CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cine Olympia, em Belém, está desde 2020 sem programação ao público

Com mais de 110 anos de existência, o cinema mais antigo em atividade do Brasil também está fechado para divulgação

Luizinho Moura
fonte

Quando os turistas, em Belém, procuram o Cinema Olympia para visitação ou para acompanhar a exibição de algum filme, dão de encontro com uma porta de vidro e o aviso de que o cinema se encontra fechado por tempo indeterminado. Um grupo que veio do Rio de Janeiro, e queria conhecer o cinema por dentro, se frustrou nesta quarta-feira, 3, com a notícia de que ele não está aberto para visitantes. Larissa Santos, que já morou em Belém, e trouxe mais duas amigas para visitar o Cine, ficou decepcionada com o tempo perdido: “Acabei de saber que é um dos mais antigos do Brasil. Ficar sem conhecer a história da cidade e do cinema é uma pena”, lamenta: “poderia ser um prédio importante para trazer mais turismo para a cidade”.

VEJA MAIS

image Cinema Olympia completa 110 anos de História, Cultura e Memórias

image Fumbel vai se tornar Secretaria Municipal de Cultura, anuncia nova presidente da pasta
Inês Silveira fala também sobre os planos para a cultura de Belém, como a reativação da Lei Tó Teixeira e do Cine Olympia, o Conselho de Cultura e mais.

image Á beira dos 110 anos, Cine Olympia é importante capítulo da história do cinema na capital
Construído na Belle Epoque, na época do cinema mudo, as poltronas do Olympia receberam gerações de expectadores da Sétima Arte.

Nas redes sociais oficiais do ponto turístico, uma nota datada de 21 de julho de 2022, afirma: “O Cinema Olympia está em período de reformas. Em breve, estaremos de volta para melhor atender nossos expectadores (sic)”. Nos comentários, pessoas reclamam do tratamento a um dos principais símbolos da cidade: “Um ano fechado e nada de reformas… verdadeiro abandono de um patrimônio cultural da cidade”, relata uma internauta. “Que vergonha!!! Um cinema com tamanha história de portas fechadas”, desabafa outro.

Com exibições paralisadas em março de 2020, o prédio, datado da Belle Époque belenense, correu risco de desabamento recentemente. Em 2022, uma reforma emergencial foi feita pela Prefeitura de Belém para que o prédio seguisse íntegro, mesmo sem atividades. A expectativa, após a reforma, era de que uma revitalização mais profunda pudesse acontecer, para trazer de volta este que é considerado o cinema mais antigo do Brasil em atividade. No entanto, ela ainda não ocorreu.

História

Inaugurado em 24 de abril de 1912, no primeiro Ciclo da Borracha de Belém, o cinema Olympia foi inaugurado para ser parte de um circuito cultural que incluia o Grand Hotel e o Theatro da Paz. Com referências arquitetônicas inspiradas nas grandes salas de cinema do continente europeu, marcou época, sendo vanguardista nas exibições de obras do cinema mudo, na década de 20, e dos sucessos de Hollywood nos anos 50. Dando valor também ao cinema nacional, o Cine Olympia marcou diversas gerações.

Após ser adquirido pelo Grupo Severiano Ribeiro e ameaçar fechar as portas em 2006, as instalações passaram para a Prefeitura de Belém, à época, no final do segundo mandato de Edmilson Rodrigues. Depois de uma reforma, ele foi utilizado para projetos sociais nos anos seguintes, como o “Escola no Cinema”.

Em 2021, a gestão da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) criticou a gestão passada por não alocar recursos para a reforma do espaço: “Não tem nenhum recurso para o Olympia. O que podemos assegurar é que a atual gestão vai se mobilizar para verificar o projeto executivo de reformar, e tentar com parcerias, emendas, ou qualquer ajuda, que possamos reformar o cinema para que esteja ativo após a pandemia”, publicou a instituição.

Fumbel

Em nota para ao Grupo Liberal, a Fumbel, afirmou que o Cine Olympia deve passar por uma reforma, que deve começar no início deste ano e finalizar dentro de 12 meses, “fruto do Termo de Cooperação assinado no início do ano passado, entre a Prefeitura, via Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Instituto Pedra, que, por meio da Lei Rouanet captou investimentos da Vale e BNDES. O valor do projeto cultural total na Rouanet é R$11.146.218,35”. Ainda segundo a Fundação, a assinatura e solenidade do início das obras está prevista para a semana do aniversário de 408 anos de Belém, que ocorre no dia 12 de janeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA