Documentário sobre guerrilheira do Araguaia é exibido no Pachamama – Cinema de Fronteira
'Edna', filme dirigido por Eryk Rocha é baseado na história real da personagem-título do filme

"Edna", do diretor Eryk Rocha, sobre uma das sobreviventes das guerrilheiras do Araguaia, mortas durante o regime civil-militar, é exibido neste domingo, 16, no festival acreano Pachamama – Cinema de Fronteira. Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, o documentário teve sua estreia mundial no Visions du Réel, na Suíça, e a nacional no É Tudo Verdade, ambos em abril.
Na segunda-feira, às 17h, Eryk Rocha participa de debate com a produtora Gabriela Carneiro e com o montador e co-roteirista do filme Renato Vallone. Neste ano, o Pachamama acontece de forma on-line, em https://cinemadefronteira.com.br e deixa Edna disponível para o público por 24h.
O filme é tecido a partir das memórias da personagem-título, que se cruzam com a história política do Brasil e da região sul do Pará. Vivendo à beira da rodovia Transbrasiliana, na Amazônia brasileira, Edna é testemunha de uma terra em ruínas construída sobre massacres.
Por meio de seus relatos e escritos, o filme constrói uma narrativa híbrida entre a realidade e o imaginário, transportando os espectadores para uma viagem em múltiplos tempos e espaços. Tudo é tecido a partir da memória de Edna e de seu diário, intitulado História da minha vida.
Desde a estreia mundial no Visions du Réel e a estreia brasileira no É Tudo Verdade, o filme vem sendo muito bem acolhido pelo público e pela crítica. O filme começa a trilhar trajetória internacional, recebendo contatos de festivais internacionais e a confirmação de estreia na Espanha e na Itália.
Agende-se:
Rumos Itaú Cultural 2015-2016
Edna no Festival Pachamama – Cinema de Fronteira
Exibição no dia 16 de maio - Disponível por 24h
Bate-papo no dia 17, às 17h, com Eryk Rocha, Gabriela Carneiro e Renato Vallone
Em: https://cinemadefronteira.com.br.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA