Exposições com tema do Círio são abertas ao público

Casa das Onze Janelas e Estação Cultural de Icoaraci recebem as mostras com entrada franca.

Enize Vidigal
fonte

O Círio é tema de duas exposições que abrem à visitação pública e gratuita nesta quarta-feira, 7: “Em cena: ex-votos de Nazaré”, no Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas, e “Círio das Águas”, na Estação Cultural de Icoaraci. Objetos do Museu do Círio compõe ambas as mostras, que integram a programação ”Preamar da Fé”, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Sancris Santos, explica que a “Em cena: ex-votos de Nazaré” pretende transportar os visitantes ao ambiente das procissões da grande festa de fé dos paraenses, que, este ano, foram suspensas devido á pandemia pela Covid-19. “Essa uma instalação com o objetivo de provocar a interação do público com a imersão no espaço, para fazer com que as pessoas consigam sentir-se no contexto da procissão de Nazaré, da devoção e do sagrado”, explica.

image "Em Cena: Ex-votos" (Divulgação Secult)

De um lado, a pintura de Osmar Pinheiro, feita a partir de uma fotografia da procissão com a imagem da berlinda sendo conduzida pela massa de romeiros, e do outro, uma cabeça de cera, símbolo de pagamento de promessa no Círio. Ainda, no centro do ambiente, uma vitrine traz outras peças em cera que são partes do corpo humano, novamente, vinculando os corpos às promessas à Virgem de Nazaré.

A instalação pode ser visitada presencialmente – inclusive, com acessibilidade às pessoas com deficiência por meio de braile e áudio-descrição acessível por QR Code - e também pela internet, com links disponíveis no site da Secult e também no canal da secretaria no Youtube. A curadoria é assinada pela própria Sancris junto com Selmo Paes, Emanoel Oliveira, Milena Claudino e Nando Lima. A instalação será aberta ás 19 horas e fica aberta à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até o próximo dia 30.

image "Em Cena: Ex-votos" (Divulgação Secult)

Já a mostra da Estação Cultural de Icoaraci tenta reproduzir o Círio Fluvial com peças de miriti: a imagem de Nossa Senhora de Nazaré confeccionada pelo artista plástico Nelson Nabiça, medindo cerca de meio metro de altura, e cerca de 20 barcos coloridos. “O Museu do Círio vai a Icoaraci pela primeira vez para levar um pouco do seu acervo. Não deixa de ser um traslado dela para realizar uma pequena procissão fluvial, de forma figurativa”, explica o diretor do Museu do Círio, Anselmo Paes, que assina a curadoria da instalação.

“O Círio Fluvial é marcante para o Museu do Círio, que foram criados ao mesmo tempo pelo historiador e jornalista Carlos Rocque” (em 1986), detalha. Uma das peças marcantes do “Círio das Águas” é justamente a santa de miriti, que foi doada pelo artista e integra o acervo do museu há dez anos. A abertura da mostra acontece às 18 horas e fica aberta ao público até o próximo dia 1º de novembro, de segunda a quinta-feiras, das 10h às 18h, e de sexta-feira a domingo, das 10h às 21h.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA