Sequência de clássico 'O Iluminado' - 'Doutor Sono' estreia hoje nos cinemas

Filme é dirigido por Mike Flanagan e baseado em livro de Stephen King, longa conta a história de Danny Torrance quase 40 anos depois do que aconteceu no Hotel Overlook.

Agência Estado

“Doutor Sono”, inspirado no romance de Stephen King, chega hoje aos cinemas brasileiros. Dirigido por Mike Flanagan e protagonizado por Ewan McGregor, como a versão adulta de Danny Torrance, a sequência se passa quarenta anos após sua estadia no Hotel Overlook, em "O Iluminado". O portal OLIBERAL.COM está sorteando 10 pares de ingressos para o filme. Veja como participar clicando aqui.

Depois de sofrer tantos traumas durante a infância, ele tenta superar o alcoolismo, enquanto usa seus poderes psíquicos para curar pacientes do hospital em que trabalha. Mas tudo muda quando uma jovem misteriosa (Kyliegh Curran), com habilidades especiais parecidas, cruza seu caminho. Juntos, eles vão lutar contra Rose Cartola e seus seguidores do grupo Verdadeiro Nó, que se alimentam do 'brilho' de inocentes para atingir a imortalidade.

O roteiro de filme de Mike Flanagan teve a aprovação de Stephen King. Foi como se "Doutor Sono" redimisse o filme "O Iluminado", assinado por Stanley Kubrick em 1980, adaptação que ganhou a aversão de King. O escritor afirmou, à época, que o filme "não tem senso de investimento emocional algum na família", e que "odiou" o resultado. Agora, o mestre do terror declara que, aparentemente, a crise foi resolvida com a aprovação de "Doutor Sono".

"Eu li o roteiro com muito, muito cuidado", contou King à Entertainment Weekly. "Porque, obviamente, eu queria fazer um bom trabalho com a sequência, porque as pessoas conheciam o livro e eu não queria estragar as coisas. Eu gostei de todos os filmes de Mike Flanagan, e trabalhei com ele antes em ‘Jogo Perigoso’. Então, eu li o roteiro com muito cuidado e disse a mim mesmo que tudo do que eu não havia gostado da versão de Kubrick de ‘O Iluminado’ teve uma redenção aqui."

Apesar de ter ganhado notoriedade com “A Maldição da Residência Hill”, série de 2018 lançada pela Netflix, Mike Flanagan tem um histórico com filmes de terror que não conta exatamente a favor de seu currículo: além de “Jogo Perigoso”, ele comandou também “Ouija - Origem do Mal”, “O Sono da Morte”, “Hush: A Morte Ouve” e “O Espelho”.

"Foi muito legal", conta Flanagan sobre quando assistiu a “Doutor Sono” na companhia do próprio. "Eu terminei o filme, levei para Bangor [onde o escritor mora] e mostrei a ele. Sentei com ele em uma sala de cinema vazia e nós vimos o filme juntos. Passei o filme todo tentando não vomitar, olhando para os meus próprios pés, meio que analisando exageradamente qualquer som que ele fizesse perto de mim.

O filme acabou, os créditos subiram, ele se inclinou e colocou a mão sobre o meu ombro e disse: 'Você fez um trabalho bonito'. E eu morri. E ele disse meio que 'Ter visto esse filme aqueceu os meus sentimentos a respeito do filme de Kubrick'. Foi aí que eu surtei. O objetivo desde o início era colocar as duas produções de forma unificada, reparar o gargalo entre ‘O Iluminado’ de Kubrick e ‘O Iluminado’ de King. Se houvesse uma maneira de fazer isso, mesmo que um pouco, era o que eu queria como fã."

King finaliza: "Não quero entrar em uma grande discussão sobre o quão o filme ‘O Iluminado’ é bom ou o que eu sinto por ele. Tudo o que eu posso dizer é que Mike pegou o material, criou uma história incrível (...) Porque ele conseguiu pegar o meu livro, Doutor Sono, a sequência, e de alguma forma conectá-lo tranquilamente à versão de Kubrick de ‘O Iluminado’. Então, sim, eu gostei bastante disso."

"Doutor Sono" ainda tem no elenco Ewan McGregor, protagonsita, Rebecca Ferguson, no papel de Rose Cartola, e Kyliegh Curran, em sua estreia no cinema, como Abra. O elenco principal também inclui Carl Lumbly, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind, Bruce Greenwood, Jocelin Donahue, Alex Essoe e Cliff Curtis.

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA