'Desserviço', desabafa Fabiana Karla sobre vídeo gordofóbico do 'Porta dos Fundos'

No vídeo "Teste de Covid", um home gordo é ridicularizado

Redação Integrada
fonte

A atriz Fabiana Karla usou as redes sociais no dmingo para falar de sua idignação contra um vídeo gordofóbico do canal Porta dos Fundos. O vídeo em questão se chama "Teste de Covid", e ridiculariza um homem gordo que não foi infectado pelo vírus por ter um "corpo podre". O humirístico recebeu muitas críticas nas redes nas redes sociais, como a de Fabiana, que classificou o conteúdo como desserviço artístico.

"Eu ainda fico perplexa com a ignorância de ainda associarem um corpo gordo a doença e a desleixo. Aí você me fala 'Obesidade é doença' e eu te digo 'É!'. Mas que tipo de pessoa, então, ri de doente? Com problemas cardiácos, câncer... É isso que chamam de arte? Eu nunca fiz apologia à gordura e nunca farei. Eu sou adepta do movimento corpo livre, body positive e do bem estar e da saúde", disse Fabiana em vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

O vídeo acumulava milhares de visualizações, mas após uma série de críticas, foi retirado do ar. Fabiana disse não acreditar que conteúdo desse tipo seja arte e acrescente na vida das pessoas, principalmente num momento delicado como o atual, em que o país ainda enfrenta com dificuldade a pandemia de coronavírus.

"É irresponsável. Essas pessoas que escrevem piadas gordofóbicas são as mesmas que falam em empatia na internet e sobem hashtags nas redes sociais, mas escorregam em algo que pode afetar seriamente o psicológico de muita gente", completou ela, que também pediu desculpas aos colegas do Porta dos Fundos pela crítica pública; mas alegou que não poderia se calar diante da situação, onde não pensaram nela, por exemplo.

"Alguns de vocês, inclusive, têm proximidade comigo a ponto de ter meu telefone e poderiam me ligar para perguntar se eu achava ofensivo. Eu espero que um dia a criminalização da gordofobia, que traz uma grande quantidade de machismo estrutural junta seja uma realidade. Quem sabe a coisa mude, né? Mas, por enquanto, eu vou falar para você, gorda, que não tem o mesmo privilégio que eu, que não é chamada para programas de TV, seja apresentando ou contando histórias divertidas onde tem a oportunidade de mostrar que não são um corpo podre. Eu lamento muito que alguns colegas promovam esse desserviço artístico em tempos tão delicados porque estão com dificuldade de serem mais criativos. Vai ver é psicológico por conta da pandemia", disse ela em resposta ao Porta dos Fundos.

Assista:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Esse post é um desabafo! É muito difícil se posicionar e eu sempre acreditei que o bullying nunca me atingiu, mas com o passar do tempo, eu fui entender que isso não significa que ele não existiu por perto....E agora ele se apresenta pra mim disfarçado de ARTE. Eu defendo tantas causas, sou parceira de tanta gente, então nessa hora, no meu lugar de fala, eu não posso calar. Chega de empatia seletiva. Todos somos pessoas e merecemos RESPEITO.Desta vez não dá pra só SER, precisei falar, agir, desabafar, mas não é um ataque, é realmente um desabafo. Estou à disposição pra aprendermos juntos, mas preciso estar a serviço e como esse é meu lugar de fala, aqui estou eu. #naoagordofobia

Uma publicação compartilhada por Fabiana Karla ✨ (@fabianakarlareal) em

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA