‘Choquei’ se manifesta após morte de jovem e diz estar em ‘reavaliação interna’

Jéssica Vitória Canedo morreu na última sexta-feira, 22, após ser vítima de notícias falsas na internet

Lívia Ximenes
fonte

[Alerta de gatilho: este texto contém informações que podem ser sensíveis a pessoas com depressão ou tendências suicidas]

Nesta quinta-feira, 28, a página de fofoca Choquei emitiu uma nota oficial sobre a morte de Jéssica Vitória Canedo. A jovem de 22 anos morreu no dia 22 de dezembro, sexta-feira.

VEJA MAIS

image Entenda caso de jovem que morreu após notícia falsa de affair com Whindersson Nunes
Fake news foi espalhada em perfil de fofoca no Instagram,

image Whindersson diz fará de tudo para criar Lei Jéssica Vitória e combater o 'jornalismo não oficial'
Humorista voltou às redes sociais para falar novamente sobre o caso de jovem vítima de fake news postada pelo perfil 'Choquei' do Instagram

image Deputados cobram aprovação da PL das Fake News após morte de PC Siqueira e Jéssica Vitória
Para Congressistas, os dois casos demonstram a necessidade de regulamentação das redes sociais

Em nota, a Choquei diz que “lamenta profundamente com o ocorrido” e se solidariza com a família de Jéssica. A página também informa que o proprietário do perfil, Raphael Souza, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais.

“Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados”, informa a nota. O perfil também alega que estava com as redes paralisadas em sinal de respeito e que está à disposição das investigações.

Confira a nota na íntegra

“O perfil Choquei lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com sua família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito pelo trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até este momento.

Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso.

Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa - que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei - e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado.

Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer.

A Choquei está à disposição para contribuir com os órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online.

Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo.”

Entenda o caso

Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, morreu na última sexta-feira, 22, após ser alvo de notícias falsas. Em informações compartilhadas pela página de fofoca Choquei, Jéssica seria o novo affair de Whindersson Nunes.

Durante a semana, a jovem lidou com diversos conteúdos falsos, como prints de conversas, e comentários agressivos de outros internautas.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão do Coordenador de Cultura, Abílio Dantas)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA