CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Diretora de 'Manas', Marianna Brennand, é premiada em Cannes ao lado de Nicole Kidman

Premiação Women In Motion reconhece jovens talentos do cinema mundial

Hannah Franco | Especial em O Liberal
fonte

A cineasta Marianna Brennand conquistou, no último domingo (18), um marco histórico para o cinema brasileiro ao vencer o Women In Motion Emerging Talent Award 2025, concedido durante o Festival de Cannes. A premiação, que destaca talentos promissores da sétima arte mundial, reconheceu o impacto de "Manas", longa de estreia da diretora, ambientado na Ilha do Marajó, no Pará.

A cerimônia foi realizada durante o tradicional jantar do programa na Riviera Francesa e celebrou os 10 anos da iniciativa promovida pelo grupo Kering em parceria com o festival.

VEJA MAIS

image 'Manas' põe foco em casos de exploração sexual infantil na Ilha do Marajó
Manas chega neste final de semana aos cinemas brasileiros

image 'Manas', protagonizado por Dira Paes, pré-estreia com presença de famosos no Rio de Janeiro; veja
Prèmiere, que reuniu convidados, celebrou filme premiado.

Indicada pela cineasta malaia Amanda Nell Eu, vencedora da edição anterior, Marianna foi reconhecida por seu compromisso com narrativas femininas potentes e por dar visibilidade a histórias enraizadas em contextos sociais brasileiros. Na mesma noite, a atriz australiana Nicole Kidman também foi homenageada pelo conjunto de sua carreira.

"Ser a primeira brasileira a receber o Women in Motion Emerging Talent Award é uma conquista que carrega força coletiva. Traz visibilidade não só pra mim, mas pra todas as mulheres incríveis que constroem o cinema ao meu lado — colegas, parceiras, amigas de jornada. Receber esse prêmio ao lado de Nicole Kidman, que tem um compromisso público com a representatividade feminina e se propôs a trabalhar com uma diretora mulher por ano, torna tudo ainda mais simbólico. Esse reconhecimento fortalece meu compromisso com um cinema de impacto, e me enche de fôlego pra seguir criando com coragem, afeto e propósito", disse Marianna.

Lançado em 2024, Manas recebeu o prêmio máximo da Jornada dos Autores, mostra paralela do Festival de Veneza, e já acumula mais de 20 prêmios em festivais internacionais, incluindo o Prêmio de Novo Talento Internacional do Festival de Cinema Mannheim-Heidelberg, na Alemanha.

A trama acompanha Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó. Ao se deparar com a violência que atinge as mulheres de sua comunidade, ela decide romper com o ciclo de opressão. Com o apoio da delegada Aretha (Dira Paes), personagem inspirada na ativista irmã Henriqueta, Marcielle enfrenta um sistema marcado por abusos e silenciamentos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA