Festival sertanejo e live de Fafá de Belém agitam sábado; confira a agenda virtual

Programação traz ainda programações de cinema, espetáculos, atrações infantis e muito mais

Redação Integrada

Lives

- A programação do 13º Festival #ZiriguidumEmCasa segue hoje, 1º, e domingo, 2, a partir das 17h. A transmissão ocorre por meio do perfil de cada atração. Desta vez, participam da programação artistas como Tuca Mei, Lienne e o paraense Arthur Espíndola. Para esta edição, as colaborações são feitas pelo pag.ae/7WesSAjsR. Mais informações em ziriguidum.com.

- A série Música #EmCasaComSesc continua com as apresentações virtuais, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. O final de semana tem apresentações de Erasmo Carlos no sábado, 1º e Larissa Luz, no domingo, 2.

- Margareth Menezes vai relembrar o show e DVD Para Gil e Caetano, de 2015, em sua segunda live, neste sábado, 1º, às 20h, com transmissão pelo YouTube. A cantora apresentará uma versão atualizada do projeto, que reúne apenas canções de Caetano Veloso e Gilberto Gil, sob direção do ator e diretor Jackson Costa. Na live, a artista arrecadará doações para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

- A banda Skank se prepara para a “Live 30 anos”, com repertório que estava programado para a turnê de aniversário da banda. A transmissão será hoje, dia 1º de agosto, às 20h, pelo canal da banda no YouTube.

Fafá de Belém durante bate-papo com o Grupo Liberal (Reprodução/Instagram)

- A cantora Fafá de Belém faz live hoje, 1º, a partir das 20h, no canal youtube/bluenoterio. A artista também prepara uma live especial para o dia 9 de agosto, que será transmitida diretamente de Portugal, no Auditório do Centro de Estudos de Fátima. Esta é primeira apresentação de uma artista brasileira pela plataforma “Cliveon – Culture Live Online”, uma sala virtual de espetáculos digitais. A artista será acompanhada pelo maestro Luiz Karam e um guitarrista de fado português. Os ingressos podem ser adquiridos aqui. A apresentação está marcada para 17h30, horário do Brasil, e 21h30, horário de Portugal.

- O festival Villa Mix Em Casa Modão tem a segunda edição hoje, 1º, a partir das 16h. O show virtual faz parte do projeto de transmissões do festival e relembrará o sertanejo raiz cultivado por grandes nomes da música brasileira. O público poderá, ainda, realizar doações para instituições filantrópicas de todo país. Participam nomes como Leonardo, César Menotti e Fabiano, Rick e Renner, Giane Giovani, Teodoro e Sampaio, Fabiano e os Parazim. A transmissão ocorre por meio do Youtube do Festival.

- Léo Santana faz live show domingo, 2 de agosto, a partir das 13h. Conduzida por Lore Improta, a transmissão tem ainda as participações de Dilsinho e Ferrugem. A programação virtual será transmitida por meio do canal do baiano no Youtube.

- Gusttavo Lima convocou um time de peso da música sertaneja e do forró para a sua quinta live no YouTube, que será realizada neste domingo, 2, a partir das 14h. Além dos sucessos do Embaixador, o público irá curtir as apresentações de Matheus & Kauan, Raí Saia Rodada e Wallas Arrais.

- No domingo, 2, vários músicos se unem para realizar uma live solidária gravada diretamente do Parque dos Igarapés, a partir das 16h. A programação busca apoiar Lucenita Martins, que luta contra um câncer de mama. Participam da programação as bandas Geo Rocks, Roquerage, Tio Chico, além dos músicos Caio de Toledo, Priscila Morenno, Caroline Sozinho, Rodrigo Melo, Marcos Play, Tom Weiss e Junior Almeida. Info: (91) 98471-2738/99376-7005. A transmissão ocorre pelo Instagram e Facebook do Parque os Igarapés.

- Pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19, os músicos Moacyr Luz e Samba do Trabalhador realizam uma live inédita juntos, transmitida do Renascença Clube, no Rio de Janeiro. O grupo apresentará a clássica roda de samba na segunda-feira, dia 3 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Youtube de Moacyr Luz. O evento virtual arrecadará fundos para profissionais impossibilitados de trabalhar em meio à pandemia.

- Toda quinta-feira do mês de agosto, o Festival Pará Live promoverá um ambiente de show virtual para artistas paraenses. As lives ocorrem nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto, sempre de 19h30 às 22h, nos canais do Youtube e Facebook da Equatorial Energia Pará, patrocinadora do evento. A primeira semana será com Pedrinho Cavallero e Maria Lídia, representando a Música Popular Paraense.

- A casa de espetáculos Vivo Rio, inicia o projeto “Vivo Rio em Casa”. No dia 15 de agosto, às 18h, a cantora Alcione faz o show on-line de sua turnê “Tijolo por Tijolo”, transmitido direto do local. A apresentação será transmitida pelo Onstage, plataforma criada em parceria com a Eventim Brasil. Os ingressos para assistir a transmissão custam R$ 10, e a venda é feita pelo site.

Músicos do Sepultura fazem transmissão online todas as quarta-feiras (Reprodução/Instagram)

- Toda quarta-feira, o Sepultura promove transmissões online das 16h às 18h, no site. No projeto SepulQuarta, cada integrante apresenta de sua casa uma música do novo disco "Quadra" ou ainda um dos clássicos da banda de heavy metal.

Infantil

- A partir de hoje, 1º de agosto o Itaú Cultural passa a oferecer, sempre aos sábados, dentro da programação IC para Crianças, aulas online de teatro, com a professora Thaís Póvoa. A iniciativa se junta as aulas de dança, às quartas-feiras e domingos, ilustração, ás terças-feiras e quintas-feiras. Todos os vídeos são postados sempre às 11h nos dias estipulados para cada atividade no site e no YouTube.

- O programa Blim-Blem-Blom, atração de música clássica para crianças da Rádio MEC FM, estreia o projeto Sala Digital neste sábado, 1º, ao meio-dia. Gravada direto da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, a transmissão ao vivo ocorre pelo Facebook da Rádio MEC e YouTube da Sala Cecília Meireles.

- Nos próximos domingos do mês de agosto (2, 9, 16, 23 e 30), a Viva e Deixe Viver promove Domingueiras de Histórias online especiais. A exibição será feita ao vivo, no canal do YouTube da entidade. A ação contará com a participação dos voluntários Contadores de Histórias que atuam nas regiões de Brasília, Recife, São Paulo, Salvador e Marília.

- A plataforma online Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas gratuitas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

- O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

Cinema, TV e Espetáculos

- Concebido e dirigido por Pedro Granato, o musical Caso Cabaré Privê estreia hoje, dia 1º, às 21 horas, na plataforma digital da Sympla. O espetáculo musical é feito por jovens atores do Núcleo Pequeno Ato, em resposta direta às questões que os afligem no Brasil de 2020. Venda ingressos e acesso à transmissão em sympla.com.br/pequenoato.

- A série Teatro #EmCasaComSesc continua nesta semana. Amanhã, 2 de agosto, a atriz Soraya Ravenle apresenta Instabilidade Perpétua, seu primeiro solo teatral, baseado no livro homônimo do filósofo e poeta paulistano Juliano Garcia Pessanha. A programação ocorre sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30, por meio do Youtube e Instagram do Sesc São Paulo.

- A Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade mantêm a programação de cursos e palestras online gratuitas em agosto. André Graciotti, Alexandre Matias, Donny Correia e Lufe Steffen são os especialistas à frente da coordenação das atividades voltadas ao cinema, como os cursos O fim do futuro e Kleber Mendonça em foco; e a palestra Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada. Mais informações aqui.

- Durante o mês de agosto ocorre o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. A mostra competitiva, promovida pela Cia Banquete Cultural, conta com 10 apresentações de teatro online em tempo real. Entre os dias 1º e 15 de agosto, sempre aos sábado e domingos, serão apresentados ao vivo pela plataforma Zoom, os trabalhos dos artistas e coletivos teatrais selecionados. A participação é gratuita e os interessados em assistir ao vivo, devem enviar um e-mail para banqueteculturalproducoes@gmail.com. Já na segunda quinzena de agosto, de 16 a 30, os vídeos gravados das apresentações feitas em tempo real pelo Zoom serão exibidos pelo YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural.

- A partir do dia 3 de agosto, o Itaú Cultural apresenta em seu site uma programação cinematográfica que retrata desafios provocado pela velhice na vida das pessoas. Inspirada em personagens que sentem na própria pele as adversidades do processo de envelhecimento, como a perda de entes queridos, abandono por parte da família e as barreiras enfrentadas no mercado de trabalho, a mostra Poética da Velhice exibe cinco filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens.  As produções A Volta para minha casa, Acúmulo, Submarino, Pela Janela e Girimunho ficam disponíveis até o dia 17 de agosto no site www.itaucultural.org.br.

- O Cine CPFL retoma com a mostra Cinema e Reflexão, a partir de agosto, em versão digital. A programação, disponível entre os dias 4 e 31 de agosto, reúne filmes aclamados pela crítica, além de dois debates com cineastas de longas apresentados na mostra. Os filmes ficarão hospedados na Looke, serviço de streaming brasileiro.

- O Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas entra em sua segunda semana, com programações que seguem até 5 de agosto, expandindo os espaços de exibição do primeiro recorte de contemplados na série de chamamentos realizados pelo Itaú Cultural, desde março. Neste novo período da programação, 16 obras gravadas antes ou durante o isolamento social, são exibidas no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), onde podem ser assistidas por 24h, cada uma; enquanto outras 17 contempladas, por sua natureza efêmera ou etária – como previsto no edital –, seguem nos canais e redes oficiais dos artistas.

- De 5 a 16 de agosto, a exposição Design na Quarentena, de Selma Montenegro, pode ser visitada no salão de exposições do Espaço São José Liberto. O local está aberta de terça a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca. A realização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Mineração e Energia (SEDEME)  e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA).

- Estreou nas plataformas de streaming o longa “Não Toque em Meu Companheiro”, de Maria Augusta Ramos (“O Processo”). O documentário reconstrói a luta histórica dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal que se mobilizaram pela reintegração de 110 colegas demitidos injustamente após uma greve da categoria.

- Até o dia 23 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, com filmes inéditos, palestra, debate e workshop on line e gratuitos pelo link. Entre os destaques da mostra estão: o longa de terror “O elefante azul 2” (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria do cinema egípcio; os documentários “Joana d'Arc Egípcia” (2016), de Iman Kamel, e “Eu Tenho uma Foto”, de Mohamed Zedan; e a comédia “Como um palito de fósforo” (2014), de Hussein Al Imam.

- A programação de cinema do #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente cinco novos filmes em seu catálogo. O Sesc Digital disponibiliza a ficção Kapò – Uma História do Holocausto, do diretor italiano Gillo Pontecorvo; além do longa E Então Nós Dançamos, do sueco Levan Akin; a ficção Quase Samba, de Ricardo Targino  e a animação nacional infantil Peixonauta - Agende Secreto da O.S.T.R.A, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.

- O espetáculo O Príncipe, montagem da Indelicada Cia. Teatral, de Goiânia, estreia nas plataformas digitais durante uma temporada virtual de 20 a 30 de agosto. Na peça, dois palhaços contam a trágica história de Hamlet, de William Shakespeare, com elementos cômicos e melodramáticos. Os palhaços Vânio e Kadu tornam a história ainda mais irreverente ao se utilizarem de uma linguagem politicamente incorreta, regada a memes e analogias com os tempos atuais. A peça estará disponível pelos canais do grupo no Youtube, Facebook e Instagram.

- O Oi Futuro lançou o Acervo Online MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. O museu pode ser acessado em oifuturo.org.br. Além disso, o OI FUTURO está exibindo online e gratuitamente quatro novos espetáculos teatrais até o dia 31 de agosto: "2500 por hora"; "A Paz Perpétua"; "SIRI" e "KRUM". As peças estiveram em cartaz no Centro Cultural Oi Futuro, com sucesso de público.

- Distribuidores e exibidores de cinema se unem para disponibilizar filmes inéditos toda quinta-feira, por meio da plataforma cinemavirtual.com.br. Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O objetivo é manter 10 filmes disponíveis.

Cena de Asterix e o segredo da poção mágica (Divulgação)

- O Festival Varilux Em Casa disponibiliza gratuitamente uma seleção de 50 filmes, de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês. Com diversidade de títulos e gêneros, o festival vai até o dia 27 de agosto. Há comédias (Amor à Segunda Vista), dramas (A Viagem de Fanny), filmes históricos (A Revolução em Paris; Cyrano mon Amour) e thrillers (Carnívoras). E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris.

Literatura

- A Fan The Flame Concepts LLC lança sua quarta série de quadrinhos do título Neymar Jr. Comics. Intitulada de “Inked: A Steady Hand” (Uma Mão Firme, em português), a série está disponível gratuitamente para os mais de 3,1 milhões de seguidores da Neymar Jr. Comics pelo mundo. Para ler, basta acessar o site ou baixar o app oficial que está disponível tanto na Apple Store, para sistema iOs, e na Google Play, para sistema Android.

- A Editora Mundo Cristão disponibiliza 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

- Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva.

Arte e Cultura

- Encerra hoje, dia 1º, a série Ideias promovida pelo Sesc São Paulo. A programação traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências ocorrem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

- A Sala Cecília Meireles, espaço da FUNARJ, sob o patrocínio da Petrobras, retoma suas atividades a partir de agosto, ainda sem público. A série Sala Digital apresentará concertos semanais transmitidos ao vivo em streaming, direto do palco da Sala, através dos canais do YouTube da Sala e da FUNARJ. A programação começa com “Blim, Blem, Blom” hoje, 1º de agosto, às 12h. Nos sábados seguintes, 8 e 15, às 19h, a sala apresenta conjuntos de câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica; no dia 22, o Trio Aquarius se apresenta às 19h.

-  No sábado, 1º, às 14h, o Itaú Cultural dá início à quarta e última temporada da versão online da série Camarim em Cena, colocando no ar em seu site o encontro com a atriz Laura Cardoso. Esta temporada final do programa – que reúne conversas realizadas com personalidades das artes sobre sua preparação antes de entrar em cena – contará, ao longo do mês de agosto, com os encontros com o ator Fernando Sampaio, a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô, o diretor José Celso Martinez Corrêa e a atriz Andrea Beltrão, que encerra a série.

- Semanalmente, Zeca Baleiro tem conversado em sua página do Instagram com os fãs e alguns dos artistas portugueses homenageados em “Canções d’Além Mar”, seu novo álbum. Depois de Pedro Abrunhosa, João Gil e Sérgio Godinho, na próxima segunda-feira, 3, o papo musical será com Rui Veloso, às 17h (hora do Brasil) e 21h (em Portugal).

- De olho no futuro e na diversidade do público presente na rede social TikTok, principal destino para vídeos de formato curto no Brasil e no mundo, 12 instituições brasileiras participam de uma semana inteira dedicada a lives de museus na plataforma. Já realizada em países da Ásia e da Europa, no Brasil a campanha #MuseuSemFronteiras ocorre até o dia 2 de agosto, a partir de uma parceria inédita com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

- Nos próximos dias 14,15 e 16 de agosto, será realizado o evento Geek Nation Livestream. Na programação, os amantes de filmes e séries, jogos e cultura oriental poderão curtir diversas atrações do segmento, de forma gratuita e virtual. A transmissão ocorre nos canais da Geek Nation (Youtube, Twitter, Instagram, Tik Tok).

- A EM&T - Escola de Música e Tecnologia disponibiliza aulas e materiais gratuitos para quem quiser aprender técnicas de vários instrumentos como Guitarra, Baixo, Violão, Bateria, Teclado, Canto, Produção Musical entre outros. Apesar de conter planos pagos, a escola separou grande parte do material totalmente gratuito. Até o momento, mais de 40 mil pessoas por todo o Brasil já se inscreveram no projeto. As aulas estão disponíveis em emt.com.br/online

- A plataforma Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades iniciam neste mês de julho, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil.

- O FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo , promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores: Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

- A Japan House São Paulo segue trazendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com programação repleta de conteúdo e atividades que tem como objetivo trazer informações sobre o Japão contemporâneo. Na terceira edição do Conversas JHSP, o centro cultural realiza um bate-papo no dia 6 de agosto, às 19h, entre Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e o jornalista Zeca Camargo, que conta sobre as suas experiências em viagens pelo Japão.

- No dia 9 de agosto, a partir das 20h, ocorre a segunda edição do Cook & Jazz, evento online produzido pela plataforma Jazz Mansion, que cria uma experiência imersiva na gastronomia juntamente com artistas musicais via Zoom, onde o público aprende em tempo real receitas de pratos com nomes importantes da gastronomia. Os ingressos estão disponíveis no site.

Editais e Concursos

- O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, “Curta Cinema”, está com inscrições abertas até 7 de agosto, para a 30ª edição, que ocorre em novembro, com transmissão on-line e exclusiva pela plataforma Festhome TV. Voltado para a exibição e promoção de curta metragens, o evento recebe inscrições de vídeos de até 30 minutos, produzidos em 2019 e 2020, pelos links www.festhome.com ou www.shortfilmdepot.com. A edição especial de 2020 terá mostras e competições nacional e internacional. Mais informações no site.

- Estão abertas as inscrições ao 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorre de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis – a previsão é que seja presencial. Podem concorrer longas e curtas metragens de todo Brasil, além das categorias Curta Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso, Filme Publicitário (este apenas para a Paraíba) e Videoclipe. Inscrições até 11 de agosto pelo site festaruanda.com.br.

- Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

- O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA