Artistas lamentam incêndio na Cinemateca e cobram governo federal
Vários artistas utilizaram as redes sociais para comentar mais um incêndio em museus que guardam a história nacional

Vários artistas utilizaram as redes sociais na noite desta quinta-feira (29) para lamentar o incêndio da Cinemateca Brasileira em São Paulo. Leandra Leal, Tico Santa Cruz, Felipe Neto e Gregório Duvivier compartilharam mensagens hoje e cobraram o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O risco de incêndio foi anunciado há anos e nos últimos meses foi reforçado por um manifesto dos trabalhadores da Cinemateca.
É muito revoltante perder parte do acervo da cinemateca, é inaceitável e triste. https://t.co/Hz1Miknmpp
— Leandra Leal 🇧🇷🏴 (@leandraleal) July 29, 2021
A atriz Leandra Leal destacou no Twitter que o incêndio da Cinemateca é "inaceitável e triste". A colega atriz Ana Hikari, que trabalhou na temporada de "Malhação - Viva a Diferença", destacou que o o incêndio era uma tragédia anunciada e que local precisava de manutenções.
Tragédia anunciada:
— Ana Hikari (@_anahikari) July 29, 2021
Galpão da Cinemateca Brasileira pegando fogo
A Cinemateca já vinha pedindo ajuda há muito tempo
É fruto de um projeto de sucateamento da cultura. Literalmente APAGAMENTO da nossa memória brasileira. 4 toneladas de história do Cinema Brasileiro naquele galpão
Os cantores Tico Santa Cruz, Leci Brandão e MC Rashid também se pronunciaram. Tico lembrou que antes do incêndio da cinemateca, na última quarta-feira (28) foi o CNPQ que perdeu dados de pesquisadores. O cantor destacou que o governo não se preocupou em conservar locais e informações importantes para a cultura e a ciência brasileira.
Uma hora são os dados do CNPq - Ciência ( pesquisa )
— Tico Santa Cruz 🆘🇧🇷 (@Ticostacruz) July 29, 2021
Outro dia - Incêndio na Cinemateca Brasileira ( Cultura )
Alguém duvida que isso tudo seja um projeto de destruição? https://t.co/FOCzoUuyXy
A sambista Leci ressaltou que o descaso com a cultura era criminoso. Ela lembrou que os trabalhadores da Cinemateca alertaram para esse risco recentemente.
Uma tragédia anunciada!
— Leci Brandão (@lecibrandao) July 29, 2021
Tristeza! O galpão da Cinemateca da Vila Leopoldina está em chamas. É criminoso o descaso do governo com a cultura e a memória do nosso povo. Os @trabalhadorescb tem alertado que é preciso cuidar desse patrimônio. Precisamos tirar o genocida do poder!
O artista MC Rashid também lamentou a perda de parte da cultura nacional.
A cinemateca 😔
— Rashid (@MCRashid) July 29, 2021
Esse é o patrimônio histórico que precisava ser defendido, protegido. Uma tragédia anunciada, haviam alertas sobre as centenas de milhares de rolos de filme altamente inflamáveis estarem abandonados.
Nossa cultura virando cinzas, literalmente. Que tristeza. https://t.co/FHJSejxUIQ
O youtuber e influenciador digital Felipe Neto compartilhou o comunicado dos trabalhadores da Cinemateca com o intuito de reforçar que o incêndio não foi um acidente. O comediante Gregório Duvivier também compartilhou o mesmo manifesto divulgado em abril. "Sem trabalhador não tem acervo", afirmou.
O incêndio da Cinemateca não é tragédia, não é acidente.
— Felipe Neto (@felipeneto) July 29, 2021
É um incêndio causado pela inoperância e vagabundagem do governo federal, através do ministério do turismo.
Em 12 de abril, os trabalhadores da Cinemateca AVISARAM que pegaria fogo.
ELES AVISARAM COM TODAS AS LETRAS!!! https://t.co/f4ETZ08qHV
SEM TRABALHADOR NÃO TEM ACERVO (post de Abril, alertando pro que poderia acontecer com a cinemateca) https://t.co/xUijac0hpY
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) July 29, 2021
As equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo estão no local com 50 militares e 17 viaturas tentando controlar as chamas do incêndio que teria começado por volta das 18h. A unidade da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, teve o galpão de arquivo comprometido - uma área de cerca de 1 mil m². O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio estava prestes a ser controlado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA