Premiado ator britânico Albert Finney morre aos 82 anos

Finney concorreu ao Oscar de Melhor Ator quatro vezes e uma vez ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante

Redação Integrada

O ator britânico Albert Finney, cuja filmografia inclui títulos como "Tudo Começou num Sábado" e "As Aventuras de Tom Jones", faleceu aos 82 anos após breve doença, informou a BBC nesta sexta-feira. A informação foi confirmada por um porta-voz da família.

Finney concorreu ao Oscar de Melhor Ator quatro vezes e uma vez ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. Ele cresceu em Manchester, no noroeste da Inglaterra, e estudou na Royal Academy of Dramatic Art. Deu seus primeiros passos no teatro, trabalhando em obras de William Shakespeare e, ao longo de sua carreira, combinou a tela grande com os palcos.

Recebeu quatro indicações ao Oscar de melhor ator pelos filmes Tom Jones (1963), Assassinato no Expresso do Oriente (1974), O Fiel Camareiro (1983), À Sombra do Vulcão (1984) e Erin Brockovich (2000).

Entre os destaques tardios de sua carreira estão filmes de ação e espionagem como 007 - Operação Skyfall (2012), O Legado Bourne (2012), O Ultimato Bourne (2007), Doze Homens e Outro Segredo (2004) e Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), em que interpreta o carismático Edward Bloom em sua versão mais velha — o papel do jovem é de Ewan McGregor.

De acordo com o porta-voz da família, ele "faleceu pacificamente após uma curta doença, e as pessoas mais próximas estavam a seu lado". 

 

Cinema