CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bailarina e coreógrafa carioca Frida Zalcman finaliza curso de dança circular em Belém

Ela desenvolveu uma técnica de orar com o corpo, inspirada na Cabala

Enize Vidigal
fonte

O coletivo Ubuntu, de dança circular, concluiu neste domingo, 24, o curso de formação  "Mudras - Gestos e símbolos que sensibilizam a alma", com a professora, bailarina e coreógrafa carioca Frida Zalcman. As aulas aconteceram ao longo de dois dias no prédio-sede de O Liberal, com a participação de 32 educadores de Belém e também dos municípios de Tucuruí e Santarém, no Sul e Oeste do Pará, respectivamente, além de Macapá, no Amapá.

O Ubuntu é constituído de praticantes voluntários da dança circular. "A dança circular é um movimento mundial por uma cultura de paz e prática corporal meditativa", explica a psicóloga Lena Mouzinho, do grupo.

"Eu trabalho com o conceito judaico a partir da Cabala, que é um olhar de judaísmo místico e aplicado a todo mundo, não restrito aos judeus. Desenvolvi um trabalho que chamo de 'orações corporais', que é a forma de orar com o corpo, não só com as palavras, mas para que o corpo e a alma possam sentir e ter acdesso a esses portal que a oração abre pra gente", descreve Frida.

A dança em círculo constitui uma expressão cultural antiga que está presente em diferentes tradições pelo mundo, como na cultura indígena. Na década de 70, o bailarino alemão Bernard Wosien, pesquisou o acervo de danças circulares existente na Europa e passou a coordenar a prática dessa atividade em uma comunidade da Alemanha. A atividade atraiu vários visitantes estrangeiros que, a partir dessa experiência, passaram a pesquisar as danças circulares em suas respectivas culturas a partir das quais surgiram as danças circulares contemporênas.

"O objetivo da dança circular é despertar em casa um o sentimento do todo, de que as pessoas se desenvolvem em conjunto social", observa Lena. "A dança circular é praticada em vários lugares do planeta com o sentido de despertar o sentimento de comunidade, ajudando a solucionar questões pessoais e coletivas por meio do trabalh em conjunto".

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA