Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Circuito Cineclube debate e mostra produção audiovisual independente

Programação será transmitida pelo perfil @circuitocineclube até a próxima sexta-feira, dia 26

Redação Integrada

Impedidos de se encontrar pessoalmente para ver e discutir cinema, os cinéfilos encontraram na internet uma forma de trocar informações sobre filmes e produções audiovisuais. O primeiro evento local deste gênero segue até a próxima sexta-feira, dia 26, com o Circuito Cineclube com uma programação gratuita com exibição de produções audiovisuais, entrevistas e debates sobre cinema e cineclubismo paraense nas redes sociais do perfil @circuitocineclube. A programação conta com a apresentação e mediação do jornalista e produtor de conteúdo, Kadu Alvorada.

No total serão cinco debates sobre cineclubes, com temáticas sobre “Como construir seu cineclube”, “Cineclubismo e produções autorais”, “Cineclubes e projetos extras”, “Cineclubes e ações sociais” e “Cineclubes setoriais”. Projeto idealizado pela produtora Mazô Lab tem o objetivo de reunir diversos tipos de cineclubes atuantes no Pará com o intuito de promover debates entre os realizadores, dar visibilidade aos trabalhos, fazer conexões de projetos e exibir filmes e produções audiovisuais paraenses.

“A ideia do Circuito surgiu a partir da nossa aproximação com coletivos e cineclubes em Belém, principalmente tendo levado exibições de filmes em 2019 para bairros periféricos de Belém, através do projeto Telas em Movimento. Aí, a gente criou a ideia de ‘circuitos’ e um deles é de cineclube, a gente pretende fazer um de oficinas para jovens, outro de circulação de filmes e por aí vai”, explica a idealizadora e produtora executiva do projeto, Ariela Motizuki.

Um dos participantes da programação será o professor e presidente da Associação Paraense de Críticos de Cinema (ACCPA), Marco Antônio Moreira, no debate sobre como construir cineclubes na programação. Para ele, é fundamental criar debates sobre a cena cineclubista da região, como forma de valorização do cinema. “O conceito de cineclube valoriza o cinema como arte e não apenas mercadoria e me parece evidente que nos últimos anos tem se evidenciado o cinema apenas como meio de consumo e entretenimento. Debates sobre novos e outros conceitos cineclubistas são urgentes para compartilhar opiniões diversas sobre ações cineclubista presentes e futuras”, afirmou Marco.

O circuito traz em sua programação debates e projetos diversos, uma das temáticas abordada será sobre a importância de cineclubes setoriais, com a presença de cineclubes focados para questões da negritude, LGBTQIA+, mulheres e crianças.

Durante a programação, sempre antes do debate também será realizada uma mostra de produções paraenses independentes, que conta com videoclipes, documentários e curtas-metragens. “Na nossa mostra, a gente tem 11 produções, entre elas estão videoclipes, documentários e curta-metragem, todo o dia a gente faz duas produções antes de cada debate”, detalha Ariela.

O intuito da mostra é criar um repositório de filmes disponível no canal oficial do Circuito Cineclube composto pelas produções selecionadas e inscritas. O Circuito Cineclube tem o incentivo do edital de audiovisual através da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, Lei Aldir Blanc Pará/Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

Agende-se

Circuito Cineclube

Data: até sexta-feira, dia 26

Horário: 19h

Assista em: Circuito Cineclube | Linktree ou no Facebook, Instagram e Youtube do @circuitocineclube

Mais informações: (91) 993772930

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA