Cantora Nazaré Pereira celebra aniversário nesta quarta (10)
Familiares, amigos e artistas em geral comemoram a data, manifestando-se pelas redes sociais
O aniversário de um dos grandes nomes da música paraense, não somente no Brasil mas também no exterior, transcorre nesta quarta-feira (10): a cantora paraense Nazaré Pereira completa 85 anos de idade, em meio a manifestações de carinho por parte de familiares, amigos e artistas em geral. Eles se confraternizam com a artista por meio de mensagens postadas nas redes sociais. "Estou aqui, no frio de Paris, e não no calor de Belém. Mas, tudo bem. Feliz ao completar um ano a mais! Obrigada pelas mensagens de carinho!", declarou a cantora à reportagem do Grupo Liberal nesta quarta (10).
Uma dessas homenagens partiu da escola de samba do Império Pedreirense. A agremiação publicou no Instagram a mensagem: "Hoje o Império Pedreirense tem a honra de celebrar o aniversário da nossa homenageada, Nazaré Pereira! Que este novo ciclo seja iluminado por bênçãos, saúde, alegria e conquistas. Que Deus continue guiando seus passos e multiplicando tudo o que há de bom em sua vida. Receba todo o carinho da Embaixada e da comunidade pedreirense, que hoje celebra não apenas o seu aniversário, mas a grande mulher que você é. Parabéns, Nazaré Pereira! O Império Pedreirense te reverencia!".
Essa artista será homenageada na 20ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2026, juntamente com o escritor Luiz Peixoto. A Feira é organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A artista conta com mais de cinco décadas de carreira na música.
Coração amazônico
Nazaré Pereira nasceu em Xapuri, no Acre, e, depois, passou a morar no Pará — cresceu no distrito de Icoaraci, em Belém. Foi em solo paraense que ela começou a se destacar no cenário artístico. Há décadas, essa artista reside em Paris, na França, como uma verdadeira embaixatriz da cultura amazônida.
Mesmo distante fisicamente da Amazônia, Nazaré nunca perdeu sua identidade com a região. Tanto que, em Paris e quando vem a Belém, ela nunca deixa de interpretar canções regionais. Entre os grandes sucessos da Diva figuram "Lá vou eu", "Xapuri do Amazonas", "Boju pra Você", "Nasci para Bailar" e "Ilha do Marajó", entre tantos outros. Como Nazaré conta, a cantora "sempre existiu desde pequenininha", no contato direto com os igarapés e outros elementos naturais da Amazônia. Entretanto, ela tinha mesmo como profissão o teatro.
Após concluir o curso de professora na Escola Normal em Belém, Nazaré ingressou na Escola de Teatro. Estudou em Belém com o saudoso ator, dramaturgo e diretor Cláudio Barradas. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro e, de lá, para a Europa.
"A música veio profissionalmente em 1978, quando eu gravei ‘Carolina’. Daí, eu tive que parar todas as outras coisas para me dedicar à música, porque, graças a Deus, a primeira música que eu fiz já estourou e aí eu posso me considerar uma grande vedete dos anos 80 e 90", contou anteriormente a cantora.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA