Débora Fallabella apresenta 'O Amor e Outros Estranhos Rumos' de forma virtual

Confira a programação cultural da semana com opções para todos os gostos

Bruna Lima

Live Shows

Nesta quarta-feira (1), o projeto Quartas Musicais, do Sindmepa, homenageará o centenário do poeta Ruy Barata com a apresentação em formato de live da cantora Ádria Goés. Adria terá a companhia do pianista Andreson Dourado durante toda a apresentação do show “Ruy Barata foi assim”. A transmissão será no perfil do Instagram, @adriagoes_cantora, e do Facebook, Ádria Góes, às 19h30.

Nos dias 3 e 4 de julho, ocorre a edição "esquenta" do Festival Latinidades, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Pelo segundo ano consecutivo e desta vez online, no perfil do CCSP no instagram (@ccsp_oficial), espaço cultural e o Instituto Afrolatinas se unem para uma programação exclusiva com artistas da cidade de São Paulo. A 13ª edição do Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, ocorre entre os dias 23 e 27 de julho e tem como tema "Utopias Negras".

Prestes a completar aniversário, a cantora Joelma vai dar presente aos fãs. No dia 3 de julho, às 22h45, ela fará a live 'Joelma Live Show', que tem objetivo de relembrar as turnês de shows por todo o Brasil e levar um pouco de alegria para quem está em casa com um repertório repleto de hits dançantes, românticos e que fazem parte dos seus 25 anos de história e que a consagraram uma das maiores performers do Brasil. Além de trocas de figurino, interação com o público e muitas surpresas. A live será no canal do YouTube da artista.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eita que saudade de um show!

Uma publicação compartilhada por Joelma 🎤 (@joelmaareal) em

 

Dia 4 de julho Anderson Moyses, Cantor e compositor, fará uma live trazendo canções de Ná Ozetti, Elis Regina, Nazaré Pereira, Paulo André Barata, Alfredo Reis, Ronaldo Silva e outros artistas. Acompanhado do Guitarrista e Violonista Rafael Guerreiro na página oficial do Facebook e instagram. A programação será às 19h.

Primeira casa do projeto React Rio, da Jeunesse Arena, sedia grandes transmissões ao vivo. Dia 13 de julho, é a vez do Planet Hemp. O grupo se apresenta sem plateia física, e o show será transmitido no canal oficial do Planet Hemp no YouTube.

A Lambateria Live continua levando o melhor da música paraense para as plataformas digitais. As transmissões ocorrem de segunda a sábado, das 22h às 23h, no Facebook da Lambateria.

Infantil

Pela primeira vez a plataforma “Dentro da História” agrega a seu portfólio um livro inspirado no conteúdo de um filme infantil. Intitulado “Patrulha Canina: Uma Corrida Radical”, o lançamento da plataforma coloca os fãs da Patrulha Canina dentro da narrativa do filme, como personagens da história. As histórias ficam disponíveis em www.dentrodahistoria.com.br.

A plataforma online Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

A série Crianças #EmCasaComSesc continua mantendo os pequenos ativos neste período de distanciamento social. A programação ocorre todos os sábados, ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo.

Teatro e Dança

O Itaú Cultural lança o Palco Virtual, espaço fixo em sua grade online, com espetáculos teatrais em vídeo. A programação ocorre até o dia 7 de julho, e foi pensada para adultos e crianças. Um dos destaques é a reestreia adaptada à atualidade de “Fim de Jogo”, peça de Samuel Beckett, gravada em casa durante a quarentena, pelo ator e autor Renato Borghi. Ela será exibida em episódios no site do Itaú Cultural, de 3 a 7 de julho.

A programação da série Dança #EmCasaComSesc, que apresenta sempre às terças e quintas, às 21h30, uma atração diferente, traz esta semana dois novos espetáculos para o público: Toda Vez que me Despeço, com Diogo Granato, na terça-feira, dia 30 de junho, e a dança do dia, com Key Sawao e Ricardo Iazzetta, na quinta-feira, dia 2 de julho. As transmissões são pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo.

A partir do dia 3 de julho, às 18h, o público vai poder conferir a íntegra de uma obra marcante do repertório da SPCD: O Sonho de Dom Quixote, criada especialmente por Márcia Haydée para a Companhia em 2015. Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.

O Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza na íntegra da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini, no canal oficial do Youtube. A história traz o Conde de Almaviva (tenor Anibal Mancini), que pede a ajuda do barbeiro Fígaro (barítono David Marcondes) para ver a amada Rosina (mezzo-soprano Luciana Bueno), mantida trancada em casa. A montagem de 2019 teve a direção e regência do maestro Roberto Minczuk e a direção cênica de Cleber Papa. Também estão disponíveis no canal as óperas “A Viúva Alegre” e “Rigoletto” e o espetáculo “A Biblioteca de Babel” com o Balé da Cidade de São Paulo, entre outros conteúdos.

Na quarta-feira, dia 1º de julho, a atriz de teatro, cinema e televisão, Débora Falabella, apresenta um fragmento da peça O Amor e Outros Estranhos Rumores, do Grupo 3 de Teatro. A peça trouxe ao palco a originalidade, o humor e o fantástico que marcam a obra do escritor mineiro. A transmissão será pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo, às 21h30.

Na sexta-feira, 3 de julho, Debora Lamm encena, de Grace Passô, a peça Mata Teu Pai. O enredo revisita o trágico mito grego de Medeia, inserindo a figura da feiticeira nos dias de hoje, criando assim um debate sobre a condição da mulher atual. A transmissão será pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo, às 21h30.

Debora Lamm encena a peça 'Mata teu pai' (Reprodução Instagram)

No domingo, 5 de julho, a atriz Renata Sorrah encena Em Companhia. Junto com o dramaturgo e diretor Marcio Abreu, a atriz constrói uma ação a partir de fragmentos dramatúrgicos das obras junto à companhia brasileira de teatro, coletivo de artistas de várias regiões do país. A transmissão será pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo, às 21h30.

O TeatroJá transmitirá 14 peças ao vivo com ingresso a R$ 10. Lilia Cabral, Paulo Betti e outros atores consagrados terão os espetáculos transmitidos pela plataforma Zoom. O primeiro, “Os Vilões de Shakespeare”, monólogo com Marcelo Serrado, estreia em 4 de julho. Ingressos à venda na plataforma teatropetragold.com.br/. Parte da arrecadação é destinada à assistência emergencial de famílias de técnicos e artistas de teatro de todo o Brasil.

O Itaú Cultural lança o projeto Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Os vídeos estão disponíveis no site itaucultural.org.br.

Cinema

O público encontra no Festival Varilux Em Casa uma seleção de 50 filmes de edições anteriores do Festival Varilux de Cinema Francês com diversidade de títulos e gêneros gratuitamente, até o dia 27 de agosto. Para ver os filmes basta acessar o link: www.festivalvariluxemcasa.com.br e fazer um cadastro simples.

A plataforma de cinema gratuito do Sesc São Paulo, o Sesc Digital, disponibiliza mais quatro novos filmes. São estes: “Violência e Paixão” (1974), de Luchino Visconti; “Paterson” (2017), de Jim Jarmusch; “Vou Rifar Meu Coração” (2012), de Ana Rieper; e “Corda Bamba - História de Uma Menina Equilibrista” (2013), de Eduardo Goldenstein. Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Distribuidores e exibidores de cinema se unem para disponibilizar filmes inéditos toda quinta-feira, por meio da plataforma cinemavirtual.com.br. Cada sessão custa R$ 24,90 e vale por 72 horas. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes, entre celular, TV, computador, tablet. O objetivo é manter 10 filmes disponíveis.

Literatura

O autor Tiago Santos-Vieira disponibiliza dois livros de suspense de thriller psicológico de autoria dele para download gratuito durante a quarentena: “Dança das Bestas” e “Elos do Mau Agouro”. Basta acessar o site da editora c5livros.com.br.

A Fan The Flame Concepts LLC lança sua quarta série de quadrinhos do título Neymar Jr. Comics. Intitulada de Inked: A Steady Hand (Uma Mão Firme, em português), a série está disponível gratuitamente para os mais de 3,1 milhões de seguidores da Neymar Jr. Comics pelo mundo. Para ler, basta acessar o site www.NeymarJrComics.com ou baixar o app oficial que está disponível tanto na Apple Store, para sistema iOs, e na Google Play, para sistema Android.

A Editora Mundo Cristão disponibiliza 18 audiolivros gratuitos no Deezer e Spotify: o best-seller de Gary Chapman, "As cinco linguagens do amor", "Novo Testamento" com texto da Nova Versão Transformadora (NVT); "O evangelho maltrapilho", "O anseio furioso de Deus", "O Peregrino", "Cristianismo descomplicado", "Louco Amor", "Ortodoxia", "Decepcionado com Deus", "Perdão Total", "O Deus que abre portas", "Jesus Copy", "Família indestrutível", "Formigas", "Discipulado", "Confissões", "Na jornada com Cristo" e "O impostor que vive em mim".

Arte e Cultura

O cantor Antônio de Oliveira continua com a série de lives “Na Madruga Boladona”, em que recebe convidados de diversos estados para trocar vivências sobre sexualidade, gênero, cor, classe, música e artes em geral. As transmissões são feitas pelo perfil do artista no Instagram (@antonio_deoliveira), sempre às 23h55; e também ficam disponíveis no IGTV. Os próximos convidados são: terça, 30, o cantor e compositor André Abujamra(SP); quarta, 1º, a cantora Aíla (PA); quinta, 2, as artistas Livia Mendes e Versus Polaris(PA); e sexta-feira, 3, a artista Yara Canta(CE).

O “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, evento digital que substitui a tradicional manifestação junina nas ruas de Belém, terá mais três cortejos virtuais nos domingos: 5 e 12 de julho, sempre às 10h, ao som da Banda Arraial do Pavulagem e transmissão pelo canal do oficial no YouTube, com a participação de convidados. Até 12 de julho, a programação segue com lives, podcasts e campanhas solidárias.

A plataforma Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. As atividades iniciam 30 de junho. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades iniciam neste mês, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil.

O projeto #JHSPOnline, da Japan House São Paulo, vem apresentando diariamente em suas redes sociais uma programação repleta de conteúdo e atividades, para reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo. Atividades lúdicas no estilo ‘faça você mesmo’ são destaque no canal do centro cultural no Youtube, com vídeos didáticos e divertidos que colaboram para unir e entreter toda a família dentro de casa.

O FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo -, promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores: Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

Cursos, Oficinas e premiações

A Fotoativa realizará duas oficinas virtuais em julho: “Fotografia encenada”, com Martin Pérez, do Uruguai, de 1º a 22 de julho, com cinco encontros coletivos, na quarta e quinta-feiras da primeira semana e às quartas das semanas seguintes, ao valor de R$ 200. E “Criação de portfólio para artistas visuais”, com Camila Fialho, de 6 a 18 de julho, com 6 encontros coletivos e um encontro individual, às segundas, quartas e sextas, de 10h às 12h. Nas duas oficinas, tem descontos de 10% no pagamento à vista e 20% para associados, além de haver uma bolsa integral a aluno sem possibilidade financeira.

O BrLab, Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, está com inscrições abertas à 10ª edição até o dia 6 de julho pelo site brlab.com.br. O evento ocorre entre 5 e 27 de novembro, com programação totalmente on line. Serão distribuídos R$650 mil em prêmios em parceria com a Vitrine Filmes, Globo Filmes e Projeto Paradiso, além de outros prêmios internacionais. Serão realizados os seguintes workshops: o principal para projetos selecionados em desenvolvimento, o de montagem para obras já filmadas, o de estratégias de audiência, e o de treinamento de profissionais de distribuição, programação e marketing. Ainda, debates, palestras e masterclasses.

O perfil SobreGentes Arte (@sobregentes) recebe inscrições para o lançamento de seu próximo livro.  A ideia da obra é valorizar e apoiar o artista independente, principalmente em tempos de isolamento social. Para o livro, o SobreGentes selecionará, através de um grupo de curadores, até 100 artistas das mais diversas áreas, que ganharão, cada um, duas páginas na publicação: uma com a foto da obra e outra com uma mini entrevista. Serão aceitas inscrições para fotografia, literatura, desenho, ilustração, colagem, pintura, escultura, música, dança e teatro. Os interessados podem se inscrever até 30 de julho, pelo site www.sobregentes.com.br/arte.

A Orquestra Ouro Preto lança o Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles, que vai distribuir R$ 50 mil e selecionar 10 propostas de videoclipes para as músicas que compõem o álbum “The Beatles Vol. 2”, que será lançado em breve. O edital é voltado para artistas que trabalham com produções audiovisuais. Os vídeos deverão expressar a força dos sentimentos presentes em cada uma das 10 músicas que integram o CD. O edital e as informações completas sobre as inscrições e regras das propostas estão no site www.orquestraouropreto.com.br. As inscrições seguem até o dia 14 de julho.

Estão abertas as inscrições Ao 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorre de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis – a previsão é que seja presencial. Podem concorrer longas e curtas metragens de todo Brasil, além das categorias Curta Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso, Filme Publicitário (este apenas para a Paraíba) e Videoclipe. Inscrições até 11 de agosto pelo site festaruanda.com.br.

O Prêmio Cabíria, voltado a incentivar o protagonismo das mulheres no audiovisual, está com as inscrições abertas até 31 de julho pelo site cabiria.com.br. Este ano, a categoria “piloto de série documental” se soma às existentes nas edições anteriores: “longa de ficção”, “argumento infanto-juvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas. Para participar os roteiros e argumentos devem ser de autoria ou coautoria feminina e as narrativas devem contar com pelo menos uma protagonista feminina. A taxa de inscrição é de R$ 80 com valor promocional a R$ 50 até 10 de julho. Até dia 15 de julho, roteiristas negras, indígenas e mulheres trans poderão requisitar inscrições gratuitas.

Até 31 de julho de 2020, a Nave Gris Cia Cênica receberá obras de bailarinas(os), coreógrafas(os), performers e artistas do audiovisual de todo o país que exploram a linguagem videodança. As produções selecionadas estarão na GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança, que tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, na cidade de São Paulo. Tanto o regulamento da mostra como o formulário para inscrições estarão disponíveis a no site navegris.com.br. O resultado dos selecionados será divulgado em 31 de agosto.

Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/mixbrasil2020. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA