‘Me identifiquei de imediato’: Markinho Duran fala sobre influência de Paulo Ricardo
Artista paraense fala de conexão com o ex-vocalista da RPM e suas referências musicais

Com quase 40 anos de carreira, o cantor paraense Markinho Duran é um dos grandes fãs de Paulo Ricardo. O artista, que trilha sua vida musical ao som do rock dos anos 80, surgiu coincidentemente alguns anos depois de Paulo Ricardo.
Vale lembrar que o artista e a banda se apresentam em Belém no dia 14 de agosto, no Estádio Mangueirão. A banda Fruto Sensual também está confirmada no evento. Os ingressos estão à venda na Bilheteria Digital e também nos pontos físicos – lojas Kings do Pátio Belém e Parque Shopping, e nas lojas Sonho dos Pés dos shoppings Boulevard, Metrópole, Castanheira e Castanhal.
“Eu sempre digo que a minha carreira começou no auge dos anos 80, naquela evolução do rock nacional, então tudo ali me influenciava. Como sempre tive um vocal rouco, por conta disso admirava muito o Rod Stewart, Bryan Adams e Sting, que eram cantores que tinham essa particularidade. Quando o RPM surgiu, com ‘Louras Geladas’, apareceu com aquele remix que impulsionou a banda para todo o Brasil. Eu me identifiquei de imediato com o vocal rouco do Paulo Ricardo, com a postura dele. Isso foi imediato, me identifiquei com o timbre dele, e aí os amigos começaram a perceber que havia uma semelhança. Ele acabou sendo uma das minhas maiores referências do rock nacional dentro do meu trabalho”, conta.
VEJA MAIS
Markinho iniciou a carreira em 1987. A postura e o timbre vocal realmente colocam o artista paraense como semelhante a Paulo Ricardo. Para além disso, o cantor destaca que, em todas as oportunidades de estar ao lado do ex-vocalista do RPM, não se frustrou: o artista se mostrou exatamente da maneira imaginada.
“O Paulo Ricardo está há quatro décadas trabalhando, fazendo grandes shows e produzindo. Ninguém fica tanto tempo no mercado se não tiver conteúdo e representatividade. Queira ou não queira, ele é um ícone do rock nacional – isso é um fato! Ele é um dos maiores frontmen do rock nacional. O legado que ele deixa é o que foi construído na década de 80 e que perdura até hoje. As músicas do rock nacional não são flashbacks, são clássicos. Ele já deixou vários clássicos que são e vão ficar aí por muitos e muitos anos”, pontua Markinho Duran.
Com um repertório recheado desses clássicos, o artista paraense tem uma ligação bem íntima com as músicas de Paulo Ricardo, que inclusive fazem parte da rotina de shows de Markinho Duran.
“A gente montou um show agora que se chama ‘Quando Havia Poesia’, que é repleto de clássicos do rock nacional da década de 80, inclusive com homenagens ao Paulo Ricardo e ao RPM. No show tem Revoluções por Minuto, Louras Geladas, Rádio Pirata e Olhar 43. São quatro músicas que homenageiam esse legado. Embora eu goste também de outras músicas, essas não podem estar fora do repertório. Elas são para cima, alegres, e os maiores hits do RPM”, finaliza Markinho Duran.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA