CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival ‘Na Rua’ leva grafite, hip hop e shows gratuitos a Canaã dos Carajás e Parauapebas

Outro destaque é a criação do Museu Na Rua, com totens grafitados que ficarão como legado artístico e cultural

Laura Serejo
fonte

A cultura urbana vai tomar conta das ruas de Canaã dos Carajás e Parauapebas com o Festival ‘Na Rua', que acontece nos dias 27 de setembro e 3 de outubro, respectivamente. Com entrada gratuita, o evento será realizado sempre das 17h à meia-noite e reúne grafite, hip hop, cinema e shows musicais, além de marcar a inauguração do Museu Na Rua de Artes Visuais.

Entre as atrações estão batalhas de rima, apresentações de breakdance com o grupo Zordsclan, Game of BMX/Skate com premiação para os três primeiros colocados, CineNaRua, mural fotográfico, feira criativa e gastronômica, além de pinturas ao vivo com artistas convidados.

Em Canaã dos Carajás, a Banda Xeiro Verde encerra a programação, que também contará com apresentações da Orquestra Aerofônica, Mc Super Shock, Bruna BG e Moraes MV. Já em Parauapebas, a principal atração será a Aparelhagem Príncipe Negro, acompanhada de shows de Thaís Badu, Matemba, Nega Isa & MC Íra.

Outro destaque é a criação do Museu Na Rua, com totens grafitados que ficarão como legado artístico e cultural. Para a artista visual Vanessa Soares, selecionada pelo edital, participar do projeto é uma experiência única: “Crescer artisticamente na Amazônia é estar em constante diálogo com a natureza, com os saberes ancestrais e com as potências culturais daqui. O grafite democratiza o acesso à arte, transforma a paisagem local e fortalece a identidade de cada comunidade. Espero que minha participação inspire outros jovens a acreditarem em seu potencial criativo”, afirmou.

Sustentabilidade e valorização cultural

Mais do que entretenimento, o festival busca valorizar artistas e atletas urbanos, colocando o grafite, o hip hop e outras expressões culturais no mesmo nível de legitimidade que outras artes e esportes. Outra característica marcante é o compromisso com a sustentabilidade: o Festival Na Rua será o primeiro Lixo Zero do sul e sudeste do Pará, adotando práticas que reduzem impactos ambientais e promovem a consciência ecológica.

“A importância de levar cultura gratuita e experiências de cidadania cultural para o interior é enorme, especialmente em uma região que historicamente recebe pouco incentivo. O Festival Na Rua trabalha a sustentabilidade em quatro eixos: social, ao oferecer programação gratuita; econômica, ao movimentar a economia criativa; cultural, ao dar visibilidade a artistas locais e regionais; e ambiental, já que será um evento Lixo Zero”, explica Mariana Farnesi, da organização do evento.

O Festival Na Rua é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio institucional do Sebrae. A realização é da Sapo de Vidro Produções, Casa Viva Amazônia, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço – Festival 'Na Rua'

27 de setembro – Canaã dos Carajás (PA)

  • Local: Praça da Bíblia (Av. Rio Branco, Bairro Novo Horizonte)
  • Horário: das 17h à meia-noite
  • Entrada: gratuita

03 de outubro – Parauapebas (PA)

  • Local: Praça dos Esportes Radicais (R. Treze, 56, Bairro Cidade Nova)
  • Horário: das 17h à meia-noite
  • Entrada: gratuita
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA