Crowdfunding de livros de Dalcídio Jurandir termina hoje

A campanha almeja publicar "Chove nos Campos de Cachoeira" e "Chão dos Lobos"

fonte

A campanha de financiamento coletivo para a reedição dos livros "Chove nos Campos de Cachoeira" e "Chão dos Lobos", de Dalcídio Jurandir, termina nesta quarta-feira, 19, no site Catarse. As duas obras estão esgotadas há anos.

A iniciativa é da editora paraense Pará-grafo, que usou a mesma estratégia no ano passado para republicar outros os livros do mesmo autor: "Ponte do Galo", "Três Casas e um Rio" e "Os Habitantes". O objetivo é recolocar nas estantes brasileiras as demais obras esgotadas desse autor paraense.

Considerado o maior romancista da Amazônia e um dos principais autores brasileiros do Século XX, Dalcídio Jurandir nasceu em 1909, no município de Ponta de Pedras, no Marajó, e faleceu em 1979, no Rio de Janeiro. Ele escreveu 11 romances, dos quais dez formam o chamado "Ciclo do Extremo-Norte", que recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 1972.

O ciclo narra a saga do menino Alfredo com a rica descrição do horizonte amazônico a partir do contexto humano e geográfico, usando expressões linguísticas típicas, revelando a cultura e as concepções sociopolíticas. 

"Chove nos Campos de Cachoeira" foi o primeiro romance de Dalcídio, no qual Alfredo busca estudo e uma vida melhor.  O autor descortina uma região do Pará pouco conhecida da maioria da população brasileira. A primeira versão foi concluída em 1929, mas somente 12 anos depois foi publicado por meio do Prêmio Vecchi - Dom Casmurro, em júri composto por autores renomados da literatura brasileira, como Jorge Amado e Rachel de Queiroz. 

"Chão dos Lobos" é o nono romance da série Extremo-Norte, com tom dramático. Nele, Alfredo, já jovem, encontra-se em Belém, onde se deixa envolver pelos encantos das primeiras surpresas e no descobrimento do amor, da injustiça, da incompreensão e da pobreza extrema. 

Campanha

A campanha para a republicação de "Chove nos Campos de Cachoeira" e "Chão dos Lobos" foi iniciada no dia 20 de outubro. As duas obras tem edição, diagramação e design de André Fernandes e Dênis Girotto, sendo que "Chove nos Campos de Cachoeira" traz fotografias de Armando Teixeira, ilustrações de Mael Anhangá e prefácio de Edilson Pantoja, enquanto "Chão de Lobos" reúne fotografias de Nayara Jinkings, ilustrações de Tainá Maneschy, prefácio de Fernando Farias.

Participe: http://catarse.me/chovenoscampos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA