Exposição 'Transformação do Silêncio' ganha edição na Estação Cultural de Icoaraci

Mostra das obras de Petchó Silveira tem abertura neste sábado

fonte

Será aberta na noite deste sábado, 15, na Estação Cultural de Icoaraci, a exposição “Transformação do Silêncio”, com temática étnico-racial, do artista plástico Petchó Silveira, com curadoria de Jade Jares.

A exposição estará aberta à visitação até o fim do mês e integra a programação que comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública e também o Dia do Defensor e da Defensora Pública, no dia 19.

image Obra da exposição 'Transformação do Silêncio' (Divulgação)

A curadora da exposição, Jade Jares, explica que a mostra chama atenção para o drama vivido por mulheres pobres e negras. “Atualmente, Petcho trabalha com pinturas figurativas que retratam corpos pertencentes a culturas periféricas. A interação entre marcas fortes e elementos suburbanos sugere a violência sofrida em diversas esferas por esses personagens. Petchó produz da mesma maneira que se manifesta em suas telas, com intensidade e energia. Sua mensagem transborda e marca a percepção do expectador”, explica.

Petchó Silveira começou sua carreira na Fundação Curro Velho, onde se aprofundou nos estudos com a orientação de artistas plásticos como Jair Junior, Elliene Tenório, mestre Nato, Jocatos e Acácio Sobral. Hoje ele é reconhecido como um grande artista paraense e é convidado para participar de grandes exposições.

image Exposição 'Transformação do Silêncio' está montada na Estação Cultural de Icoaraci (Divulgação)

Jade Jares explica que esta exposição “Transformação do Silêncio” é aberta ao público com entrada franca e todas as obras expostas estarão à venda. Além da abertura, às 19h, ocorrerá a roda de conversa Racismo se Combate em Todo Lugar, na Estação Gasômetro, com Dharla Farias, advogada, ativista do Movimento Negro e Mirian Dantas, indígena do Povo Tenetechar-Tembé, mestre em Psicologia Clínica e Social pela UFPA. As debatedoras são a secretária de Cultura do Estado Ursula Vidal e a vice-presidente da ADPEP, Anna Izabel Santos. A mediadora é a sub-defensora geral Mônica Belém. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Secult e DPPA.

Já no dia 18, ocorrerá pelo mesmo canal o bate-papo “Raizes Históricas do Racismo Estrutural e a Importância de Políticas das Ações Afirmativas”, com participação de Luana Bagarrão Guedes e Zélia Amador de Deus. Também no dia 19, às 19h30, ocorrerá uma projeção de videomapping na fachada do Museu do Estado do Pará e o público poderá assistir em drive in a intervenção artística.

No mesmo horário ocorrerão projeções em todas as capitais do país. O “projetaço” tem o objetivo de homenagear a Defensoria Pública, o trabalho das defensoras e defensores públicos e chamar atenção para o combate ao racismo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA