Exposição no Aeroporto de Belém celebra Dia Mundial da Fotografia
Trinta fotógrafos amadores e profissionais participam da mostra, com abertura nesta segunda-feira, 19.

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado nesta segunda-feira, 19, o Aeroporto Internacional de Belém abre uma mostra fotográfica com imagens que retratam o cotidiano do próprio terminal. A exposição reúne 42 imagens de 30 fotógrafos amadores e profissionais que participaram do último Spotter Day, realizado no último mês de junho. A exposição fica aberta ao pública, com acesso gratuito, até o próximo dia 9 de setembro.
O Spotter Day é um dia especial em que a Infraero abre as portas do aeroporto para que os amantes da fotografia da aviação tenham acesso a áreas restritas, com destaque à pista de pouso, além da rotina aeroportuária. "Sou fotógrafa amadora, comecei há cinco anos, não me considero profissional. O evento foi extraordinário porque nunca imaginei que pudesse estar diante de um avião decolando e pousando bem perto de mim", celebra Karla Reis, uma das participantes da mostra.
Flávio Contente também aprovou a experiência de fotografar os ambientes do aeroporto, desde o hall de entrada até os aviões pousando e decolando na pista. "É uma iniciativa muito interessante. Existe grupos de fotografias voltados para Spotter Day, que trabalham fotogrando aviação. Foi uma descoberta interessante. Essa exposição, incentiva e valoriza a fotografia, mas traz a oportunidade de conhecer um pouco esses bastidores do aeroporto."
O fotógrafo Rivelino Castro, participou pela primeira vez do Spotter Day. "Entramos na pista para fotografar os aviões decolando e pousando. Percorremos a estrutura interna e externa do aeroporto para fazer as fotos", descreve.
Já a publicitária e fotógrafa Mariana Siqueira, destacou que nunca tinha se aproximado tanto de um avião. "Consegui chegar a qualidade que eu almejava, mas claro que ano que vem a gente pode e deve sempre tentar melhorar."
Passageiros e usuários do aeroporto poderão conferir o acervo, gratuitamente, no saguão de desembarque doméstico.
Foto Otávio Henriques com o avião desembarcando passageiros
Aeroporto -
O Aeroporto Internacional de Belém recebe a média diária de 100 voôs comerciais regulares, distribuídos entre seis companhias aéreas que realizam os seguintes destinos: Guarulhos e Campinas (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT), assim como voôs diretos para a Europa, Estados Unidos, Suriname e Guiana Francesa.
Esse aeroporto tem capacidade de receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, e no primeiro semestre de 2019, movimentou quase 1,7 milhão de viajantes, isto é, um aumento de 3,7% no fluxo em relação ao mesmo período de 2018, quando foram contabilizados 1,63 milhão de passageiros, segundo dados da Infraero.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA