Filme com Dira Paes, 'Veneza', entra na mostra competitiva de Gramado

O filme dirigido por Miguel Falabella também traz no elenco Carmen Maura, Du Moscovis, Danielle Winitse Carol Castro

Enize Vidigal

A atriz paraense Dira Paes está na mostra competitiva de longas metragens brasileiros do 47º Festival de Gramado, com o filme "Veneza", produção carioca dirigida por Miguel Falabela. Ela interpreta "Rita", herdeira da dona de um bordel idosa e cega chamada Gringa, a quem Dira deseja ajudar, com a ajuda de amigos, a realizar o sonho romântico de conhecer Veneza. O elenco também traz a atriz espanhola Carmen Maura (Gringa), Eduardo Moscovis, Danielle Winits e Carol Castro, com cenas gravadas no Uruguai e na Itália. O festival inicia na próxima sexta-feira, 16, e vai até o dia 22. 

Carmen Maura é conhecida pelas atuações nos filmes do cineasta Pedro Almodóvar. Veneza é a segunda incursão na direção de Miguel Falabella no cinema, dez anos após "Polaróides Urbanas". “Veneza é o filme da minha maturidade. Ele mostra a angústia de uma mulher que, na velhice e na cegueira, percebe que foi cruel com o único homem que a amou. É um filme intenso e desejo que seja visto, também, fora do Brasil”, resume Falabella. O roteiro é uma adaptação da peça homônima do argentino Jorge Accame. O filme, também escrito por Miguel e produzido por Julio Uchôa, da Ananã Produções, tem como coprodutores a Globo Filmes e FM Produções, além de distribuição da Imagem Filmes.

Conheça a sinopse de Veneza aqui

Outros concorrentes da mostra competitiva de longas brasileiros são "Hebe- a Estrela do Brasil" (SP), de Maurício Farias, com Andrea Beltrão no papel da apresentadora; "30 Anos Blues" (SP), de Andradina Azevedo e Dida Andrade, sobre adultos que não deixam de ser crianças; "Vou Nadar até Você" (SP), de Klaus Mitteldorf, sobre uma mulher que parte a nado em busca do pai que acaba de descobrir a identidade, com Bruna Marquezine; "Pacarrete" (CE), de Allan Deberton, sobre uma bailarina incomum que decide presentear a cidade com uma apresentação diferente, com Marcélia Cartaxo; "Raia 4" (RS), de Emiliano Cunha, sobre os conflitos de uma atleta da natação pré-adolescente; e "O Homem Cordial" (DF), de Iberê Carvalho, sobre um cantor de rock suspeito de matar um policial, com Paulo Miklos (Titãs). 

Confira as sinopses dos concorrentes aqui

Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019, o longa brasileiro “Bacurau”, Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vai abrir o Festival de Cinema de Gramado, na sexta-feira, 16.

Curtas - A mostra competitiva de curtas brasileiros traz os filmes: "A Ética das Hienas" (PB), "A Mulher que Sou" (PR), "Apneia" (PR), "A Pedra" (RS), "Amor aos Vinte Anos" (SP), "E o que a Gente Faz Agora?" (SP), "Menino Pássaro" (SP), "Sangro" (SP), "Um tempo Só" (SP), "Invasão Espacial" (DF), "O Véu de Amani" (DF), "Marie" (PE), "O Balido Interno" (PE) e "Teoria sobre Um Planeta Estranho" (MG).

Estrangeiros - E na mostra competitiva de longas estrangeiros estão: "A son of man – La maldición del tesoro de Atahualpa" (Equador), "Dos Fridas" (México e Costa Rica), "El despertar de las hormigas" (Costa Rica), "En el pozo" (Uruguai), "La forma de las horas" (Argentina), "Muralla" (Bolívia) e "Perro Bomba" (Chile).

Gaúchos - Participam da competição de longas as seguintes produções gaúchas: "Disforia", "Os Pássaros de Massachusetts", "Plauto, um Sopro Musical", "Raia 4" e "Super Tinga herói de dois continentes". E da competição de curtas gaúchos: "A Maior Locadora do Mundo", "A Pedra", "Budapest_v4_FINAL2", "Dia de Mudança", "Buitenlanders /Estrangeiros", "É Assim que Você Parece", "Êles", "Endotermia", "Kerexu", "Linha Travessão", "O carnaval de Gregor", "O Menino da Terra do Sol", "Quero Ir Para Los Angeles", "Só Sei Que Foi Assim", "Sonata", "Stardust", "Tesourinho, "Veraneio", "Tempestade e A Janela de Papel" e "Who’s That Man Inside My House?"

Veja a programação completa do Festival de Gramado aqui

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!