu achava um pouco estranhas", afirmou ela. 

"Diversas vezes ele passava, por exemplo, pela cozinha, e falava: 'ai, que cheiro forte!'. E eu falava: 'Bless, para com isso. É frescura, filho! É o cheiro da cebola'. Quando ele pisava na grama e falava: 'me tira daqui!'. E eu falava: 'filho, para de frescura, é só grama'. Queria muito colo, não gostava de ir para o meio do mato - onde a gente vai muito - porque o barulho das moscas incomodava ele", contou a atriz. 

O que é TPS

Segundo o psicólogo Alexander Bez, em entrevista ao IstoÉ, o Transtorno de Processamento Sensorial é a dificuldade do cérebro em processar estímulos externos e ambientais. Pode ter alguma associação com o autismo. Tem a origem neurológica, mas também abrange a esfera neuropsicológica.

Os principais sintomas são a hipersensibilidade e a hiposensibilidade ao ambiente. A segunda pode ser confundida com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), devido às inquietações. A criança com TPS faz bastante esforço para reconhecer os estímulos e pode se agitar bastante por frio, calor, luzes, cores, entre outros. 

Enquanto com a hipersensibilidade, a criança possui um extremo desconforto na tentativa de processar os estímulos sensoriais. Tudo chega até ela de forma "ampliada" e mais intensa

É de origem genética, não há cura, mas, tem a possibilidade de tratamento que ajudará a criança a ter uma melhor qualidade de vida.  

(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA