CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Diego Borges apresenta, pela primeira vez, a Conecta

A Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia apresentará uma série de programações dos dias 11 a 13 de março

Painah Silva
fonte

Originada a partir de uma tese de doutorado, a Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia - CONECTA apresenta nos próximos dias 11 a 13 de março, pela primeira vez, uma série de programações especiais do universo Geek, realizada no Centur. Diego Borges, idealizador do evento, conta como tudo aconteceu até a Convenção sair, de fato, do papel. Como uma pessoa que estuda sobre as redes sociais e um apaixonado pela cultura Nerd, ele criou, em 2010, uma comunidade no Facebook para falar sobre o assunto com outros admiradores como ele. Na época, o objetivo em criar esse espaço era divulgar criadores paraenses do mundo Geek. “Queria trazer valorização para criadores paraenses”, afirma ele. Após a divulgação de um concurso realizado pelo Facebook, Diego sentiu que era o momento para levar a comunidade para novos horizontes. “Eles [Facebook] selecionaram o projeto da Convenção para ser financiado, e a partir desse momento, aquele projeto inicial dava seus primeiros passos para sair do papel”, conta.

O projeto foi o único da região Amazônica a ser selecionado no programa "Aceleração de Comunidades”, mantido pelo Facebook, e no ano passado, em 2021, devido principalmente à pandemia, eles começaram a realizar diversas oficinas on-line para localizar e capacitar futuros criadores. Nesse momento também é criada uma editora própria, com o intuito de levar literatura de baixo custo ao público e incentivar a leitura, a qual lançará sua primeira obra, um romance chamado “Pontos Noturnos”, durante a CONECTA. 

Em outubro de 2021, a história de Diego e criação da Convenção ganhou um espaço na coluna de O Liberal, Repórter 70. Na ocasião, foi mencionado como um projeto que surgiu a partir de uma tese de doutorado do Programa de Pós Graduação em Comunicação Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia foi selecionado em um programa internacional. Diego concorreu com mais de 14 mil outros projetos, elaborados em 77 países, mas foi um dos poucos brasileiros a alcançar a premiação. O investimento financiado pelo programa custou em torno de 250 mil reais.

Nos próximos dias, a Convenção contará com programações musicais e multiculturais. O principal objetivo, defendido pelo criador, é levar mais da cultura Nerd à capital paraense e ao público do estado. Muitos artistas, das mais variadas áreas vão se apresentar, um deles é o cantor paraense AQNO. Nascido em Marabá, o músico que começou a sua carreira em 2013 nos Festivais de Músicas Autorais do Sudeste do Pará, comenta a sua expectativa para o show: “É a oportunidade de fazer o segundo show do meu álbum, recém lançado, “O Retorno de Saturno”, diz. O “ORDS” é um compilado de experiências e canções de sua própria autoria escritas na última década: “É minha saída do subterrâneo de questões emocionais muito delicadas e também desse lugar de marginalização artística, de onde eu nunca tive espaço para ‘botar’ meu canto para o mundo. [...] Me representa nos meus 33 anos, fazendo minhas resoluções em 11 músicas de períodos bem delicados como um homem gay vivendo com HIV há 7 anos e reconfigurando seu modus operandi afetivo”, afirma ele. Tendo apresentado, pela primeira vez, a performance no Psica Festival, o cantor se diz animado em se apresentar no Teatro Margarida Schivasappa. “Na Conecta, estamos trazendo uma extensão desse show [do Psica] em que eu canto todo o disco de forma mais contemplativa (porém não menos energética) e ainda trago uma convidada super especial, minha amiga e cantora paraense, Layse. [...] Ainda traremos canções de outros artistas para completar um repertório extremamente pop amazônico e latino”, conta AQNO.

(Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA