Arraial do Pavulagem muda trajeto do Arrastão deste ano

Programação tradicional do mês de junho começa no próximo domingo

O trajeto do Arrastão do Pavulagem vai ter alterações em 2019. E o Instituto Arraial do Pavulagem divulga as novidades nesta segunda-feira, 10, durante uma coletiva de imprensa, às 16h, na sede do Instituto (Boulevard Castilhos França, 738).

Nos 32 anos de existência da manifestação cultural, muitas mudanças ou adaptações aconteceram. O boizinho azul já se concentrou na frente do Teatro Waldemar Henrique para dar uma volta na praça, cresceu e não coube mais na praça da República, então passou para a Av. Presidente Vargas, com concentração na escadinha e finalizando na praça.

E agora, em 2019, depois de muitos anos saindo da Praça dos Estivadores e seguindo pela Av. Presidente Vargas até a frente do Theatro da Paz, a manifestação cultural inverterá o caminho. A partir deste ano, a concentração ocorrerá em frente ao Theatro da Paz e o cortejo seguirá em direção à Praça dos Estivadores, onde estará montado o Arraial do Boi Pavulagem, com estrutura para shows.

Walter Figueiredo, da organização do Arraial do Pavulagem, diz que a finalidade das mudanças tem como objetivo a consolidação do Arraial do Pavulagem como um território da cultura popular capaz de reinventar tradições para evoluir e garantir a sustentabilidade da manifestação cultural que celebra arte, cultura e vida.

"Com o novo trajeto e a expansão do espaço da Praça, agregamos novas possibilidades criativas, abrindo mais uma opção de fomento, circulação e disseminação de conteúdos culturais para a cidade. É o Instituto Arraial do Pavulagem promovendo na rua a cultura aberta, livre e visível ao alcance de todos".

Ele também comenta que a chance de experimentar e cultivar a expressão cultural em um novo contexto e cenário, com os devidos cuidados em adaptar e adequar o espaço para receber o público de forma abrangente, é inspirador. "O Arraial busca propor o melhor uso do espaço público, sempre com responsabilidade. Queremos um ambiente especial, seguro, familiar, festivo e colaborativo, dedicado a todas as pessoas", diz ele, fazendo ainda uma observação sobre o fator visual da mudança.

"Esta alteração ainda nos traz uma nova perspectiva estética, com um deleite à janela da baía do Guajará, que é um cenário de encontros memoráveis da história de Belém. Trata-se de um lugar diferenciado, marcado pela cultura participativa, inclusiva, interativa, lúdica e cidadã", conclui.

O Arraial do Pavulagem acontece em 2019 com apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, patrocínio da Equatorial Celpa através da lei de incentivo à Cultura -  Semear.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!