Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Escritor paraense Denilson Monteiro participa de roda de conversa sobre literatura

A roda de conversa promovida pela Casa das Artes será nesta terça-feira (24), às 15h30.

Bruna Lima

O escritor paraense Denilson Monteiro passará uma temporada em Belém para concluir pesquisas e entrevistas para o novo livro que está escrevendo, "Ruy Barata, uma biografia”, que vem sendo elaborado desde 2020. E para aproveitar o tempo na cidade vai participar de uma roda de conversa promovida pela Casa das Artes, por meio da Fundação Cultural do Pará, nesta terça-feira (24), às 15h30.

O evento será gratuito e aberto ao público. No bate-papo, Denilson falará sobre seu mais recente livro e também abordará diversos temas, como as técnicas e os caminhos da arte da biografia, as reconstituições históricas em linguagem coloquial e exemplos de roteirização para filmes, vídeos e documentários.

Nessa passagem por Belém, ele fará checagem de entrevistas, visitas a locais que foram frequentados por Ruy e conversas informais.

Sobre o livro, Denilson vai abordar desde os primeiros anos da vida de Ruy Barata, sua vida em família, o convívio com a elite intelectual de Belém, no Central Café; o despertar para a política como oposição à ditadura Vargas no Estado Novo e a seu interventor no Pará, Magalhães Barata; a eleição e mandato como deputado federal; a perseguição e as prisões durante a ditadura militar;  sua poesia e o trabalho como compositor, com a parceria do filho, Paulo André Barata, que rendeu canções como “Pauapixuna” e “Foi assim”, tornadas clássicos da MPB na voz da também paraense Fafá de Belém.

Denilson Monteiro é paraense e autor das biografias de grandes personalidades brasileiras. Foi responsável pelas pesquisas de texto e imagem de Vale tudo, o som e a fúria de Tim Maia (2007), biografia do cantor Tim Maia, escrita por Nelson Motta.

Em 2008, depois de seis anos de pesquisas, lançou “Dez, nota dez! Eu sou Carlos Imperial”, livro que conta a movimentada vida do polêmico multimídia, Carlos Imperial. Também realizou as pesquisas de imagens de Minha fama de mau (2009), livro de memórias do cantor Erasmo Carlos e de Bussunda, a vida do casseta (2010), biografia do comediante Bussunda, escrita por Guilherme Fiúza.

Em 2011, lançou A bossa do lobo: Ronaldo Bôscoli (editora Leya), biografia do jornalista e compositor Ronaldo Bôscoli, indicada ao Prêmio Jabuti 2012. No ano seguinte, lançou “Divino Cartola – uma vida em verde e rosa”, fotobiografia do compositor Cartola. É o pesquisador das cinebiografias de Elis Regina (direção de Hugo Prata) e de Tim Maia (direção de Mauro Lima).

É co-roteirista e pesquisador do documentário “Eu sou Carlos Imperial” (direção de Renato Terra e Ricardo Calil) e do episódio “As guerras de Palmares”, da série “Guerras do Brasil.doc” (direção de Luiz Bolognesi). Foi responsável pela pesquisa do musical sobre Wilson Simonal, escrito por Nelson Motta e Patrícia Andrade. Participou da pesquisa da biografia do compositor Edu Lobo, escrita por Eric Nepomuceno, e foi revisor técnico do livro “Rio cultura da noite”, de Leo Feijó e Marcus Wagner. Foi roteirista e responsável pela pesquisa e entrevistas dos programas Retratos Brasileiros sobre Carlos Imperial e do diretor Aloísio T. De Carvalho para o Canal Brasil.

Em 2014, lançou o livro “Chacrinha, a biografia e em 2019, “Invadindo o ensaio com Fred Falcão - uma biografia em primas e bordões”, sobre o compositor pernambucano Fred Falcão, autor de sucessos como “Shirley Sexy”, “Bandeira Dois” e “Namorada.”

Serviço:

Conversa com Denilson Monteiro

Data: 24/05

Horário: 15h30 às 17h30

Local: Casa das Artes, Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré.

Entrada Franca

 

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA