Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Mulheres no Cinema III - Cineastas

Marco Antonio Moreira

Na iniciativa de evidenciar o dia internacional da mulher durante o mês de Março publico mais uma relação de mulheres cineastas. É importante que o leitor tenha informação sobre filmes dirigidos por mulheres como meio de valorizar talentos que durante muitos anos tiveram menos destaque do que realmente mereciam. Esta terceira relação inclui nomes de mulheres cineastas e na próxima semana publicarei nomes de compositoras de trilhas musicais e posteriormente, de grandes atrizes do cinema.

Na relação desta semana temos cineastas de países como Brasil, China, EUA, França, Inglaterra, Alemanha e Nova Zelândia. Alguns títulos citados poderão ser encontrados em plataformas streaming, DVD, blu-ray ou YouTube.

Boa sessão!

Cineastas:

Ava DuVernay: diretora, roteirista e publicitária americana. Foi vencedora do prêmio de melhor direção no Festival Sundance (2012) por Middle of Nowhere tornando-se a primeira mulher afro-americana para ganhar o prêmio. DuVernay foi a primeira diretora negra a ser nomeada para um Globo de Ouro e Oscar.

Filmes: Middle of Nowhere (2012), Selma (2014).

Anna Muylaert: cineasta, diretora e roteirista brasileira .Trabalhou na televisão como roteirista nosprogramas Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-Tim-bum (1995) da TV Cultura e Um Menino muito maluquinho (2006) da TVE Brasil. Alcançou reconhecimento internacional com o filme Que Horas ela Volta? (2015) que foi premiado no Festival de Sundance nos Estados Unidos e no Festival de Berlim na Alemanha.

Filmes: Durval Discos (2002), Que Horas Ela Volta? (2015).

Liv Ullman: atriz, escritora diretora norueguesa. Ullman ficou internacionalmente conhecida como atriz em extraordinária parceria com o diretor Ingmar Bergman em filmes como Persona (1966) e Gritos e Sussurros (1972). Iniciou carreira como diretora com Kristin (1995).

Filmes: Encontros Privados(1996) e Infiel (2000) (roteiros de Ingmar Bergman).

Gilda de Abreu: cineasta, atriz, cantora, escritora e radialista brasileira. Nos anos 1940 dirigiu O Ébrio, um dos maiores sucessos do cinema nacional de todos os tempos. Gilda de Abreu foi terceira mulher a dirigir um filme no Brasil.

Filmes: O Ébrio (1946), Pinguinho de Gente (1949), Coração Materno (1951)

Chloe Zhao: diretora, roteirista, produtora e editora chinesa. Zhao trabalha nos EUA e seus filmes foram aclamados pela crítica especializada especialmente Nomadland que recebeu diversos prêmios desde o ano passado.

Filmes: The Rider (2017), Nomadland (2020).

Marguerite Duras: romancista, novelista, roteirista, poetisa, diretora de cinema e dramaturga francesa. Duras é conhecida por seu trabalho na literatura e fez brilhante carreira no cinema.

Filmes: India Song (1975), As Crianças (1984).

Dee Rees: cineasta e roteirista americana conhecida por seu filme Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi que lhe rendeu diversos prêmios.

Filmes: Bessie (2015), Mudbound (2017).

Petra Costa: cineasta brasileira que realizou importantes documentários como Elena e Democracia em Vertigem (indicado ao Oscar de melhor documentário).

Filmes: Elena (2012), Democracia em Vertigem (2019).

Céline Sciamma: roteirista e diretora francesa que ficou conhecida mundialmente pelo sucesso de público e crítica do filme Retrato de uma Jovem em Chamas (2019) que ganhou prêmios em diversos festivais.

Filmes: Tomboy (2011), Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).

Maren Ade: cineasta, produtora e roteirista alemã. É considerada um dos principais expoentes do novo cinema alemão. Seu filme mais conhecido é Toni Erdmann que fez sucesso no Festival de Cannes (foi vencedor do prêmio da crítica internacional) e foi selecionado como representante da Alemanha ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Filmes: Todos os Outros (2009), Toni Erdmann (2016).

Sally Potter: diretora, produtora, atriz e roteirista britânica. Trabalha em filmes de ficção e documentários. Vencedora de vários prêmios internacionais incluindo o Prêmio Goya de Melhor Filme Europeu por A Festa (2019).

Filmes: Orlando (1992), Ginger & Rosa (2012).

Ana Carolina: diretora brasileira considerada uma das mais autorais do cinema nacional. Iniciou carreira com Mar de Rosas (1977) que ganhou diversos prêmios em festivais e é uma produção que apresenta muitas semelhanças como a estética do cinema novo brasileiro dos anos 1960.

Filmes: Mar de rosas (1977), Das tripas coração (1982) e Sonho de valsa (1987).

Jorane Castro: roteirista e diretora paraense que realizou mais de 20 filmes entre documentários e ficções. Em 2017, lançou o longa-metragem “Para Ter Onde Ir” que recebeu diversos prêmios.

Filmes: As Mulheres Choradeiras (2000), Para Ter Onde Ir (2017).

Jane Campion: diretora de cinema neozelandesa. Única cineasta a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes pelo filme O Piano (1993) pelo qual também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Filmes: O Piano (1993), Retrato de uma Mulher (1996).

Zienhe Castro: diretora, produtora e roteirista paraense. Atua como produtora cultural. Dirigiu documentários e filmes de ficção.

Filmes : Ervas e Saberes da Floresta (2011), Promessa Azul e Branco (2013).

Cineastas brasileiras que merecem atenção: Carla Camurati, Lúcia Murat, Daniela Thomas, Flávia Castro, Tizuka Yamazaki, Eliane Caffé, Maria Augusta Ramos, Sandra Werneck, Gabriela Amaral Almeida e Viviane Ferreira, entre outros nomes.

Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS