Mostra "Territórios Hostis", do CineSesc, discute conflitos territoriais

Com exibições gratuitas, o circuito busca democratizar o acesso à cultura; veja quais são os filmes

Redação Integrada
fonte

Temas como desigualdades sociais, a ganância por lucros, a especulação imobiliária e desrespeito por populações tradicionais e históricas são foco na mostra “Territórios Hostis”, promovida pelo CineSesc. Com todas as exibições gratuitas, o circuito busca democratizar o acesso à cultura. Os filmes “Martírio”, “Era o Hotel Cambridge”, “Futuro Perfeito”, “Fátima”, que evidenciam os conflitos territoriais para além do Brasil, serão exibidos nas cidades de Belém, no Sesc Ver-o-Peso, e nas unidades do Sesc em Castanhal e Santarém durante todo o mês de abril.

Nesta quinta-feira (4), Castanhal dá o início à programação às 18h, com a exibição do filme “Martírio”, de Vicent Careli, Ernesto de Carvalho e Tita. O documentário brasileiro é uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil atualmente, habitante do centro-oeste brasileiro, que constantemente entra em conflito com grupos de latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais. A mostra segue na cidade nos dias 11, 18 e 25 de abril, com a respectiva exibição, às 18h, dos filmes “Era O Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé; “O Futuro Perfeito”, de Nele Wohlatz e “Fátima”, de Philippe Faucon.

Em Belém, a programação tem início neste sábado (6), no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, com a exibição do documentário brasileiro “Martírio”, às 16h. O circuito continua na capital paraense nos dias 10,17 e 24 de abril, com a exibição, respectivamente, dos filmes “Era O Hotel Cambridge”; “O Futuro Perfeito” e “Fátima”, sempre às 18h.

Na segunda-feira (8), Santarém entra na programação com a exibição do filme “Era O Hotel Cambridge”, às 18h. O trata retrata a vivência de refugiados recém-chegados ao Brasil, que dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam problemas similares de uma vida nas ruas. Classificação 12 anos. Em Santarém a mostra continua nos dias 15, 22 e 29 de abril, respectivamente com os longas “O Futuro Perfeito”, às 18h; “Fátima”, às 18h, e “Martírio”, às 17h.

Um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país, o CineSesc promove exibições nas salas de audiovisual das unidades do Sesc e parceiros, com incentivo ao debate em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. “Fazer esses conteúdos atingirem um público mais amplo é o nosso desafio e uma de nossas tarefas mais importantes”, ressalta Marco Aurélio Fialho, analista de Audiovisual do Departamento Nacional do Sesc.

Agende-se

Mostra "Territórios Hostis", do CineSesc
De hoje, 4, até 29 de abril
Sesc de Belém, Castanhal e Santarém
Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA