Fãs paraenses de Lady Gaga levam ativismo ambiental e COP 30 para as filas do show
Com 20 voluntários, a ação ocorrerá antes e durante o show, com distribuição de materiais informativos
A volta de Lady Gaga ao Brasil tem movimentado o Rio de Janeiro. Centenas de Little Monsters, como são chamados os fãs da artista, estão a caminho da capital carioca para curtir o show gratuito da Mother Monster. E os fãs paraenses não poderiam ficar de fora — mas com um diferencial: além de aproveitarem o evento, eles vão levar ativismo ambiental para as filas do show.
De acordo com Wanderson Costa e Alexandre Mafra, fãs e idealizadores da ação, tudo começou durante o Encontro Nacional do Engajamundo. A iniciativa faz parte de uma série de atividades coordenadas com foco na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), idealizadas pela delegação da organização. Como uma rede de juventudes, “acreditamos ser necessário e urgente democratizar a discussão sobre as mudanças climáticas — e nada melhor do que fazer isso indo até onde as pessoas estão”, afirma Alexandre.
A ação será realizada em dois momentos: no pré-show e durante o evento. Em ambas as etapas, o grupo — formado por 20 voluntários — fará a distribuição de materiais informativos.
“Nosso principal foco é conscientizar os fãs da Mother sobre as mudanças climáticas, combatendo a desinformação e denunciando a normalização das desigualdades geradas pelas injustiças sociais e climáticas”, destaca Wanderson.
VEJA MAIS
Por que o show da Gaga pode ser sobre pautas ambientais?
Os fãs apontam que Lady Gaga é uma artista que combate a desinformação, as desigualdades e o negacionismo em todas as suas formas. “Estaremos em um espaço onde somos incentivados a lutar, independentemente da bandeira que carregamos — e, neste momento, a nossa será pela justiça climática”, diz Alexandre.
“Corpos LGBTQIAPN+ estão não só na linha de frente do enfrentamento às mudanças climáticas, como também são os mais afetados por suas consequências”, reflete Wanderson. “Mesmo em momentos de lazer, como um show, estamos expostos aos impactos do clima. A intersecção entre cultura e pauta climática é uma virada de chave importante para nos aproximarmos ainda mais da realidade das pessoas”, finaliza.
Diversão consciente
Além de discutir temas como mudanças climáticas e questões da comunidade LGBTQIAPN+, para os fãs paraenses engajados o show da Gaga representa um momento único — e expectativas não faltam. “Estamos entusiasmados para interagir com o público. Inserir a pauta climática nesse contexto é uma oportunidade única de alcançar pessoas que, muitas vezes, não estão diretamente engajadas com o tema e suas urgências”, ressalta Alexandre.
Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA