Biblioteca Arthur Vianna comemora aniversário com programação gratuita

A programação segue até dia 25 de março

Painah Silva
fonte

Comemorando 151 anos, a Biblioteca Pública Arthur Vianna realiza nesta semana uma programação especial de aniversário. Workshops, visita guiada, espetáculo, campanha de devolução e doação de livros, além de exposições serão realizadas.

Fundada em 25 de março de 1871, a Biblioteca surgiu com o intuito de promover o acesso à informação e à difusão de bens culturais, na compreensão da memória cultural do estado do Pará.

Com uma série de serviços diariamente ofertados, o espaço conta com visitas institucionais e monitoradas, palestras, exposições, cursos e oficinas e programações culturais diversificadas. O acervo digital conta atualmente com 400 obras raras disponíveis no site, com visualizações mensais de cerca de 70.000 usuários do Brasil e de outros países, além dos volumes físicos distribuídos entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos em vinil, fitas, DVDs, CDs, ROM, livros em Braille, microfilmes, jogos, gibis, entre outros. 

 A BPAV já passou por diversos endereços, incluindo o antigo Convento do Carmo, o atual Colégio Paes de Carvalho e o antigo prédio comercial do Banco Comercial do Pará, até se alocar, em 1986, na sede da Fundação Cultural do Estado do Pará, situado na Avenida Gentil Bittencourt. Com o passar do tempo, o acervo inicial de 2000 exemplares foi sendo cumulado, através de doações, e preservado com o objetivo levar conhecimento ao  “seio das gerações novas, a elevá-las ao grau mais subido da cultura e desenvolvimento” como disse Antonio de Macedo Costa, Bispo Diocesano no discurso de fundação da Biblioteca.

No ano de 2015, ano de criação da Fundação Cultural do Pará, houve a fusão dos órgãos: Fundação Curro Velho e Instituto de Artes do Pará. A unidade sede da FCP atualmente abriga a Biblioteca Pública Arthur Vianna, e também o Centro de Eventos Ismael Nery, o Teatro Margarida Schivasappa, o Cine-Teatro Líbero Luxardo, as Galerias Theodoro Braga e Benedito Nunes, a Fonoteca Pública Satyro de Mello, o corpo administrativo de funcionários além de duas praças internas destinadas a grandes eventos.

A programação especial começou na última segunda-feira, 21, e segue até a próxima sexta-feira, 25, de forma gratuita. As inscrições para os workshops e bate-papos podem ser feitas através dos links na biografia do instagram (@bibliotecadocentur). Além das visitas presenciais, o público pode conferir os eventos de forma on-line nas transmissões diárias que são realizadas no Facebook (Fundação Pará).

(Estagiária Painah Silva, sob supervisão da Coordenadora de Conteúdo de Cultura, Sonia Ferro)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA