Diretoria do 'Oscar' da França renuncia após polêmica envolvendo Polanski

Último filme do diretor, 'Um oficial e um Espião', lidera as indicações para a cerimônia de 2020

Reuters
fonte

A diretoria responsável pela premiação francesa equivalente ao Oscar norte-americano renunciou na quinta-feira após semanas de polêmicas envolvendo o diretor Roman Polanski, cujo último filme "Um oficial e um Espião" lidera as indicações para a cerimônia de 2020.

As demissões aconteceram apenas duas semanas antes da premiação do Cesar Awards, que tem 12 indicações para o filme de Polanski sobre Alfred Dreyfus, um oficial judeu francês acusado injustamente de espionagem para a Alemanha nos anos 1890.

"Para honrar os que fizeram filmes em 2019, para reconquistar serenidade e tornar o festival de cinema uma celebração, o conselho de diretores (da academia de cinema) tomou uma decisão unânime de renunciar", anunciou a academia francesa de cinema em nota. 

Grupos feministas haviam repudiado as indicações e convocaram um boicote ao filme. Dezenas de personalidades da indústria cinematográfica - incluindo o ator de "X-Men" e "Os Intocáveis" Omar Sy e Berenice Bejo, do filme "O Artista" de 2011 - denunciaram a "opacidade" da academia em uma carta aberta.

Polanski lançou seu novo filme na França no ano passado apenas dias após uma atriz francesa acusá-lo de estupro em 1975, quando ela tinha 18 anos, durante viagem de ski em Gstaad, na Suíça. 

Polanski, que agora tem 86 anos, nega a acusação. O diretor franco-polonês fugiu dos Estados Unidos após se declarar culpado em 1977 de ter feito sexo com uma menina de 13 anos em Los Angeles.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA