CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cia de Ballet Dalal Achcar leva ‘Floresta Amazônica’ ao palco do Theatro da Paz

Os ingressos, para os dias 5 e 6 de agosto, vão ser distribuídos gratuitamente para a população

Amanda Martins
fonte

O Theatro da Paz vai receber, nos próximos dias 5  e 6 de agosto, a montagem “Floresta Amazônica”, da Cia de Ballet Dalal Achcar, de Dalal Achcar, um dos maiores nomes do balé nacional. As apresentações vão ocorrer no sábado e domingo, respectivamente, às 20h e 16h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados no dia do evento, a partir das 9h da manhã de cada dia de sessão, na bilheteria do teatro ou pelo site Ticket Fácil - são duas unidades por pessoa e crianças a partir dos três anos também precisam de ingresso para entrar no espetáculo. 

Toda a apresentação de balé foi inspirada na sinfonia escrita pelo compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A primeira versão da obra, criada pela coreógrafa Dalal Achcar em 75, estreou no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Agora, quarenta e oito anos depois da sua estreia, a “Floresta Amazônica” abre a temporada e se apresenta em Belém.  

Entre os selecionados para participar do espetáculo - bailarinos e solistas -, há paraenses que participaram anteriormente de audições e vão trazer em cena toda a brasilidade. 

Segundo Daniel Araujo, diretor do Theatro da Paz, as audições foram realizadas nos dias 15 e 16 de julho, que resultaram na seleção de 25 bailarinos e bailarinas para integrar o elenco, “reforçando o compromisso com a valorização dos artistas regionais e a preservação da identidade cultural amazônica”.  

Daniel ressalta a importância de receber a cia de ballet juntamente com a apresentação. “(...) Ao trazer para o centro das atenções a majestosa Floresta Amazônica por meio da dança e da música, esse espetáculo é capaz de sensibilizar e conscientizar o público sobre a importância da preservação desse patrimônio natural tão valioso para toda a humanidade”, afirmou o diretor. 

A montagem da obra musical tem a concepção, coreografia e direção de Dalal, que trabalho movimentos diferentes e inesperados dentro do ballet clássico, inserindo ginástica natural e acrobacia. 

No palco, o público poderá acompanhar um balé em dois atos, que conta uma história de amor entre um homem branco e uma deusa indígena da floresta, que, ao se apaixonar pelo “estrangeiro”, transforma-se em mulher. O romance é considerado pelos indígenas como desrespeitoso.  Mas diferente do que imaginam, o amor salvará a floresta da destruição humana causada pelos exploradores.  

A apresentação é dividida em várias partes, que mostram os passares da história. Tudo começa com a apresentação do tema e a preparação dos telespectadores para imergir na floresta. Em seguida, começa a “Série dos Pássaros”, uma seção no qual são utilizados instrumentos de percussão para imitar cantos e sons de animais amazônicos.

Quanto a música, Villa-Lobos consegue fundir em uma única obra elementos eruditos com os ritmos populares e folclóricos. O cenário é de Hélio Eichbauer e o figurado de Jose Varona e Dalal Achcar.   A iluminação ficará a cargo de Maneco Quinderé.

Inspiração

De acordo com a biografia de Villas-Lobos, a sua composição foi influenciada pela vivência pessoal que teve na Região Amazônica, onde viveu durante a juventude. Ele ficou encantado pelo ambiente exótico e a cultura indígena que “transpirava” pelas florestas. 

Toda essa admiração levou-o a compor “A Floresta do Amazonas”, uma sinfonia que retrata toda a exuberância da floresta presente na região.  Ela é considerada o ponto alto do seu legado. “Danças”, que combina elementos folclóricos com música clássica, também demonstra esse encantamento. 

O espetáculo “Floresta Amazônica” é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal União, com produção da Aventura e com a parceria e apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz.

Serviço

Balé "Floresta Amazônica”

  • Data e horário: os dias 05 de agosto, às 20h, e no dia 06, às 16h;
  • Local: no Theatro da Paz;
  • Entrada gratuita.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA