Cine Olympia apresenta Mostra de Pedro Almodóvar

Serão exibidos seis filmes do premiado cineasta espanhol, a partir desta quinta-feira, 24.

Enize Vidigal

Pedro Almodóvar, um dos maiores gênios do cinema da atualidade, acaba de completar 70 anos e vai ganhar uma mostra exclusiva de seus filmes no Cinema Olympia, em Belém. Serão exibidos seis longas do cineasta espanhol: “Pepi Luci e Bom”, “Labirinto de Paixões”, “Que Fiz para Merecer Isto?”, “A Lei do Desejo”, “Fale com Ela” e “Tudo Sobre Minha Mãe”. A mostra inicia nesta quinta-feira, 24, e vai até a quarta-feira, 30, com sessões às 18h30, de terça à sexta-feira, e às 16h30, aos sábados, domingos e feriados. A entrada é franca.

"Pedro Almodóvar é um dos bons diretores que surgiram dos anos 90 pra cá. Ele tem características interessantes de contar histórias com personagens que tem boas e más qualidades, com perfis mais próximos da realidade", destaca o programador do Olympia e crítico de cinema, Marco Antônio Moreira.

Almodóvar fez aniversário no último dia 25 de setembro. "Será a oportunidade de mostrar os filmes a quem não conhece o trabalho dele, como também de proporcionar a chance de rever a quem já é fã". O mais recente filme dele, "Dor e Glória", lançado em junho deste ano, não estará na mostra.

“Pepi Luci e Bom” (1980) abre a mostra nesta quinta-feira, 24. A jovem Pepi é estuprada por um policial, destruindo os planos de vender a virgindade. Na tentativa de se vingar, ela se mete em confusões envolvendo as amigas Luci e Bom.  A classificação indicativa é de 18 anos.

Na sexta-feira, 25, a comédia “Labirinto de Paixões” (1982) apresenta a ninfomaníaca e líder de uma banda Sexilia, que se apaixona por Riza Niro, herdeiro do trono de Tirã, que tem um terrorista apaixonado por ele. A classificação é 18 anos.

No sábado, 26, será exibido “Que Fiz para Merecer Isto?” (1984), em que a Glória é uma mulher infeliz, com uma família problemática e dependente em remédios para dormir, que vende o filho adolescente para o dentista. A classificação é 14 anos.

No domingo, 27, será a vez de “A Lei do Desejo” (1987), em que o diretor de teatro Pablo Quintero, que tem uma paixão não correspondida por outro homem e convive com um jovem com dificuladdes de assumir a homssexualidade. Enquanto isso, a irmã de Pablo, a atriz Tina, fez uma operação de mudança de sexo, anos antes, para manter uma relação incestuosa com o pai. A classificação é de 16 anos.

"Fale com ela" e "Tudo sobre a minha mãe" são considerados os melhores filmes da mostra

Marco Moreira destaca a dificuldade de selecionar para a mostra somente seis filmes daquele que é considerado um dos melhores diretores das últimas três décadas do cinema mundial. Os longas "Fale com ela" (2002) e "Tudo sobre a minha mãe" (1999) são apontados como os melhores dessa seleção e serão exibidos nos dois últimos dias da mostra.

"É sempre difícil selecionar (filmes do Almodóvar). Ele traz de uma maneira inteligente os personagens possíveis (na vida real), que estão à margem da sociedade. É um tipo de cinema bem interessante que ele faz. 'Fale com ela' e 'Tudo sobre a minha mãe' têm cenas brilhantes e atores ótimos", descreve o programador.

Na terça-feira, 29, o Cine Olympia apresenta "Fale com Ela", considerado um dos filmes mais importantes de Pedro Almodóvar. O filme é sobre dois homens que se conhecem na mesma situação: eles cuidam das mulheres que amam, mas que estão em estado de coma. Com cenas de dança moderna e cinema mudo, a narrativa aborda coincidência e destino, com reflexões sobre o passado, o presente e o futuro. A classificação indicativa é de 14 anos.

Encerrando a mostra, na quarta-feira, 30, será exibido “Tudo sobre Minha Mãe” (1999). Manuela presenteia o filho Esteban, no dia do aniversário dele, com um ingresso para a peça "Um Bonde Chamado Desejo", estrelada por Huma Rojo. Ao final do espetáculo, ele morre atropelado ao tentar atravessar a rua para conseguir um autógrafo da artista. Manuela inicia uma viagem para Barcelona, onde pretende dar a notícia do falecimento ao pai de Esteban. Durante o trajeto, ela conhece o travesti Agrado, a freira Rosa e a própria Huma. A classificação é de 14 anos.

Agende-se:
Mostra Pedro Almodóvar
Dias e horários: de 24 a 30/10 (de terça a sexta-feira, às 18h30, e sábados, domingos e feriados, às 16h30)
Não haverá sessão na segunda-feira, 28
Local: Cinema Olympia (Av. Presidente Vargas, Praça da República, Campina)
A entrada é gratuita.

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA