Clowns paraenses estreiam no mundo virtual
O projeto “O Clownzinha de Palhaço” estreia com o episódio Maniçoba

O mundo virtual não para de fervilhar com produções artísticas. A novidade é que a Cia dos Notáveis Clowns lançará nesta sexta-feira (29) o projeto “O Clownzinha de Palhaço” com o episódio Maniçoba. É um programa de receitas do Youtube, onde os mestres-cucas e cozinheiros são os próprios palhaços do grupo. Com 20 anos de estrada e pesquisa na arte da palhaçaria, desta vez o grupo paraense mergulhou em uma experimentação dentro da linguagem Audiovisual, em decorrência do isolamento social.
A ideia do projeto foi unir o audiovisual, o clown e a gastronomia local. Imersos no universo da culinária e da gastronomia amazônica a Cia produziu uma 1ª temporada com 3 episódios, com duração entre 15 e 20 minutos, através de uma abordagem cômica e clownesca. Com muito humor cada episódio investigou a feitura de três pratos clássicos e dos mais populares no estado do Pará, como a Maniçoba, o Açaí com Peixe Frito e o Pato no Tucupí.
O programa Clownzinha de Palhaço tem como mote dois palhaços que estão em
crise financeira. Há tempos a bilheteria anda vazia e o público já não comparece aos seus espetáculos. Eles chegam à conclusão de que o que dá dinheiro é comida e internet, e assim decidem abandonar os picadeiros para ensinar receitas na internet, com o desejo de se tornarem youtubers e digitals influencers.
João Guilherme Ribeiro Pinho, que é o palhaço Toli Tola Tanto Faz, diz que o programa traz à tona as histórias de cada prato, revelando parte deste imaginário que circunda a cultura gastronômica do Pará e a feitura de cada receita. “Nosso propósito não foi fazer com que as receitas dessem certo. Do tipo: nossa mas que comida incrível”, explica.
Adhara Belo, a palhaça Mocotó, conta que a experiência de gravar o Clownzinha foi uma grande descoberta. “Uma nova forma de olhar para minha palhaça. O processo de maturar a ideia foi lento, passamos pelo menos três meses pensando no formato do programa, mas a execução foi rápida e intensa, gravamos em fevereiro durante o feriado de carnaval, antes de estourar a pandemia do Covid-19, mal sabíamos o que os próximos meses guardavam pra gente. Vejo no Clownzinha de Palhaço um caminho de grande aprendizagem para nós da Cia dos Notáveis Clowns, sinto que estamos apenas começando e minhas expectativas são as melhores possíveis, não vejo a hora de começarmos a produzir a segunda temporada”, destaca.
Do ponto de vista da técnica utilizada, alguns desses tipos chegaram a um grande nível de requinte. Dentre eles, Charles Chaplin, a dupla Hardy e Laurel (o Gordo e o Magro), Buster Keaton, Harold Lloyd, Jacques Tati, Jerry Lewis, Chaves. No Brasil figuras como Mazzaropi, Oscarito, Grande Otelo e Os Trapalhões também ocuparam lugares de grande destaque para com o público.
Quem assina a direção geral e os roteiros dos episódios é Luciano Lira, que também é palhaço dentro da Cia dos Notáveis Clowns. Sobre as referências que se tornaram grandes ícones dentro da arte da palhaçaria ele diz que, “chegar ao nível destes grandes mestres da palhaçaria nunca foi nosso intuito, seria pretensioso por demais e até mesmo utópico. Eles foram desbravadores dentro deste tipo de experimentação e, com certeza, deixaram o seu legado”, pontua Luciano.
O Clownzinha de Palhaço é resultado do Prêmio de Produção e Difusão Artística 2019 da Fundação Cultural do Pará, através do Programa de Incentivo a Arte e Cultura – SEIVA.
O episódio piloto será o Maniçoba e estará disponível no canal do Youtube Clownzinha de Palhaço a partir das 11 h do dia 29 de maio (sexta-feira). Nas próximas duas semanas, sempre às sextas-feiras estreiam o episódio 2 – Peixe Frito com Açaí e o episódio 3 – Pato no Tucupí.
Agende-se:
Lançamento Clownzinha de Palhaço no youtube
Data:29/05
Hora:às 11h
gratuito
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA