CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cia Bricbrac apresenta espetáculos de teatro de bonecos, em Ananindeua

A Mostra Cultural Bricbrac acontece na Usi-Paz do Icuí, nestes sábado e domingo, 28 e 29.

Enize Vidigal
fonte

A Companhia Bricbrac celebra 15 anos com espetáculos gratuitos de teatro de bonecos. Neste sábado, 28, às 18h, entra em cartaz “Mebemokré- Sob a sombra Kayapó”, que utiliza uma técnica milenar da sombra chinesa para contar lendas indígenas. E no domingo, 29, às 10h da manhã, será apresentado “Contos da Floresta”, que traz as histórias do contista da Grécia Antiga, Esopo, adaptadas para a realidade cultural da Amazônia. Os espetáculos infantis acontecem na Mostra Cultural Bricbrac, no Teatro da Usina da Paz do bairro Icuí- Guajará, em Ananindeua.

O Bricbrac é uma companhia paraense de formas animadas, que trabalha com várias técnicas de teatro de bonecos, como técnicas de sombra, bonecos de fio, manipulação direta e boneco habitável. “Estamos sempre pesquisando, tentando inovar, usando técnicas de teatro de bonecos pouco usadas”, conta a produtora e uma das fundadoras da companhia, Vanessa Teixeira.

image Gravura de 'Mebemokré' sobre o pássaro gigante e os guerreiros gigantes. (Divulgação)

Em “Mebemokré”, o público vai conhecer duas lendas do Kayapó-Xikrin. A primeira delas narra a origem do herói Bepekororoti, que é traído na aldeia e resolve criar o corte de cabelo e a pintura corporal, modificando o modo de se apresentar dos indígenas na aldeia.

A segunda história desse espetáculo fala sobre a lenda do pássaro gigante Ogre, que, no início da criação, matava os Kayapó-Xikrin para se alimentar deles. Um dia, um indígena resolveu criar filhos guerreiros para matar o pássaro. Esses guerreiros se tornaram gigante também e, ao eliminarem o Ogre, surgiram as várias espécies de pássaros pequeninos que são conhecidos da atualidade.

“Esse espetáculo é de sombra chinesa, ou seja, feito de sombra colorida, com atores-manipuladores usando os para fazer silhuetas”, explica Vanessa. O elenco é formado por Lana Filgueiras, Leandro Silva, John Rente e Fernando Belúcio.

image O espetáculo 'Contos da Floresta' encanta crianças paraenses desde 2010. (Divulgação)

Já no domingo, “Contos da Floresta” traz o próprio Esopo como personagem representado em boneco de fio. O autor do clássico “A Cigarra e a Formiga” chega até a Amazônia e, maravilhado com as belezas da região, passa a narrar às crianças as suas fábulas clássicas adaptadas à realidade local: ‘A Cigarra e a Formiga’, ‘O Couro da Onça’ e ‘O Bode Invejoso’. O elenco é formado pelos atores-manipuladores Kadu Santoro, Leandro Silva, John Rente e Fernando Belúcio.

A direção e a dramaturgia dos dois espetáculos são de Francisco Leão e a produção de Vanessa Teixeira. “Nosso maior objetivo é levar a cultura para o público, especialmente o teatro de bonecos que é a razão de existis da Bricbrac”, completa Leão, que também é um dos fundadores da companhia.

A Mostra Cultural Bric Brac foi contemplada pelo prêmio Preamar de Cultura e Arte, do governo do estado do Pará, através da Secretaria de Cultura (Secult). A programação conta com o apoio da Imprensa Oficial do Estado (IOE-PA).

As comemorações da companhia também incluem uma exposição dos trabalhos da companhia e o lançamento do catálogo comemorativo de 15 anos de fundação da Bric Brac.

A Mostra Cultural Bric Brac começou na última quinta-feira, 26, com apresentação de espetáculos diários até o domingo, 29. “A reação do público está muito boa, as crianças foram assistir, interagiram. A gente está tendo uma boa receptividade”.

Agende-se:

Mostra Cultural Bricbrac

Dias e horários: Sábado, 28, às 18h, e domingo, 29, às 10

Local: Teatro da Usina da Paz do Icuí-Guajará

Gratuito

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA