CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Série infantil paraense 'As Lendas da Turma do Jambu' chega às plataformas de streaming

Ao longo de 13 episódios, as lendas de diferentes regiões brasileiras são narradas de forma amena para crianças de até 6 anos.

Enize Vidigal

A primeira temporada da série infantil de animação paraense “As Lendas da Turma da Jambu”, com 13 episódios, acaba de chegar às plataformas de streaming. Lançado em 2019 após dois anos de produção, pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), a série educativa em 2D, dirigida por Zé Paulo Vieira da Costa, é voltada a crianças até 6 anos. Por isso, as histórias ganharam roteiros amenos feitos em parceria com a cineasta capixaba Saskia Sá, além de canções exclusivas compostas por Zé Paulo. A realização é da 3D Produções e Entretenimento. Os episódios estão disponíveis na Vivo Play, Now e Looke.

As lendas são contadas pela Turma do Jambu, um grupo de cinco crianças da periferia de Belém: Tonica, Fogoió, Jefsu, Péssimo e Adubado. “As crianças da Turma do Jambu conseguem superar as dificuldades do dia a dia com criatividade”, conta o diretor. As personagens interagem em cada episódio com uma lenda diferente, por meio de viagens realizadas através da leitura.

Cada episódio traz uma lenda diferente, que inclui um videoclipe sobre o enredo de cada lenda. “Procuramos fazer cada episódio com a cara da região de origem da lenda contada, com o sotaque do personagem e as músicas da região: o Boto, do Norte, tem um carimbó; o Saci Pererê, por ser do nordeste, é um xaxado; e o Negrinho do Pastoreio, do Sul do país, lembra a música tradicional de lá”, exemplifica o diretor.

Os episódios narram ainda as lendas da Cobra Grande, Mula Sem-Cabeça, Curupira, Boi tatá, Lobisomem, Iara, Corpo Seco, Velha Pisadeira, Mãe de Ouro e Vitória-Régia.

A produção dos roteiros foi antecedida de uma pesquisa de campo. As lendas foram lidas por professoras em salas de aula para alunos da pré-escola, em diferentes estados do Brasil. Ao final da leitura, as crianças foram estimuladas a fazer desenhos sobre as lendas e, assim, o diretor soube como cada história foi apreendida pelas crianças. “A narrativa foi construída em cima das impressões delas. As lendas mais violentas foram amenizadas”, explica. Esses desenhos e também as fotos das crianças participantes da experiência foram aproveitados na abertura e no encerramento dos episódios.

O vídeo teste da Turma do Jambu com o clipe de “Seu Lobo”, produzido antes da série, já supera 1,4 milhão de visualizações no canal da Turma do Jambu no Youtube e continua servindo de divulgação para o projeto.

 “Foram mais de dois anos para concluirmos esse trabalho, que foi exibido inicialmente na TV Brasil. Agora é que agora é a série está começando a aparecer, a fazer carreira nas redes de streaming. Já estamos planejando a segunda temporada”, destaca Zé Paulo ao observar o longo período que costuma demandar a produção audiovisual, ainda mais quando somada à limitação de recursos. Por isso, o diretor, que também é músico, jornalista e publicitário, assumiu a tarefa de dublar um dos personagens.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA