Cinema Olympia completa 107 anos com programação de música, dança e lançamentos

Cinema público de Belém é o mais antigo do Brasil ainda em atividade

O cinema mais antigo do Brasil em funcionamento fica localizado no bairro da Campina, em Belém, motivo de orgulho para os belenenses, que têm a oportunidade de celebrar nesta quarta-feira, 24, os 107 anos de trajetória do Cine Olympia. O espaço ganha uma programação especial com música, dança e lançamentos. Toda a programação tem indicação livre e é gratuita.

As atividades começam às 17h30, no hall de entrada, com “A Música na Sétima Arte”. A DJ Laura Figueiró vai fazer um set com as trilhas de filmes mais marcantes. Na sala de exibição, às 18h, haverá uma cerimônia de agradecimento do Cine Olympia aos parceiros do cinema e a apresentação de “A Dança na Sétima Arte”, com a Companhia de Dança Lana Santos, exibindo coreografias de filmes musicais.

Na sequência, será exibido o curta metragem de animação “Allegro, Pero no Mucho”, direção de Cássio Tavernard; em seguida, o lançamento do longa metragem paraense “Mestre Cupijó e seu Ritmo”, um documentário musical dirigido por Jorane Castro. 

A partir de quinta-feira, 25, começa a exibição dos 14 episódios de “Berlim Alexanderplatz” (“A Praça Alexandre”). Com base no romance homônimo expressionista de Alfred Döblin, o diretor alemão Rainer Werner Fassbinder conta a história de Franz Biberkopf que, após cumprir quatro anos de prisão, decide começar uma vida nova na Berlim do final dos anos 20.

No primeiro episódio, “O Castigo Começa”; no segundo e terceiros episódios, “Como Viver Quando não Queremos Morrer” e “Uma martelada na Cabeça pode Ferir uma Alma”, exibidos no dia 26, e no quarto e quinto episódios, “Um Punhado de Gente nas Profundezas do Silêncio” e “Um Ceifador com a Violência de Nosso Senhor”, apresentados no dia 27; o sexto e o sétimo episódios, “O Amor Tem seu Preço” e “Um Juramento Pode ser Amputado” serão exibidos no dia 28 e, no dia 30, o oitavo e nono episódios, “O Sol Aquece a Pele, mas às Vezes Queima” e “Das Eternidades Entre os Muitos e os Poucos”.

Os últimos episódios serão exibidos já no mês de maio. No dia 1º de maio, 10º e 11º episódios, “A Solidão Cria Rachaduras de Loucura até nas Paredes” e “Saber é Poder e Deus Ajuda a quem Cedo Madruga”; no dia 2, 12º e 13º episódios, “A Cobra na Alma da Cobra” e “O Extremo e Interno e o Segredo do Medo do Segredo”; e no encerramento da mostra, no dia 3 de maio, “Meu Sonho de Franz Biberkopt de Alfred Doblin - um epílogo”.

Serviço: 107 anos do Cine Olympia

Data: hoje, 24

Horário: a partir de 17h30

Entrada gratuita

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!