CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dança paraense sai dos palcos e ganha tela de cinema

“Cuíra Em Cenas - Festival de Videodanças da Amazônia” exibirá durante três dias 19 videodanças de artistas locais

Bruna Dias
fonte

Hoje, 29, até o dia 1º de maio, vai ocorrer o “Cuíra Em Cenas - Festival de Videodanças da Amazônia”, no Cine Libero Luxardo, com entrada é gratuita. O evento tira a dança dos palcos e leva para as telas de cinema.

O objetivo do festival é estimular à cena da dança paraense que visa valorizar os artistas locais e suas obras em diálogo com outras linguagens artísticas, ampliar novas plateias e ocupar novos espaços. Entre as 19 videodanças selecionadas, dançarinos com PcDs, afro-descendentes e mulheres na linha de frente, também estarão disponíveis na programação, e também danças com coreografias em libras.

VEJA MAIS 

image Tony Melody abre show de Toninho Geraes hoje em Belém
Cantor será a segunda atração da noite que recebe Toninho Geraes, grande nome do samba nacional

image Raidol, Jeff Moraes e Naieme são atrações do 'Amazônia Sonora' nesta sexta-feira
Artistas apresentam repertórios autorais em segunda edição da festa

Além das exibições, um bate-papo será aberto com os realizadores dos filmes e os bailarinos convidados.

Eduarda Falesi, bailarina, coreógrafa, diretora artística e CEO da produtora Ondina Studio, é a responsável por idealizar esse festival, que está na sua primeira edição. Na dança desde os 2 anos de idade, foi em 2021 que ela fundou o Ondina Stuidio e protagonizou voos mais altos.

Sempre pensando na dança na Amazônia, Eduarda Falesi viu esse projeto uma forma de presentear esse mês em que é comemorado dia internacional da dança, em 29 de abril. Ela ressalta que as danças da nossa região tem escolas e profissionais, com uma diversidade de gêneros da dança, por isso a necessidade de sempre colocar a arte em destaque. Eduarda faz questão de enfatizar que o Pará é uma terra com povo dançante que é visto nas festas e manifestações culturais distintas.

“A ideia do festival é que ele se torne uma programação cultural para todos os anos durante o mês de abril. E futuramente fazer oficinas, espetáculos, mais seleções de videodanças para passar nas telas de cinema. É um projeto em expansão da dança com outras linguagens, mas que seja um ponto de partida para mais visibilidade da dança no nosso território”, explicou.

Os videodanças paraenses selecionados para a exibição foram resultados de uma pesquisa entre diversos trabalhos produzidas ao longo dos anos. A organização do festival entrou em contato com os realizadores para oficializar o uso do audiovisual. “Esperamos que na próxima edição, possamos fazer uma seletiva com videodanças inéditas, produzidas por mais artistas da dançar de várias localidades do Estado”, disse Eduarda.

A videodança é uma arte híbrida realizada que mistura o audiovisual e a dança, com o elemento o movimento em destaque. “É a dança do ver, a dança do olhar, é uma linguagem artística contemporânea, que surge como um ponto de confluência entre a dança, a arte de mover-se e a arte de produzir imagens técnicas em movimento, tais como o cinema, o vídeo e as artes digitais. E o vídeo é algo que dialoga diretamente com os veículos de comunicação e redes sociais onde as pessoas hoje tem mais acesso as informações”, contou a bailarina.

“A gente espera lotar as salas do Líbero com o público consumidor de audiovisual, dança, música e cinema”, finalizou Eduarda.

Agende-se

Sexta-feira 29/04 (sessão Ismael Ivo)

- Exibição das videodanças:

1. Caminhada

2. Questão de Tempo

3. Seres de Si

4. Vagalumear

5. Um Tempo que Rega o Reggae

6. Girls X3

7. Vidrado em Você

- Horário: 16H00 às 18H00

- Bate-papo com os realizadores 17H00

Sábado 30/04 (sessão Pina Bausch)

- Exibição das videodanças

1. Côncavo

2. Daqui Acenei Para Você

3. Ecos das Entranhas

4. Intravenosa

5. CMD

6. Peixes

7. La Loba

- Horário: 16H00 às 18H00

- Bate-papo com os realizadores 17H00

Domingo - 01/05 (sessão Mercedes Baptista):

- Exibição das videodanças

1. Xaxará

2. O Salto

3. Desarmarear

4. Entre Outras Ruas Ato I

5. Auto do Círio

- Horário: 16H00 às 18H00

- Bate-papo com os realizadores 17H00

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA