Fernando e Sorocaba animam domingo com show virtual; confira a agenda completa

Programação traz ainda mais live shows, festival de cinema, espetáculos e até atrações para os pequenos

Ana Carolina Matos

Lives

- A série Música #EmCasaComSesc prossegue com novas apresentações, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. Hoje, 23, a dupla Prettos, formada pelos irmãos Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira, do Quinteto em Branco e Preto, apresenta o show de samba "Novo Viver".

- Hoje, dia 23, ocorre a primeira edição do festival online beneficente Os.Pifest, a partir das 15h. A programação tem como objetivo arrecadar fundos para a APAE de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais. A transmissão ocorre pelo YouTube, Facebook e Twitch, no canal dos Os Pitais. Entre as atrações, estão Anna Goes, Kassin e Samuel Rosa.

Dupla Fernando e Sorocaba fazem live neste domingo (Reprodução/Instagram)

- Fernando e Sorocaba farão uma nova live neste domingo, 23, a partir das 16h30. Intitulada Onde o Sol se Esconde, a programção será exibida no canal dos sertanejos no YouTube, diretamente da Cidade das Flores, em Holambra, no interior de São Paulo. A ideia é trazer um repertório com as principais canções da carreira da dupla.

- Na 6ª edição, a Mostra Jazz Campinas promove cinco dias de programação diversa até amanhã, 24 de agosto. Serão 20 shows ao vivo, dez lives com DJs, cinco workshops, duas mesas de discussão, uma mostra de vídeos, uma aula-show e uma apresentação gravada especialmente para a programação. A mostra é um evento independente, com produção da Zumbido Cultural e Raabe Andrade. A transmissão ocorre por meio do Facebook e Youtube da mostra.

- Salomão Habib faz um show virtual na próxima quarta-feira, 26, a partir das 19h30. Com 40 anos de carreira, a apresentação do musicista reunirá composições inéditas e obras de artistas já consagrados como Torroba e Villa Lobos, além de obras renascentistas tocadas pelo músico em instrumentos como vihuela, alaúde e viola caipira A transmissão ocorre por meio do perfil do artista no Instagram.

- Segue até o dia 29 de agosto, o festival digital “Sdss de um Festival” que reúne 23 artistas da música independente do estado. O evento on-line criado pelo jornalista e produtor cultural Gustavo Aguiar vai celebrar a saudade de um show ao vivo. A cada dia, serão postadas na conta do Instagram do jornalista, sessions inéditas enviadas pelos artistas. Todo dia, um vídeo diferente apresentando atrações que são novidade na música de Belém. No line-up estão nomes como Anna Suav, Aeroplano, Liège, Marisa Brito, Blocked Bones, Tangerina, Toussaint e mais.

- O Festival Sarará terá uma versão virtual no dia 29 de agosto, a partir das 16h. Quem topar participar terá acesso à transmissão de shows e performances, festa de música eletrônica, diversos ambientes para interações e algumas surpresas, como encontros online com os artistas. O site que será a base de tudo isso já está no ar e pode ser acessado em festivalsarara.com.br. A programação é gratuita.

- O Festival Pará Live tem promovido, às quintas-feiras, um ambiente de show virtual para artistas paraenses. As lives ocorrem sempre de 19h30 às 22h, nos canais do Youtube e Facebook da Equatorial Energia Pará, patrocinadora do evento. Dia 27 o projeto encerra com shows de Lia Sophia e Felipe Cordeiro.

- O festival itinerante de música negra IMuNe, o único no Brasil com essas características, chega com um novo formato em 2020: um híbrido de virtual e físico. Com programação de debates, campanha solidária e shows, o evento é realizado entre os meses de agosto e setembro. Até 12 de setembro, artistas escolhidos se apresentarão no Rolezinho Imune; e no dia 26 de setembro, ocorre um grande show, com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat. MC Dellacroix e Favelinha Dance. O evento é totalmente gratuito e tem transmissão pelo perfil @coletivoimune no Instagram, e canal do evento no YouTube.

- A sétima edição do Coala terá formato online este ano. No dia 12 de setembro, o evento promove um encontro inédito entre Gilberto Gil e Gilsons, entre outras atrações. A programação será transmitida por meio do Youtube do festival e também no canal fechado TNT, a partir das 14h.

Adriana Calcanhotto apresenta show de "Só" (Leo Aversa/Divulgação)

- No dia 5 de setembro, a partir das 21h, Adriana Calcanhotto apresenta o inédito show do álbum "Só”. A programação é parte do projeto Teatro Riachuelo De Palco Aberto com venda de ingressos, que podem ser adquiridos através do site Sympla.

Infantil

- Hoje, 23, e no próximo domingo de agosto, dia 30, a Viva e Deixe Viver promove Domingueiras de Histórias online especiais. A exibição será feita ao vivo, no canal do YouTube da entidade. A ação contará com a participação dos voluntários Contadores de Histórias que atuam nas regiões de Brasília, Recife, São Paulo, Salvador e Marília.

- As lives do Sesc no Pará continuam no sábado, 29, às 16h. O espetáculo ao vivo será voltado para as crianças com a apresentação do show “De Bubuia por Aí”, dos palhaços da Trupe de Bubuia. A programação será transmitida pelo Youtube do Sesc no Pará.

- O Itaú Cultural passou a oferecer, sempre aos sábados, dentro da programação IC para Crianças, aulas online de teatro, com a professora Thaís Póvoa. A iniciativa se junta as aulas de dança, às quartas-feiras e domingos, ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras. Todos os vídeos são postados sempre às 11h nos dias estipulados para cada atividade no site e no YouTube da organização.

- O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma.

Cinema, TV e Espetáculos

- Até hoje, 23, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, com filmes inéditos, palestra, debate e workshop on-line e gratuitos pelo site. Entre os destaques da mostra estão: o longa de terror “O elefante azul 2” (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria do cinema egípcio; os documentários “Joana d'Arc Egípcia” (2016), de Iman Kamel, e “Eu Tenho uma Foto”, de Mohamed Zedan; e a comédia “Como um palito de fósforo” (2014), de Hussein Al Imam.

- Entra em cartaz dia 29 de agosto, às 21h, no YouTube, a peça Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia, da Cia Banquete Cultural. Criada especialmente para o formato teatro-web, a programação pode ser conferida no canal da companhia no Youtube. O espetáculo online foi contemplado e realizado através do edital Cultura Presente nas Redes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro/SECEC-RJ. A peça fica em cartaz até o dia 19 de setembro, sempre aos sábados, às 21h.

- A 31ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens – Curta Kinoforum segue até 30 de agosto em edição totalmente virtual e gratuita. Neste ano o evento apresenta um total de 212 filmes de 46 países de 5 continentes, promovendo uma verdadeira "Volta ao Mundo", além de curtas produzidos durante a quarentena. Na programação estão produções selecionadas e premiadas nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, entre outros. Já os títulos nacionais trazem representantes de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os filmes, lives e demais atividades virtuais são acessível através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast).

- A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do projeto de extensão CARGA VIVA divulgou dez trabalhos no site do projeto. A iniciativa é coordenada pela professora-doutora Karine Jansen e são resultado da disciplina "Performance", ofertada no Curso de Licenciatura em Teatro da instituição.

- O Festival Varilux Em Casa disponibiliza gratuitamente uma seleção de 50 filmes, de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês. Com diversidade de títulos e gêneros, o festival vai até o dia 27 de agosto. Há comédias (Amor à Segunda Vista), dramas (A Viagem de Fanny), filmes históricos (A Revolução em Paris; Cyrano mon Amour) e thrillers (Carnívoras). E ainda estão disponíveis seis longas de animação dublados ou legendados para as crianças assistirem sozinhas ou com a família: Abril e o Mundo Extraordinário; A Raposa Má; O Menino da Floresta; Asterix e o Domínio de Deuses; Asterix e a Poção Mágica e Um Gato em Paris.

- Até o dia 28 de agosto, o Itaú Cultural exibe em seu site, um ciclo de filmes da obra do premiado cineasta Eryk Rocha. No total, são cinco produções, incluindo “Transeunte” (2010), “Campo de Jogo” (2015) e “Cinema Novo” (2016). Além delas, também entra em exibição um bate-papo descontraído entre o diretor homenageado e o cineasta Adirley Queirós.

- O espetáculo O Príncipe, montagem da Indelicada Cia. Teatral, de Goiânia, segue em temporada virtual até o dia 30 de agosto. Na peça, dois palhaços contam a trágica história de Hamlet, de William Shakespeare, com elementos cômicos e melodramáticos. Os palhaços Vânio e Kadu tornam a história ainda mais irreverente ao se utilizarem de uma linguagem politicamente incorreta, regada a memes e analogias com os tempos atuais. A peça estará disponível pelos canais do grupo no Youtube, Facebook e Instagram.

- Durante o mês de agosto, ocorre o 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. Até 30 de agosto, os vídeos gravados das apresentações da mostra competitiva, feitas em tempo real pelo Zoom, serão exibidos pelo YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural.

- A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! promete animar o público de casa. De casa, 470 artistas de todas as regiões do país se apresentarão virtualmente numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros. A programação traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. A programação está disponível no site e no Youtube.

- O filme Mãezinha, terceira parte da Trilogia do Afeto, criado pelo cineasta Jean Mendonça como uma forma de reflexão sobre o difícil período de isolamento que a humanidade passa por conta da pandemia da covid-19, fica em cartaz durante todo o mês de agosto, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube.

- O Itaú Cultural apresenta em seu site uma programação cinematográfica que retrata desafios provocado pela velhice na vida das pessoas. Inspirada em personagens que sentem na própria pele as adversidades do processo de envelhecimento, a mostra “Poética da Velhice” exibe cinco filmes, entre curtas-metragens e longas-metragens.  As produções “A Volta para minha casa”, “Acúmulo”, “Submarino”, “Pela Janela” e “Girimunho” ficam disponíveis até o dia 17 de agosto no site.

- O Cine CPFL retoma com a mostra Cinema e Reflexão, a partir de agosto, em versão digital. A programação, disponível até 31 de agosto, reúne filmes aclamados pela crítica, além de dois debates com cineastas de longas apresentados na mostra. Os filmes ficarão hospedados na Looke, serviço de streaming brasileiro, e o acesso será gratuito neste site.

- O Theatro Municipal de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura, disponibiliza na internet mais um espetáculo de seu acervo. A transmissão de ”O Sagrado e o Profano” fica disponível até 7 de setembro, para o público rever quando quiser, de forma gratuita e sem necessidade de cadastro. Também está disponível no canal o espetáculo “A Sinfonia nº3 em Ré Menor”, de Gustav Mahler.

- Com concepção e direção de Pedro Granato, “Caso Cabaré Privê” estende temporada online até 20 de setembro. A peça pode ser conferida aos sábados, às 21h; e domingos, às 20h; na plataforma digital Sympla. O espetáculo musical é feito por jovens atores do Núcleo Pequeno Ato, em resposta direta às questões que os afligem no Brasil de 2020.

- A programação de cinema do #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente cinco novos filmes em seu catálogo. Chegam ao Sesc Digital: o longa de ficção “Dheepan - O Regúgio”, de Jacques Audiard; o documentário brasileiro “Divinas Divas”, de Leandra Leal;  longa nacional “Trago Comigo”, de Tata Amaral; e a animação francesa “O Homem da Lua”, de Stephan Schesch e Sarah Clara Weber.

Literatura

A escritora e artista plástica Monique Malcher é curadora do projeto Trama das Águas (Divulgação)

- A Monomito Editorial iniciou a campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até o dia 16 de outubro, no Catarse.

- O Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto 'Em casa com o Portal'. Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte; a iniciativa garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da covid-19. Os conteúdos estão disponíveis nos perfis do órgão no Facebook e Instagram.

- A Editora Mundo Cristão disponibiliza 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

- Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva.

Arte e Cultura

- A 18ª edição do festival internacional de dança contemporânea Dança em Trânsito ganha, em tempos de quarentena, sua primeira edição virtual e integralmente gratuita. Até hoje, 22, às 11h, bailarinos, companhias de dança, coreógrafos, professores, estudantes e críticos de 68 cidades espalhadas por 18 países participam da programação. Mais informações aqui.

- Até o dia 30 de agosto, cerca de 60 artistas plásticos participam da Artluv Experience, exposição de arte online com centenas de obras expostas em 3D e um tour guiado pelo avatar de Salvador Dalí em realidade virtual. O festival de arte e tecnologia tem participações especiais de Milenna Saraiva, Pas Schaefer, Bruno Portella, além de palestras, interação com artistas, sorteio de obras de arte e muitas outras atrações. Os ingressos podem ser adquiridos no site.

- A Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas por meio do Instagram da instituição. De hoje, dia 22, até o dia 26 de setembro, o professor e pesquisador Ednaldo Brito promove o minicurso "Arte em Belém: um panorama histórico" sempre aos sábado, às 9h. Do dia 16 a 25 de setembro, a instituição também promove o laboratório virtual "Travessias do Olhar: Diálogos entre fotografia e educação", com Dairi Paixão, às segundas, quartas e sextas, às 19h. Do dia 22 de setembro ao dia 8 de outubro, a Fotoativa promove ainda o minicurso "Arte Amazônica: quato posturas entre o local e o global", com Gil Vieira da Costa, às terças e quintas, 18h.

- O coletivo MAR (Mulheres Artistas Pará) promove uma campanha para angariar fundos para apoiar os povos da floresta. Ao todo, treze obras serão rifadas. O trabalhos foram disponibilizados pelas artistas Renata Segtowick, Moara Brasil, Ty Silva, Juh Silva, Gaby Borges, Éllie, Carla Duncan, Gabriela Alves, Ana Laura Figueiró, Mama Quilla, Lara Dahas, Lua Portugal e Andressa Carvalho. Cada rifa custa R$ 10. Mais informações aqui. O sorteio será feito no dia 5 de setembro.

- A riqueza e a beleza cultural do oriente e do ocidente são atrações da “Expo Ásia Brasil”, que fica montada na Praça Central do Shopping Pátio Belém até o dia 13 de setembro. O mix de produtos é variado e traz acessórios, artigos de decoração, roupas e quitutes saborosos. O público ter acesso ao artesanato produzido em outros estados brasileiros, além de outros países como Paquistão, Turquia, Índia, Senegal, Emirados Árabes, Tailândia, Estados Unidos, Peru, Senegal e Japão.

- O fotógrafo e arte-educador Miguel Chikaoka ministra a oficina “De Olhos Vendados”, com pré-inscrições abertas até 5 de setembro, para atividades que ocorrem entre 15 de setembro e 15 de novembro. A oficina tem realização da Kamara Kó Galeria e carga horária de 48 horas. O investimento varia entre R$ 700 e R$ 750, dependendo da forma de pagamento. O formulário para inscrição está disponível no perfil da galeria no Instagram.

- O Museu da Imagem e do Som de São Paulo está com inscrições abertas para mais de 30 cursos online. São opções nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. A ação ocorre dentro do #MISemCasa, campanha virtual com conteúdo diário e inédito do Museu da Imagem e do Som. Todos os cursos serão realizados na plataforma Zoom Cloud Meetings, no valor de R$ 120 cada. As inscrições devem ser realizadas no site do MIS.

-  O Itaú Cultural deu início à quarta e última temporada da versão online da série Camarim em Cena, colocando no ar em seu site o encontro com a atriz Laura Cardoso. Esta temporada final do programa – que reúne conversas realizadas com personalidades das artes sobre sua preparação antes de entrar em cena – contará, ao longo do mês de agosto, com os encontros com o ator Fernando Sampaio, a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô, o diretor José Celso Martinez Corrêa e a atriz Andrea Beltrão, que encerra a série.

O premiado fotógrafo paraense Luiz Braga (Akira Onuma/O Liberal)

- Em celebração ao Mês Internacional da Fotografia, a Galeria Leme reapresenta uma conversa em que o fotógrafo Luiz Braga apresenta algumas de suas fotografias e comenta como foi a produção de cada uma delas e recepção pelo público. Em seu ateliê, Luiz Braga revisita uma série de obras que compõem sua trajetória como fotógrafo que foca na paisagem e vida amazônica, com foco especial na apreensão da vida cotidiana e simbólica de seus habitantes. O vídeo está disponível no canal da galeria do YouTube.

- Está aberta a exposição inédita do artista J. Carlos, com 84 de seus desenhos. “J.Carlos – Além do Tempo”, inaugurada pela Danielian Galeria com um tour virtual em 3D. Junto com o tour virtual, estará disponível gratuitamente no site da galeria o PDF do belo livro-catálogo da exposição, de 80 páginas.

Editais e Concursos

- Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

- O Red Bull BC One, famosa competição de breaking 1x1 do mundo, anuncia as datas para o programa de suas batalhas online chamado Red Bull BC One E-Battle. Os participantes podem acessar o site e enviar seus vídeos dançando para entrar da disputa. Este ano, o prêmio para os ganhadores é inédito: uma vaga na final mundial, que será realizada em 2021, em local a ser definido. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 31 de agosto.

- O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

- A Claudinei Assis Produções, em parceria com o produtor musical Pedro Canaan, realiza um concurso para descobrir novos compositores. O concurso irá selecionar uma música para entrar na trilha da nova minissérie “Justine”. A música vencedora será totalmente produzida, gravada, mixada e masterizada por Pedro Canaan, em São Paulo e fará parte da trilha da nova minissérie ser exibida no SBT interior. As inscrições vão até 7 de setembro, pelo site.

- O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, recebe até 8 de setembro de 2020, as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 30ª edição. Realizado anualmente de forma ininterrupta desde 1991, o Cine Ceará comemora três décadas neste ano e acontece de 28 de novembro a 4 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual. As inscrições são gratuitas. Para participar, os interessados devem acessar o site, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento.

- O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, anuncia para novembro de 2020 a sua 2ª edição, e está com inscrições abertas para sua Mostra Competitiva Nacional. Até o dia 10 de setembro, poderão ser inscritos gratuitamente pelo site longas-metragens de ficção, documentais ou de animação dirigidos por mulheres de todo o Brasil. Inéditas ou não, as obras devem ter sido concluídas nos últimos 24 meses. O comitê de curadoria, comandado por Beth Sá Freire e Marcia Vaz, selecionará cinco filmes entre os inscritos e caberá ao público eleger o vencedor, que receberá um prêmio de R$ 5 mil, destinado à sua diretora.

- O Banco da Amazônia vai abriu inscrições para três editais de seleção de projetos para 2021. Os Editais são de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura, de Pautas do Espaço Cultural, também denominado “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” e o de Patrocínios 2021. As inscrições vão até 20 de setembro pelo email edital.patrocinios@bancoamazonia.com.br.

- A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

- Prestes a completar uma década de história entre as principais premiações nacionais do cinema de curta-metragem, a 9° edição do Festival Curta Brasília está com inscrições abertas até o dia 2 de setembro, pelo site de forma gratuita. Em um ano atípico por causa da pandemia do Covid-19, o festival será realizado pela primeira vez em formato online, entre os dias 17 e 20 de dezembro, e possibilitará uma expansão do público ao mobilizar e alcançar pessoas em novos territórios por todo o país.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA