Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Mulheres no Cinema IV – Compositoras de Trilhas Musicais

Marco Antonio Moreira

Os destaques desta semana em tributo ao dia internacional da mulher são das artistas que dedicam seu talento a composição de trilhas musicais de filmes. Elas lutam continuamente por espaço e oportunidade em segmento profissional extremamente restrito aos homens, mas que nos últimos anos tem se modificado de modo irreversível. É constante que mulheres estão sendo convidadas e contratadas para composição musicais de novos filmes. A premiação de Hildur Gudnadottir por Coringa (2019) certamente abriu outras perspectivas para a valorização do talento destas e outras artistas.

É preciso apreciar a obra e competência de mulheres pioneiras e contemporâneas  no campo musical cinematográfico que com sensibilidade e profissionalismo têm demonstrado a necessidade de elaboração de oportunidades para novos e outros talentos femininos. A obra de algumas compositoras citadas poderá ser encontrada no YouTube ou Spotify.

Boa audição!

Germaine Tailleferre: compositora pioneira de trilhas musicais nos anos 1920e única integrante feminina do importante grupo de compositores franceses modernistas Os Seis. Este grupo de jovens compositores foi criado por Jean Cocteau que marcou a música gaulesa e europeia entre a primeira e segunda guerras mundiais (os mais famosos foram Poulenc, Honegger ou Milhaud). Ela foi aluna de Maurice Ravel e suas obras incluem Concerto para Piano, Concertino para Harpa, Concerto para Dois Pianos, Voz e Orquestra, Concerto para Barítono, Piano e Orquestra, Quarteto de Cordas, Sonata para Violino, ballets, etc.

Germaine TAilleferre (Divulgação)

Filme: Les Souliers (1935)
Laura Karpman: é uma compositora americana com trabalhos para filmes, televisão, videogames, teatro e sala de concertos. Ela ganhou quatro prêmios Emmy por suas obras musicais. Ela é uma das fundadoras do Alliance for Women Film Composers criada em 2014 com o objetivo de dar maior visibilidade às mulheres e tem a participação de mais de 400 membros.

Legenda ()

Filme: Lovecraft Country (2020) (série).

Hildur Gudnadottir: musicista, violoncelista e compositora islandesa. Vencedora de vários prêmios pela trilha musical de Coringa (2019) incluindo Oscar e Globo de Ouro. Gudnadottir tem formação clássica em violoncelo e participou de bandas com diferentes estilos como a islandesa de música eletrônica Pan Sonic e a inglesa Throbbing Gristle. Filmes: Sequestro (2012), Coringa (2019).

Hildur Gudnadottir (Divulgação)

Wendy Carlos: é muito conhecida pela colaboração com o cineasta Stanley Kubrick em Laranja Mecânica e O Iluminado. É uma das primeiras artistas de música eletrônica a utilizar sintetizadores. Suas primeiras gravações foram lançadas com o nome Walter Carlos. Em 1972, Wendy passou por uma cirurgia de transgenitalização.

Wendy Carlos (Divulgação)

Filmes: Laranja Mecânica (1972), O Iluminado (1980), Tron (1982).

Shirley Walker: compositora de trilhas musicais em temas para programas de televisão e filmes americanos. Venceu o prêmio Emmy e foi uma das poucas mulheres compositoras trabalhando em Hollywood durante muitas décadas. Foi a primeira mulher a ter créditos exclusivos em grandes produções e  é lembrada como a pioneira dentre as mulheres compositoras com trabalhos importantes em filmes americanos.

Shirley Walker (Divulgação)

Filmes: Fuga de Nova York (1996) (com John Carpenter), A Vingança de Willard (2003) e Premonição (2000).

Rachel Portman: compositora que foi a primeira mulher a ganhar o Oscar pelo filme  Emma, em 1996. Portman foi indicada ao Oscar em três filmes: Emma (1996), The Cider House Rules (1999) e por Chocolat (2000). Ela compôs para diversos filmes como Só Você (1994) e A Duquesa (2008) e programas de televisão. Em 2010,  recebeu o Prêmio Richard Kirk da BMI Film & TV Awards que é dado apenas aos compositores com grandes contribuições para a música de filmes e televisão. Portman fez história por ter sido a primeira mulher a receber o prêmio ao lado de compositores como Danny Elfman, Alan Menken, Lalo Schifrin, John Barry e John Williams.

Rachel Portman (Divulgação)

Filmes: Só Você (1994), Chocolat (2000).

Tamar-Kali: compositora que participou no início da carreira participou de uma banda musical e tem influências de músicos como PJ Harvey, Grace Jones e The Mars Volta, entre outros.

Filme: Mudbound – Lágrimas sobre Mississipi (2017).

Mica Levi: é cantora e compositora britânica. Vencedora do prêmio BAFTA de melhor trilha musical.

Filme: Sob a Pele (2012), Jackie (2017).

Bebe Barron: compositora da trilha musical do clássico Planeta Proibido com o marido Louis Barron. Ambos foram pioneiros americanos no campo da música eletrônica e são creditados pela autoria da primeira música eletrônica para fita magnética e a primeira trilha sonora inteiramente eletrônica para o filme Planeta Proibido.

Bebe Barron (Divulgação)

Filme: Planeta Proibido (1957), Jazz of Light (1956)

Anne Dudley: compositora, arranjadora, produtora. Dudley é uma musicista aclamada pela crítica especializada. Ela compôs e produziu trilhas sonoras para dezenas de filmes e programas de televisão premiados e foi membro fundadora da Art of Noise, grupo inglês de synth-pop de vanguarda nos anos 1980.

Anne Dudley (Divulgação)

Filmes: Ou Tudo ou Nada (1997), Um Golpe de Sorte (2001).

Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS