Belém tem a primeira edição da Feira Literária "ParáLer"

Programação terá lançamento e venda de livros, shows, peça teatral, comidinhas, exposições, oficinas e outras ações

Enize Vidigal
fonte

Shows, teatros, lançamento e venda de livros, saraus, contação de histórias, mostras audiovisuais, exposições, clubes de leituras, oficinas, debates, palestras, rodas de conversa e venda de comidinhas... Tudo com entrada franca! O “ParáLer - Nossa Festa Literária” vai oferecer muitas atrações na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, ao lado da Basílica), de hoje até o domingo, 3, de 10h às 20h.

Nesta quarta, a programação tem mostra e bate-papo sobre freestyle com Pelé do Manifesto e Everton MC, no auditório do Cine Alexandrino Moreira, às 10h; o teatro de bonecos 'Jardim de Alice", do projeto Camapu, às 17h30, na sala de técnicos; e, no palco, a mostra de carimbó com Suraras Tapajós, às 20 horas, e show de guitarrada com o Mestre Solano, às 21 horas.

O evento promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP) terá eventos descentralizados em bibliotecas comunitárias dos bairros do Guamá e Marambaia e nos conjuntos Maguari e Satélite, em Belém, além do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua.

A proposta do evento é mais do que compra e venda de livros, mas fortalecer as editoras locais, apresentar novos autores, reconhecer o poder da oralidade, capacitar profissionais da educação, promover a troca de experiência entre os escritores e outros.

A vasta programação inclui shows com Nelsinho Rodrigues, Andrea Pinheiro, Nanna Reis e Trio Andaluz, Márcio Farias e Marcelo Sirotheau; oficinas de yoga, braile, Libras, audiodescrição, livros artesanais; encenação dos espetáculos "Solo do Marajó" e "Marahu: Experimento Cênico"; musicalização para bebês e musicoterapia gestacional; entre outras atrações.

A programação completa com atrações para adultos e crianças está no site nossafestaparaler.com.br e nas redes sociais do evento. As atrações estão divididas nos eixos temáticos de cultura alimentar, cultura popular tradicional, música, contação de histórias e a economia do livro.

A Festa tem foco na produção local com estandes de venda de livros formados exclusivamente por editoras paraenses. Ainda, diversos nomes de destaque da literatura paraense serão festejados ao longo do evento, como os consagrados Eneida de Moraes, Haroldo Maranhão, Ildefonso Guimarães, Inglês de Sousa, Dalcídio Jurandir, Bruno de Menezes, Max Martins e Walcyr Monteiro, além da nova geração formada por Edyr Augusto, Wanda Monteiro e Paloma Amorim, entre outros.

O professor Doutor em Literatura, Paulo Vieira, é um dos autores que irão lançar livro no ParáLer. Autor de outros oito livros, ele traz o "Belembrada" (Editora Intermeios Cultural, SP), que reúne poemas inspirados na Cidade das Mangueiras e que foram escritos ao longo de nove anos, período em que o autor passou a residir fora do Pará.

"Me mudei para São Paulo, onde passei seis anos, e depois fui para Altamira, onde estou há três anos lecionando Literatura no campus local da Universidade Federal do Pará. É um livro em que os poemas se remetem a Belém. É uma espécie de rememoração da infância em belém, a lembrança de uma cidade que talvez não exista mais, mas é como eu a vejo", descreve.

Os poemas foram escritos por vários lugares por onde o autor passou, como Manaus, Amazonas, França e outros. "Foi um estar longe que a poesia me aproximou de Belém". O lançamento será na sexta-feira, 1º, às 18h30, na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes.

Já as crianças irão curtir “Memórias de 4 patas” (Editora Folheando), da professora de ensino fundamental e médio Gleice Corrêa Garcia. A obra narra a trajetória do cãozinho Barney por esse mundo demasiadamente humano e que se envolve em peripécias com o menino Fred e outros personagens.

Autora dos infanto-juvenis “A Menininha”, de 2017, e “O Menino que se cansou do verde”, de 2018, assim como de “Miguxas & outras crônicas”, premiado pela Academia Paraense de Letras em 2015, nesse novo livro ela alia memória e ficção do animal em capítulos curtos, narração em primeira pessoa em linguagem direta e ritmo cinematográfico. O lançamento será no domingo, 3, às 16 horas, no estande de autógrafos da Casa das Artes.

Agende-se:

ParáLer- Nossa Festa Literária
Data: de quarta-feira, 30, até domingo, 3
Hora: 10h às 20h
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, ao lado da Basílica)
Mais informações: site nossafestaparaler.com.br
Entrada Franca

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA