CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Arte Pará inicia a formação de mediadores

Clara Costa

Um dos mais importantes espaços de arte contemporânea do Brasil – o Projeto Arte Pará - inicia a formação de estudantes universitários para serem mediadores/propositores na 38ª edição. No total, 76 estudantes universitários dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e áreas afins participam da formação, que começa na manhã de hoje, no Auditório da TV Liberal. A primeira palestra será com a curadora educacional e coordenadora do Arte Pará 2019, Vânia Leal. Entre os inscritos serão selecionados oito estudantes, que farão a mediação no salão.

“Eles vão ser os mediadores propositores culturais do Arte Pará. Eles estarão na linha de frente, como propositores entre o trabalho dos artistas e o contexto expositivo. Vão dialogar com o público para propagar a dialógica com os espaços expositivos. No decorrer de dois meses receberão o público de escolas, o público agendado, da terceira idade e o público especial”, explicou Vânia Leal.

O primeiro encontro será voltado para discutir o papel educativo, a mediação cultural e o papel dos estudantes como propositores. Durante os próximos sábados, até o dia 5 outubro, serão feitas as palestras abordando assuntos relacionados ao Salão como a história do Arte Pará, relação entre escola e espaço expositivo, do abstracionismo à visualidade amazônica, oficina de desigualdades de gênero com enfoque em mulheres artistas e processos curatoriais no Arte Pará 2019. A formação conta para os estudantes como atividades complementares nos cursos universitários.

O Projeto Educativo é alimentado pelas reflexões do Arte Pará na troca ideias e experiências entre profissionais de instituições culturais e educativas, curadores, artistas e os estudantes, com o objetivo de criar as bases consistentes para os educadores, que atenderão o público durante as mostras. A proposição da Ação Educativa deste ano será  “Aqui mesmo: visualidade e resistência”. O Arte Pará é uma realização da Fundação Romulo Maiorana com a patrocínio da Vale e Faculdade Fibra, e colaboração da SOL, O Liberal na Escola e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e apoio institucional do Museu da Universidade Federal do Pará, Museu do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museu (SIM), Secretaria de Estado de Cultura (Secult)e Governo do Estado do Pará."

Ação presta homenagem a Paes Loureiro

A ação educativa “Aqui mesmo: visualidade e resistência” dialoga com a proposta curatorial concebida pelo consultor geral do Arte Pará, Paulo Herkenhoff. A proposta apresenta uma homenagem aos 80 anos do escritor, poeta e professor universitário João de Jesus Paes Loureiro, bem como uma mostra dedicada às artistas do Pará. A 38ª edição do Arte Pará trabalhará na relação entre arte, política e estética, afetos e poesia. A direção do curador Orlando Maneschy ganhou proporções ainda maiores através do conceito da ‘Visualidade Amazônica: malhas afetivas’, no Museu do Estado do Pará.

Herkenhoff também desenha um núcleo importante para o Museu da UFPA através da proposta curatorial de Nina Matos. Ela apresentará um panorama da produção de artistas mulheres do Pará, denominado ‘As amazonas do Pará’, composta por uma perspectiva histórica, que abrange desde artistas paraenses pioneiras, como Julieta de França e Antonieta Santos Feio, até artistas paraenses contemporâneas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA