Clássicos de Tom Jobim são apresentados pela filha do músico, Maria Luiza Jobim e convidados

Apresentação terá também Leila Pinheiro e o gaitista José Staneck, além da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Lucas Costa

Música

Os clássicos de Tom Jobim serão apresentados ao vivo pela internet nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, no “Concerto Tom nas Escolas” executado pela “Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca”. A filha de Tom, cantora Maria Luiza JobimLeila Pinheiro e o gaitista José Staneck terão participação especial. A transmissão será pelo Facebook e Youtube do MultiRio, e também pelo canal 526 da Net, às 18h.

A série Música #EmCasaComSesc inaugura uma nova fase: as apresentações passam a ocorrer em lives transmitidas da casa dos músicos ou com transmissão direto dos palcos das unidades do Sesc, ainda sem a presença de público e seguindo todos os protocolos de segurança. Nesta terça-feira (29), o violonista, compositor e arranjador mineiro Juarez Moreira apresenta um panorama dos 50 anos de sua carreira. As apresentações seguem sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

O aniversário de Tico Santacruz será comemorado com show virtual do Detonautas Roque Clube, nesta quarta-feira, 30, às 20h. Ingressos a R$ 40. Venda e transmissão pela plataforma www.soundclub.live.

A atriz e cantora Zezé Motta será a convidada do ator e roteirista Cacau Hygino para a Live Conectados, nesta quarta-feira, 30, às 19h, no perfil da @ubookapp no Instagram.

O cantor e compositor Reginaldo Viana está postando vídeos com a participação de outros artistas, como Jeanne Darwich, Camila Alves e Cacau Novais, com as faixas do disco dele, “Azul” (2011), sempre às sextas-feiras. Serão postados 13 vídeos ao todo, sendo um a cada sexta-feira, nos perfis de Reginaldo no Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.

Joelma fará show virtual no dia 3 de outubro pelo canal oficial da cantora no YouTube para celebrar 25 anos de carreira. Intitulada “Bateu Saudade”, a live vai relembrar os hinos românticos da trajetória dela.

No dia 3 de outubro, a partir de 11h, começa a transmissão ao vivo do Festival Teen 2020 Live Show, pelo canal oficial do evento no YouTube. A 3ª edição do evento traz artistas como Pedro Sampaio, Vitão, MC Jottapê, João Guilherme e as meninas do BFF Girls.

Nelsinho Rodrigues, Edilson Moreno, Kim Marques, Wanderley Andrade e outros artistas participam da live solidária pelos ribeirinhos das ilhas de Belém, no domingo, 4 de outubro, às 16h, com transmissão pelo canal do Youtube PasseioFluvialdoSidney.

Cinema, TV e Espetáculos

A série Dança #EmCasaComSesc traz as apresentações: "Bolero - Flórez para Ravel", de Mauricio Floréz, nesta terça-feira, 29; e "Engasgadas, um Ensaio para Regurgitar o Mundo", do Zona Agbara, na quinta-feira, 1º de outubro. Transmissões ao vivo sempre às 21h30, no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram.

O Itaú Cultural exibe no site da instituição a versão online do espetáculo “Villa”, dirigida por Diego Moschkovich, nesta terça-feira, 29, às 20h, para adultos.

Viúva-Negra será o novo filme da Marvel Studios (Divulgação Disney)

A 2ª edição da Marvel Run chega ao Brasil em formato virtual, e os participantes de todo o país terão três semanas para completar o percurso. Com a proposta de unir o esporte e entretenimento, a edição de 2020 será inspirada no filme “Viúva Negra”, da Marvel Studios, que chega em breve nos cinemas. Esta é a primeira corrida virtual de Marvel da América Latina e acontecerá no Brasil entre 22 de novembro e 12 de dezembro. As inscrições seguem até 30 de setembro, pelo site ativo.com.

Nesta semana o #EmCasaComSesc, tem novas transmissão de diferentes trabalhos cênicos, sempre às 21h30, pelo canal Sesc São Paulo no Youtube, e perfil @sescaovivo no Instagram. Serão apresentados ao público: “Memórias da Rabeca”, com Alício Amaral, no dia 30/9; “Hamlet Cancelado”, com Vinícius Piedade, no dia 2/10; e “Vincent Willem van Gogh”, com Alexandre Ferreira, no dia 4/10.

O espetáculo “Quem Prospera Sempre Alcança”, com dramaturgia e direção de Leonardo Cortez e atuação de André Santos e Djair Guilherme, é exibido gratuitamente nesta quarta-feira, 30, e na sexta, 2 de outubro, às 20h, no canal do Youtube do Atendimento Kavantan. A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha adaptação aos tempos de pandemia. Classificação livre.

CineSesc exibe novos títulos na série #EmCasaComSesc, esta semana: as ficções “O Despertar das Formigas”, de Antonella Sudasassi Furniss (Costa Rica e Espanha, 2019, 14 anos) e “Party Girl”, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis (França, 2015, 14 anos); o documentário “Maria, não se esqueça que venho dos trópicos”, de Francisco C. Martins, Brasil, 2017, 10 anos); a animação “História antes de uma história”, de Wilson Lazzaretti (Brasil, 2014, Livre); e o curta-metragem de ficção “Sem Asas”, de Renata Martins (Brasil, 2019, livre); além da sessão Cine África, com a ficção “Akasha”, de Hajooj Kuka (Sudão, África do Sul, Alemanha e Catar, 2018, livre), que ficarão disponível até o dia 30.

O Auto da Compadecida completa 20 anos de lançamento. A minissérie foi exibida na TV Globo em 1999 e a versão cinematográfica foi lançada no ano seguinte. Na quarta-feira, 30, haverá um debate na Sessão Cineclube Estação, que poderá ser acessada pelo link.

O ator Luís Miranda dá vida a “Madade Sheila”, espetáculo de teatro de exibição online e gratuita, com direção de Monique Gardenberg, que estreia na quinta-feira, 1º, às 21h, no site www.teatrounimed.com.br. A peça segue sendo exibida nas quintas-feiras de outubro e novembro.

O Teatro Porto Seguro apresenta espetáculo inédito ”Pós-F” com textos da escritora e roteirista Fernanda Young; com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça fica em cartaz até 4 de outubro com transmissão via streaming direto do palco do teatro.

Inffinito Film Festival continua até 25 de outubro a exibição on-line e gratuita de filmes, mostras de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel Filho, e o acesso a festas com DJs convidados, debates, lives e master classes. Tudo pela plataforma www.inff.online.

A atriz Irene Ravache protagoniza a peça "Alma Despejada" da Série "Espetáculo de Teatro", do Instituto Usiminas. O espetáculo está disponível nas redes sociais e canal do Youtube do Usiminas até o dia 17 de dezembro.

A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! oferece uma programação virtual variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros, com 470 artistas de todas as regiões do país, que são exibidas de segunda a sábado em diferentes horários no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.

Ana Carolina Matos, Bianca Leão e Rafaela Oliveira integram o Trama das Águas (Reprodução)

Literatura

A Monomito Editorial realiza uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até 16 de outubro, pelo Catarse.

O Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), criou o projeto 'Em casa com o Portal' com o objetivo de resgatar a cultura regional e aproximar autores e leitores possibilitando o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família nos perfis do órgão no Facebook e Instagram (@ioepaoficial).

Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. “O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva.

 

 

Arte e Cultura

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta das 14h às 15h, na quarta-feira, 30, as peças “A Bela e a Fera” e “A Bela Adormecida”. Quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar e interagir com os personagens. Para solicitar o acesso na sala virtual é necessário entrar em contato pelo Whatsapp (11) 3971-3640.

O Itaú Cultural exibe “Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos até o dia 30 de janeiro, sempre aos sábados, às 14h. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público-alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site www.itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

A Faculdade de Turismo da UFPA, por meio do Projeto de Extensão “Intercâmbio Turístico-Cultural entre Belém – Pará - Brasil e Cabo Verde”, promove duas lives de debates: no dia 2 de outubro, “O empreendedorismo feminino na música em Cabo Verde e em Belém do Pará” e, no dia 23, “Políticas públicas de turismo e cultura como fatores de aproximação entre Belém do Pará e Cabo Verde”. A transmissão será às 19h pelo Youtube, e pelo Facebook do Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur) da UFPA. 

Personagens conhecidos do lendário amazônico chegam a internet por histórias com humor, mistério e um apelo por preservação ambiental e pela cultura indígena brasileira nas lives cênicas “Contos do Índio e da Floresta”, que serão apresentadas na plataforma digital Sympla aos sábados e domingos, às 15h, a partir do dia 3 de outubro. A temporada na plataforma acontecerá até final de novembro.

A Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.

Associação Fotoativa comemora aniversário com uma série de atividades  (Guy Veloso / Divulgação)

Editais e Concursos

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.

O Itaú Cultural inscreve ao projeto “Infâncias Plurais”, realizado com apoio do Instituto Alana. São 400 vagas disponíveis, com anúncio da seleção até 14 outubro. Até 40 projetos selecionados poderão receber R$ 3 mil, quando realizados individualmente, e R$ 5 mil para grupos. As inscrições vão até 2 de outubro. A live será com a coordenadora de Educação do Instituto Alana, Raquel Franzim, e a gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural, Tatiana Prado, seguida da exposição do filósofo Renato Nogueira, com transmissão no site e perfis do Itaú Cultural no Youtube e Facebook.

1º Prêmio Brasileiro de Fotografia Aérea – Pakuá está com as inscrições abertas até o dia 15 de outubro. Os interessados podem inscrever até três fotos. As imagens serão avaliadas de acordo com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica. Dentre os prêmios aos vencedores estão drones, câmeras profissionais e cursos de fotografia. O resultado será divulgado até dia 21 de dezembro. As melhores imagens serão expostas por 30 dias em uma mostra no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

O 1º Salão Nacional de Artes Visuais “Virgínia Antigas” abre as inscrições para artistas nas categorias arte digital, animação, colagem, desenho, escultura, fotografia, gravura, GIF arte, instalação, mixed media, objeto tridimensional, performance, pintura, videoarte e video mapping de artistas brasileiros. As inscrições são feitas pelo site salaonacional.com.br, até o dia 26 de outubro.

O Itaú Cultural está com inscrições abertas para a 3ª convocatória de A_ponte: Cena do Teatro Universitário, voltado a estudantes de cursos técnicos de teatro e de graduação em artes cênicas de todo o país. Esta edição é virtual. Para o eixo “Jornada de Aprendizagem Expadida”, as inscrições vão até 26 de outubro; e para o eixo “Seleção de trabalhos de conclusão de cursos de 2019/2020”, até 14 de janeiro de 2021.

O concurso fotográfico “Gatos e Gateiros” chega a 3ª edição para distribuir mil reais em prêmios para as três melhores fotos do concurso. As inscrições seguem até dia 8 de novembro de 2020. O concurso é 100% online e gratuito. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode participar. Basta acessar o site  www.gatosegateiros.com.br preencher a ficha de inscrição e em seguida enviar até duas fotos. Uma para o tema – gato sozinho – em que a foto deve mostrar a beleza ou a curiosidade do gato que deverá aparecer sozinho na foto.

É Tudo Verdade- Festival Internacional de Documentários está com as inscrições abertas até 18 de dezembro para a 26ª edição, que acontece entre 8 e 18 de abril de 2021. Inscrições e regulamento disponíveis no site www.etudoverdade.com.br. O festival é reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA como evento classificatório para o Oscar.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA