CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Exposição celebra Dener Pamplona, paraense que revolucionou a moda brasileira

Conhecido por criar a moda brasileira, estilista tem sua história contada em mostra

Lucas Costa
fonte

O Pará tem uma série de nomes na moda hoje em dia, desde modelos até grandes estilistas reconhecidos por publicações internacionais, mas isso não é de agora. Uma exposição homenageia o paraense conhecido como criador da moda brasileira, aberta para visitação no prédio da Faculdade Estácio do Pará (R. Municipalidade, 839 - Reduto). A mostra “Dener: retratos da vida e obra”, com curadoria do museólogo Bernardo Baia, propõe um passeio pela história do paraense que marcou seu nome na história da moda.

A exposição chega a Belém após um período em Soure, no Marajó, cidade natal do estilista. Dentro de um movimento de valorizar o Pará dentro da história da moda no Brasil, a exposição faz parte da Semana Integrada do Design da Faculdade Estácio do Pará, e fica aberta para visitação até a quinta-feira, 30.

Felicia Assmar Maia, coordenadora do curso de Design de Moda e responsável pela mostra, fala do impacto do estilista na moda no Brasil. “Dener foi um criador de moda ímpar, considerado inclusive o criador da moda brasileira porque foi o primeiro a buscar identidades nacionais e não mais apenas copiar o que vinha da Europa, como se fazia no Brasil, aliás no mundo todo. Paris era o grande centro difusor das tendências e todos copiavam. Dener rompe com esse modelo e se projeta como um grande costureiro, como na época [décadas de 50 e 60] eram chamados os estilistas”, conta.

Dener Pamplona é conhecido como a figura que ajudou a criar a identidade da moda de luxo no país. Ele já começou quebrando um tabu ao abrir seu ateliê em São Paulo, onde passou a criar para as socialites em uma época em que a referência de moda era Paris. Este é considerado marco inicial da moda brasileira com estilo próprio.

Dener faleceu jovem, aos 41 anos, em 1978, e sua obra acabou ficando esmaecida com o passar dos anos. Felicia, que também pesquisa a obra do paraense e escreveu o livro “O Pará Faz Moda: de Dener às passarelas do século XXI” (2007), destaca que esse é o momento de reavivar a memória deste talento do estado.

“Quando fiz pesquisas sobre a vida e obra dele [Dener], pude constatar o quanto estavam esquecidas. Tenho trabalhado essa memória na academia e por uma feliz coincidência a exposição veio num momento em que o Curso de Design de Moda da Estácio do Pará já estava pesquisando Dener para criar coleções com inspiração no estilo que ele criou e deixou sua marca para a história da moda. Ter a exposição dentro do ambiente acadêmico é poder levar aos alunos um pouco do conhecimento para a construção da pesquisa deles”, diz Felicia.

“Dener: retratos da vida e obra” é composta por uma série de banners em tecido, com recortes da vida e trabalho do artista. Felicia conta que, como há poucos materiais sobre Dener disponíveis, o pesquisador da mostra conseguiu croquis, fotos do ateliê e casa do Dener, assim como fotos de desfiles e recortes de reportagens publicadas em revistas da época, como Manchete e O Cruzeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA