Filmes vencedores do Oscar deste ano ainda estão em cartaz em Belém

Alguns que já estavam fora do circuito estão de volta, como Parasita e Coringa

Lucas Costa

A cerimônia do Oscar 2020 passou deixando sua lista de prestigiados do cinema. Este ano foram diversas as surpresas que deixaram os corações dos cinéfilos aquecidos. Mas para os que esperam pelos vencedores da cerimônia para então fazer sua lista do que assistir, os cinemas de Belém ainda oferecem chances para quem deseja atualizar as pautas das conversas sobre cinema.

Não faltam chances de assistir “Parasita”, o sul-coreano que foi destaque em todas as premiações do cinema, e lavou para casa as principais estatuetas douradas da Academia.

O longa de Bong Joon-ho mostra toda a família de Ki-taek, que está desempregada e vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

O filme de Bong Joon-ho que ganhou o público por seu roteiro inventivo, onde a narrativa passeia por diferentes gêneros sem medo, ficou conhecido depois de levar a Palma de Ouro, prêmio mais importante do Festival de Cinema de Cannes, em 2019. Desde lá as expectativas quando a estreia eram grandes, até que na temporada de premiações, o filme abocanhou diversos prêmios importantes: desde os de roteiro e melhor filme estrangeiro em premiações como Globo de Ouro, BAFTA e Critics Choice; até o prêmio de melhor elenco no Sindicato dos Atores.

No Oscar, o prêmio de melhor filme internacional já era praticamente certo, mas a surpresa veio com os prêmios de melhor roteiro original, melhor direção. No fim da noite, o filme ainda desbancou todos os americanos levando o prêmio de melhor filme, consagrando-se como o primeiro na história totalmente falado em língua não-inglesa a levar a estatueta.

Jojo Rabbit

Outro filme premiado no Oscar que ainda pode ser assistido em salas da cidade é “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, premiado com a estatueta de melhor roteiro adaptado.

O longa se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo (Roman Griffin Davis) é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais.

Um dia, Jojo descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

1917

Uma das produções em que o público mais apostava no Oscar, devido a quantidade de indicações e bom desempenho na temporada de premiações, também segue em cartaz na cidade. “1917”, de Sam Mendes, levou para casa três prêmios da Academia: melhor fotografia, melhor mixagem de som e melhores efeitos visuais.

O longa mostra os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão.

Coringa

Outro premiado da Academia, bastante prestigiado em sua temporada nos cinemas comerciais, pode ser assistido em uma sessão gratuita em Belém. “Coringa”, de Todd Phillips, acompanha Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) , que trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais.

Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

Agende-se

Parasita
Cinépolis Boulevard (leg): 16h e 21h15 (até 19/02);
UCI Bosque (leg): 17h10 e 22h10 até 19/02;
Cine Líbero Luxardo (leg): 15h10 (dias 14, 16, 18, 20 e 21/02, às 15h10); e 16h30 (17/02).

Jojo Rabbit
Cinépolis Boulevard (leg): 13h45 e 18h45 (até 19/02);
UCI Bosque (leg): 14h50 e 19h50 (até 19/02);
Moviecom Castanheira (leg): 21h45 (até 19/02).

1917
Cinépolis Boulevard (leg): 14h, 16h30, 19h e 21h30 (até 19/02);
UCI Bosque (leg): 22h (até 19/02);
Moviecom Pátio (leg): 21h30 (até 19/02)

Coringa
Cine Sindmepa: às 19h (dia 18/02).

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA