CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Elieni Tenório abre a exposição 'Alegorias do Feminino'

A mostra reúne obras alusivas ao Círio e outras inspiradas no universo feminino

Enize Vidigal
fonte

"Alegorias do Feminino" carrega a retrospectiva da trajetória artística de Elieni Tenório, ou, simplesmente, a miscelânea das artistas que habitam nela. Nessa nova exposição, ela reúne telas de diversas técnicas (pintura, gravura e desenho), além de objeto e instalação, em estilos figurativo e abstrato. A mostra será aberta nesta quarta-feira, 2, às 20h, convidando o público a mergulhar no clima do Círio de Nazaré, por meio de uma grande pintura que retrata o Ver-o-Peso tomado pelo mar de romeiros.

Na sequência, o ambiente revela outras obras, como o dorso de manequim vestido com renda, que referendam o universo feminino, com toda a carga de volúpia e sensualidade, que são a marca registrada do trabalho dela. A exposição está montada no Restaurante Império Gastronomia e Arte, e ficará aberta à visitação até 2 de novembro.

Quando Elieni se lançou ao mundo das artes, em dezembro de 1989, as primeiras obras já revelavam o fio condutor do pensamento figurativo que desperta para fantasias, emoções e frustrações do universo feminino, que tornou-se o principal tema do trabalho dela. O conjunto de traços, pinceladas, costuras, colagens e instalações passaram a constituir o grito de liberdade que rompe com o patriarcado enquanto evidencia a sensualidade em transparências e rendas. "O processo criativo que desenvolvo compreende muitas experimentações, incluindo técnica mista sobre suportes pouco convencionais. Nele, há interferências de papel de parede, moldes, tecidos, marcador de retroprojetor, renda, fita métrica e muita costura", descreve.

image Obra que está na exposição 'Alegorias do Feminino', de Elieni Tenório (Amanda Arraes/ Divulgação)

Elieni é uma das maiores artistas plásticas da cena paraense. Natural de Mazagão, no Amapá, ela está radicada no Pará há muitos anos. Cursou Extensão em Laboratório e Pesquisa de Artes Plásticas na Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou exposições individuais e coletivas e participou de bienais pelo Brasil e exterior, como Portugal, Holanda, Alemanha, França e Bolívia.

"Alegorias do Feminino" acontece fora de galerias e museus, numa forma de levar a arte para ambientes não convencionais, surpreendendo e descobrindo novos públicos. "Vai ser o encontro da minha arte com o público. As pessoas vão a um restaurante e, chegando lá, vão dar de cara com obras de arte e vão conhecer um pouco do meu trabalho".

Além do grande painel que abençoa os visitantes logo na entrada da exposição, Elieni apresenta a instalação constituída de três mantos da santa, que foram confeccionados por ela e afixados à parede. "O Círio é o Natal paraense. Quis fazer a pintura com a entrada do Círio e os mantos para mostrar às pessoas como essa exposição é diferente", explica. Em seguida, nove telas de gravura, pintura e desenho, voltadas ao tema universo feminino. "São obras de diferentes fases, mas que mantém a mesma linguagem".

image Obras em homenagem à Virgem de Nazaré também estão expostas na exposição de Elieni Tenório (Amanda Arraes/ Divulgação)

"Pintura, desenho e, especialmente, gravura são as técnicas inseridas em meu trabalho o tempo todo. Esse processo me dá a oportunidade de costurar, colar, recortar e reproduzir tudo isso. Assim, construo, desconstruo para depois reconstruir. Através da gravura, exploro inúmeras possibilidades. Para isso, não deixo que o trabalho se finde na impressão do papel, agindo sobre a imagem gravada com a pintura. Esse processo, não linear, é desafiador. É um processo de construção e desconstrução que tem como referencial a roupa enquanto segunda pele".

Agende-se:

Abertura da exposição de Elieni Tenório
Data: quarta-feira, 2/10, às 20h
Local: Restaurante Império Gastronomia e Arte (Tv. João Balbi,1067, Umarizal)
Entrada franca
Fica aberta à visitação até 2/11

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA