Campanha do Youtube incentiva a lavar as mãos

Luan Santana, Adriane Galisteu, Porta dos Fundos e a banda Francisco El Hombre estão entre os artistas que aderiram ao desafio

Enize Vidigal

Luan Santana, Adriane Galisteu, Porta dos Fundos e a banda Francisco El Hombre estão entre os artistas que aderiram ao desafio "#FiqueEmCasa e lave as mãos #Comigo", lançado pelo Youtube Brasil. Outras instituições, entidades e empresas estão aderindo, como SBT, Band e o Hospital Albertr Einstein, além de pessoas comuns. A ação consiste nas pessoas postarem vídeos ao som da música "Lavar as Mãos", composição de Arnaldo Antunes e Marcio Arantes que ficou famosa nos Anos 90, no programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a forma correta de higienizar as mãos para prevenir doenças, incluindo o coronavírus. O Youtube divulgou que mais de 170 vídeos já foram postados, somando mais de 1,8 milhão de visualizações.

O desafio consiste nos criadores (aqueles que detém canais na plataforma) divulgarem um vídeo cantando "Lavar as Mãos" e mostrando a forma correta de higienizá-las. Em seguida, a pessoa deve desafiar outro criador a fazer o mesmo. E, para ajudar a espalhar a mensagem, o vídeo também pode ser divulgado em redes sociais e plataformas de mensagem. Os vídeos devem ser publicados com o título "#FiqueEmCasa e lave as mãos #Comigo".

Arnaldo Antunes foi um dos primeiros a postar o vídeo lavando as mãos. Nas imagens, ele aparece cantando ao vivo enquanto executa a tarefa em uma pia com uma área verde ao fundo, que parece um sítio. O vídeo do ex-Titã foi assistido quase 19 mil vezes. Um das adesões mais recentes é a de Luan Santana, que postou o vídeo lavando as mãos em um banheiro em frente ao espelho, na noite da última quarta-feira, 25, e que já atingiu 38 mil acessos.

Mas no topo das visualizações está o Porta dos Fundos, postado há cinco dias, que beira 650 mil acessos. O vídeo inicia com Fábio Porchat batendo um papo com o público enquanto demonstra como lavar as mãos: "E aí Brasil, como estamos de quarentena? Estamos passando por um momento muito difícil (...) A gente tem que ficar em casa, se prevenir, a gente tem que lavar a mão (...) Não é só lavar a mão. É lavar a mão no tempo bom, é o tempo de você bater um papo. Geralmente a gente faz o quê? Aqui acabou (rápido). Não, fica mais, vai. (Esfrega) Aqui atrás (da mão) que deliça! A gente nunca lava essa parte (costas das mãos). Olha o tempo passando e a gente se divertindo a valer.

Por isso, tem que lavar a mão direito". Na sequência, ele toca o celular com o cotovelo para que Gregório Duvivier entre no papo de vídeo enquanto também lava as mãos em outro lugar: "Há 20 segundos eu tô lavando a mão aqui. Será que a gente não chama uns amigos pra fazer uma corrente no Youtube e cantar todo mundo cantar a mesma música?" Na sequência, aparecem outros integrantes da equipe do programa lavando as mãos em diferentes ambientes ao som da música de Arnaldo. O canal do Porta dos Fundos tem 16 milhões de inscritos.

O perfil do SBT também fez uma postagem com vários artistas e apresentadores da emissora, como Ratinho, Celso Portiolli, Carlos Nascimento, Otávio Mesquita, Danilo Gentili, Carlos Alberto de Nóbrega, Murilo Couto, Roger Moreira (Ultraje a Rigor) entre outros. "Se a gente fizer isso sempre, evita o coronavírus e um monte de doença", diz Ratinho ao final da música. O perfil da Band inovou com diferentes postagens dos apresentadores aceitando o desafio de lavar as mãos e convocando outros colegas da emissora para fazer o mesmo.

Com 17 mil visualizações, Adriane Galisteu também fez a postagem dela acompanhada do marido, Alexandre Iodice, e do filho, Vittorio, de 9 anos, com toda a família junta lavando as mãos no banheiro. Ela desafia amigos a lavarem as mãos também cantando e dançando a música. "Temos que lavar as mãos o tempo todo. Quanto mais lavar, melhor. Xô, Corona. Vamos lavar as mãos e ser felizes", declara. "Esse é o momento da gente ficar em casa", completa Alexandre. Os palhaços Atchim e Espirro também entrou na campanha: "Também entramos na campanha contra o coronavírus! Vamos ensinar para as crianças e pra todo mundo que tá em casa como faz para se prevenir. Basta lavar bem as mãos", conversa a dupla. 
"Diariamente milhões de pessoas recorrem ao YouTube para obter informações sobre a crise e nossa missão é ajudá-las a encontrar respostas corretas, que possam fazê-las entender melhor o que está acontecendo e como conter a doença", afirma a diretora de parcerias do YouTube no Brasil, Patricia Muratori.

Cao Hamburger, criador da série Castelo Rá-Tim-Bum e idealizador de um movimento parecido há 30 anos, também comenta a iniciativa: "Naquela época, lavar as mãos já era uma questão de saúde pública, principalmente para a população de baixa renda. Pensei em um clipe com uma música chiclete para as crianças e os pais sempre lembrarem. O Arnaldo fez essa obra-prima que se transformou em um clássico. Espero que utilizá-la para combater essa pandemia seja tão eficiente quanto na época em que lançamos o programa". 

Para esta ação foi criada uma versão exclusiva da música. Arnaldo Antunes liberou gratuitamente o uso de "Lavas as Mãos" para a campanha e, por isso, quem participar concorda que esse vídeo terá a monetização desativada no YouTube.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA