CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cordão do Galo ganha as ruas de Cachoeira do Arari, nesta quinta, 3

O cortejo com cerca de 200 crianças vai celebrar a entrega do novo Museu do Marajó.

Enize Vidigal, O Liberal

Há 14 anos, o Instituto Arraial do Pavulagem promove o Cordão do Galo em Cachoeira do Arari, no Marajó. O folguedo popular normalmente é atrelado à Festividade do Glorioso São Sebastião, no mês de janeiro, e o brinquedo popular, na forma do galo, homenageia o padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó. Mas acaba de ganhar uma edição especial com a festa na inauguração do novo Museu do Marajó.

Desde 2008, o projeto realiza oficinas culturais para as crianças preparatórias para o grande cortejo do galo que ganha as ruas da cidade. O cantor e compositor Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem, conta que o folguedo foi criado a pedido da Irmandade  dos Devotos do Glorioso São Sebastião e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do processo de reconhecimento da Festividade do Glorioso São Sebastião como patrimônio brasileiro.

“Perceberam o consumo de bebidas alcoólicas nos eventos da festa e criamos esse folguedo para fazer um trabalho com as crianças para a prevenção do alcoolismo, do abuso sexual e da violência. Estou feliz porque a adesão cresce a cada ano e o Cordão do Galo se tornou um grande acontecimento em Cachoeira do Arari”, conta.

Ronaldo explica que folguedo popular traz na essência o protesto lúdico como forma de educar a população por meio da cultura, tais como o “protesto pelo saneamento, pela moradia, pela superação do baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Marajó. Vamos discutindo isso com todas as instâncias: prefeitura, igreja, museu, escola, estado, etc. É uma grande mobilização social”, define. E que outros temas relevantes à sociedade podem ser agregados, como a conservação ambiental, o repeito à criança e à dignidade humana. “A gente acredita que esse processo que a gente faz (folguedo) é uma forma de chamar a atenção para uma formação mais integral, que valoriza o conhecimento da cultura popular”. 

Cordão do Galo

Programação

Duzentas crianças são esperadas no cortejo, que tem o envolvimento do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. O Galo, figura que segue à frente do cortejo, também está ganhando corpo novo para esta edição, pelas mãos de San Rodrigues, do Projeto Camapu, em Belém.

Os pequenos brincantes participaram de oficinas preparatórias para o cortejo, com aulas de percussão, canto popular, danças regionais, perna-de-pau e prática de instrumentos, além de momentos de recreação e contato com adereços de manifestações culturais paraenses. As atividades aconteceram na paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião e também na praça situada em frente, até a véspera do evento.

“A gente tá trabalhando com as crianças três músicas voltadas para esse cortejo, que também fazem parte do álbum virtual, CD e songbook ‘Cordão do Galo’, que o Instituto Arraial do Pavulagem está lançando. O cortejo será aberto a (canção) recente ‘Ponta de Ouro’ (Ronaldo e Allan Carvalho), uma toada de boi-bumbá com sotaque de Cachoeira do Arari, feito com as caixas quadradas (instrumento percussivo da região, resgatado pelo cordão), que louva o brinquedo popular homônimo do Mestre Piticaia, que vai participar do cortejo com todo mundo reconhecendo a importância cultural dele nesse lugar”, descreve o cantor, músico e compositor Allan Carvalho, que participa da organização do evento. As outras músicas serão conhecidas dos cordões anteriores, o carimbó “Borboleta Amarela” (Ronaldo e Mestre Madureira) e “Banguê para Bastião” (Allan, Ronaldo e Cincinato Júnior).

O cortejo das crianças do Cordão do Galo inicia logo após o descerramento da placa inaugural do Museu do Marajó e será conduzido pela Banda João Viana em direção ao ginásio poliesportivo Manoel Xavier Barbosa, onde haverá show do Arraial do Pavulagem e de mestres de cultura marajoara. O evento tem o patrocínio Equatorial Energia Pará, FCP e lei semear patrocinam e apresentam.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA